O Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) promoveu no dia 3 de dezembro um encontro com o Procon-SP, com intuito de debater as novas perspectivas sobre o consumo e traçar um panorama geral dessa jornada no mercado brasileiro para 2025.
Presente ao encontro estavam, Fabíola Meira de Almeida Breseghello, diretora do Comitê de Relações de Consumo do IBRAC, Gustavo Gonçalves Gomes, conselheiro do Conselho Deliberativo do IBRAC, e Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias, conselheira do Conselho Deliberativo do IBRAC, além de outros profissionais convidados.
Junto a eles, Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP, apresentou as principais premissas do órgão para o próximo ano, e destacou como pilar central “a reconexão com o consumidor”. “É intenção dessa gestão realizar essa aproximação com o consumidor e por todos os canais”.
Luiz destacou como caminho, a qualificação das parcerias com os Procons municipais e estaduais, e essa “reconexão com a sociedade, empresas e legislativo”. “Essa ampla interlocução é o melhor caminho para a excelência e atuação do órgão”.
Prioridades para 2025
Nessa jornada, Luiz frisou a orientação como uma das estratégias principais do Procon-SP, e que seguirá com toda força para o próximo. Ações itinerantes e em estabelecimentos, além de cursos, palestras, publicações e pesquisas foram ressaltadas como instrumentos desse trabalho do Procon com a sociedade.
Além disso as ações de cidadania foram reforçadas. Com o slogan “Diga Não ao Racismo no Consumo”, o Procon reforçou a importância dessa tarefa através de ações de prevenção da discriminação nas relações de consumo.
Posteriormente, Luiz salientou o papel das Câmaras técnicas de Comércio Supermercados e Setorial; Comércio e Varejo, e das Comissões Técnicas. Quatro frentes foram anunciadas como principais polos de empenho das atividades do Procon para 2025: Inteligência Artificial; Eventos Climáticos, Planos de Saúde e Jogos e Apostas.
Ainda sobre os avanços com as novas tecnologias, Luiz destacou o trabalho do Procon Digital. “É um sistema que tem crescido cada vez mais no uso do consumidor, e reforça esse caráter de reconexão aqui salientado”.
Perspectivas
Para 2025, Luiz afirmou que haverá um foco ainda maior com a fiscalização no ambiente digital, sendo essa uma das grandes missões do órgão. “E nosso papel resolver os problemas conforme a sociedade ao longo do seu tempo e o seu dinamismo vai evoluindo”, diz.
Sobre os temas que estão latentes na sociedade de consumo, e que impactaram a jornada de atuação do Procon no futuro, Luiz destacou os principais:
- Inteligência Artificial;
- Eventos Climáticos;
- Planos de Saúde;
- Jogos e Apostas;
- Comércio Eletrônico;
- Incremento da Equidade;
- Superendividamento.
Luiz enfatizou também o trabalho do Procon Digital. “É um sistema que tem crescido cada vez mais no uso do consumidor, e reforça esse caráter de reconexão”.
IA em foco
Para 2025, Luiz afirmou que haverá um foco ainda maior sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) na sociedade, e que isso demandará mais atenção do Procon. “Nós temos, sim, que trabalhar e discutir o seu impacto e a melhor forma que esse avanço se dará na sociedade. Eu acredito que 2025 teremos mais novidades sobre o tema e veremos, sim, uma regulação um pouco menos obscura sobre a IA”.
Em relação a adoção de IA pelo Procon, Luiz afirma que ela está no radar. “Está em nosso planejamento a utilização de IA para análise de reclamações. Entretanto, a construção dessa ferramenta é complexa e ela não vai substituir a análise de um especialista, mas, sim, ela vai melhorar esse fluxo de processo”.
Para além dessas ações, Luiz esclareceu que essa “reconexão” e avanços no protagonismo do órgão também é parte dos processos internos. “O Procon sempre foi celeiro de discussões propositivas e que envolvem qualidade e recentemente reforçamos a questão do pertencimento e do protagonismo do funcionário nessa jornada”, conclui Luiz.