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(In)certezas à frente e aprendizados valiosos

(In)certezas à frente e aprendizados valiosos

Apesar de estar sendo um período difícil, a pandemia trouxe aprendizados que precisam ser usados em 2021

O ano de 2021 promete ser tão desafiador quanto o ano passado em função da segunda onda da Covid-19 e os impactos socioeconômicos, na saúde e educação, que a pandemia vem trazendo ao mundo e ao Brasil. Não sabemos ao certo por quanto tempo as restrições nas cidades e a necessidade de distanciamento social vão perdurar, especialmente até que a população seja imunizada e haja segurança para todos.

Apesar de um ano duro, os aprendizados de 2020 foram muito ricos em diversos aspectos. Primeiramente os consumidores adotaram a jornada figital e a oferta de canais de marketing se multiplicou para atender as necessidades dos shoppers. Em segundo, a transformação digital foi célere nos negócios, forçando as empresas a anteciparem e acelerarem seus projetos. Como terceiro ponto, a liderança das empresas foi exigida ao máximo com a necessidade de criar planos, ter o cuidado com os times e promover rápida adaptação à nova realidade.

Uma das palavras mais repetidas foi “resiliência” e cada alteração imposta pela pandemia demandou adequação na vida das pessoas e no mercado. A velocidade de mudança nas companhias nem sempre acompanhou às exigências dos consumidores, ávidos por informação, serviços e atendimento personalizado, e que foram, aos poucos, se familiarizando com as compras online.

O que está por vir

Temos a sensação de que continuamos em 2020 e que estamos vivendo sob algumas certezas que devem nos acompanhar em 2021, como o imperativo de focar as pessoas, sejam os próprios consumidores ou os colaboradores; a importância da conveniência e a valorização da experiência do cliente no canal de sua escolha em qualquer horário; a aceleração da transformação digital em todas as esferas do mercado, a necessidade de fortalecer o propósito do negócio com o cliente no centro da estratégia.

Já vivenciamos praticamente um ano de pandemia e sabemos que o cenário será igualmente complexo, que vai trazer um ritmo mais ágil na gestão dos negócios, seja no planejamento de curto prazo, na tomada de decisão, na propensão ao risco e na resposta às demandas dos clientes.


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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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