/
/
Português entra no top 10 idiomas mais estudados no Duolingo

Português entra no top 10 idiomas mais estudados no Duolingo

K-pop e guerra motivam estudantes a aprenderem novos idiomas, como coreano e ucraniano

A língua inglesa segue a mais estudada globalmente, liderando os rankings de 122 países. Na comparação com o ano anterior, três novos países passaram a ter o inglês no topo: Afeganistão, Maldivas e Malta. Além disso, cerca de 40% dos usuários da Índia, 50% do Vietnã, e 54% da China afirmam que o complemento da educação é o principal motivo para aprender o idioma. Os estudantes de inglês da Índia são aqueles que mais completam lições do Duolingo por dia.

Foto: Duolingo

Em 2023, o idioma se tornou o sexto mais aprendido no mundo inteiro, passando à frente do italiano. O coreano faz parte do top 10 dos rankings de países como Brasil, Estados Unidos e Índia, onde o aprendizado do idioma cresceu 75% em relação a 2022.

Ucraniano no mapa

Ao longo do ano, usuários do Duolingo estudaram ucraniano em solidariedade em relação ao conflito no país desde 2022. Dos novos alunos, 37% estão aprendendo o idioma para se conectar com outras pessoas – na comparação com o inglês e o francês, apenas 17% e 18% dos estudantes, respectivamente, possuem essa mesma motivação. Enquanto a Austrália foi o país com usuários mais dedicados no tempo de estudo do ucraniano, aqueles com mais estudantes foram Estados Unidos, Polônia, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.

A Ucrânia, por sinal, passu a ser o quinto país com alunos mais dedicados em 2023, com maior média de tempo de estudo na plataforma. Os demais países são Belarus, Japão, Hungria e Rússia, nessa ordem.

Além disso, uma vez que a procura pelo idioma russo diminuiu em vista do conflito, e interesse no Brasil e em Portugal aumentou, o português passou a ocupar a 10ª posição entre os idiomas mais populares na plataforma. Segundos os usuários, os principais motivos para aprender o português está na conexão com pessoas (23%) e nos preparativos para viagens (18%). Além disso, 72% dos alunos que estão começando seus estudos no idioma têm menos de 30 anos. Trata-se do segundo idioma mais estudado na Bolívia, na Venezuela, no Paraguai e no Uruguai.

Foto: Duolingo

A língua de cada geração

A diferentes gerações de usuários do Duolingo demonstraram preferências e comportamentos particulares ao longo do ano. Os jovens da Geração Z, por exemplo, tenderam a escolher idiomas por motivos pessoais – como a solidariedade política e o complemento de interesses. Como resultado, o Duolingo registrou um aumento de interesse em idiomas menos estudados na plataforma.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]