O alto número de processos prejudica consumidores, governo e empresas. Além dos custos, o tempo gasto em torno de resolver conflitos simples acaba sendo uma enorme dor de cabeça para todos. Mas, desde 2014, existe um caminho mais rápido que a justiça para resolver esses pequenos problemas: a plataforma Consumidor.gov.br surgiu para agilizar a solução de conflitos de consumo, mediando as relações entre consumidores e empresas.
O site tem funcionamento simples. Se a empresa com quem você precisa resolver algum problema já for cadastrada, o consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, a empresa tem até 10 dias para analisar e dar uma resposta. Em seguida, ele tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Até agora, o Consumidor.gov.br tem atingido bons índices de solução, resposta e satisfação. Isso indica que, no fim das contas, todos – consumidores, governo e empresas – estão empenhados em trabalhar conjuntamente para resolver conflitos. Confira alguns índices do portal, os últimos divulgados.