Ao longo de 2023, o Duolingo – plataforma online de aprendizado de idiomas e aplicativo de educação mais baixado do mundo – alcançou números astronômicos. Foram mais de 23 bilhões de aulas concluídas ao redor do globo, contabilizando cerca de um bilhão de horas dedicadas. Ainda segundo a empresa, mais de 32 milhões de pessoas estudaram mais de um idioma este ano. O “Relatório de Idiomas Duolingo 2023” aponta esses e outros dados sobre os comportamentos e tendências do setor no Brasil e no mundo.
A língua inglesa segue a mais estudada globalmente, liderando os rankings de 122 países. Na comparação com o ano anterior, três novos países passaram a ter o inglês no topo: Afeganistão, Maldivas e Malta. Além disso, cerca de 40% dos usuários da Índia, 50% do Vietnã, e 54% da China afirmam que o complemento da educação é o principal motivo para aprender o idioma. Os estudantes de inglês da Índia são aqueles que mais completam lições do Duolingo por dia.
“Os idiomas são uma ponte entre culturas. Vemos tendências culturais refletidas nos dados de nossos 74 milhões de alunos mensais em todo o mundo”, afirma Cindy Blanco, cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo. “Por exemplo, vimos o interesse no entretenimento coreano, como K-Pop e K-dramas, aumentar recentemente e isso se reflete nos dados do Duolingo. Podemos ver claramente a crescente procura pelo estudo da língua coreana, especialmente por parte dos alunos mais jovens”.
Em 2023, o idioma se tornou o sexto mais aprendido no mundo inteiro, passando à frente do italiano. O coreano faz parte do top 10 dos rankings de países como Brasil, Estados Unidos e Índia, onde o aprendizado do idioma cresceu 75% em relação a 2022.
Ucraniano no mapa
Ao longo do ano, usuários do Duolingo estudaram ucraniano em solidariedade em relação ao conflito no país desde 2022. Dos novos alunos, 37% estão aprendendo o idioma para se conectar com outras pessoas – na comparação com o inglês e o francês, apenas 17% e 18% dos estudantes, respectivamente, possuem essa mesma motivação. Enquanto a Austrália foi o país com usuários mais dedicados no tempo de estudo do ucraniano, aqueles com mais estudantes foram Estados Unidos, Polônia, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.
A Ucrânia, por sinal, passu a ser o quinto país com alunos mais dedicados em 2023, com maior média de tempo de estudo na plataforma. Os demais países são Belarus, Japão, Hungria e Rússia, nessa ordem.
Além disso, uma vez que a procura pelo idioma russo diminuiu em vista do conflito, e interesse no Brasil e em Portugal aumentou, o português passou a ocupar a 10ª posição entre os idiomas mais populares na plataforma. Segundos os usuários, os principais motivos para aprender o português está na conexão com pessoas (23%) e nos preparativos para viagens (18%). Além disso, 72% dos alunos que estão começando seus estudos no idioma têm menos de 30 anos. Trata-se do segundo idioma mais estudado na Bolívia, na Venezuela, no Paraguai e no Uruguai.
A língua de cada geração
A diferentes gerações de usuários do Duolingo demonstraram preferências e comportamentos particulares ao longo do ano. Os jovens da Geração Z, por exemplo, tenderam a escolher idiomas por motivos pessoais – como a solidariedade política e o complemento de interesses. Como resultado, o Duolingo registrou um aumento de interesse em idiomas menos estudados na plataforma.
Além de mais da metade dos estudantes de ucraniano serem da Geração Z, as línguas asiáticas também são mais estudadas por esse público. Os jovens, com menos de 30 anos, representam 86% dos alunos de japonês, e 76% dos de chinês. Por outro lado, os alunos mais maduros tendem a estudar por mais dias seguidos, enquanto os mais jovens buscam variedade. Além disso, os Boomers representam a geração com maiores chances de estudar italiano dos que as mais jovens.