/
/
O iPhone será necessário daqui 10 anos?

O iPhone será necessário daqui 10 anos?

Com uma forte transformação no mercado de tecnologia, para o VP sênior de Serviços da Apple, com os avanços da IA, o iPhone poderá perder sua relevância nos próximos anos.

O Google enfrenta um julgamento do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em relação ao monopólio do seu mecanismo de busca. Com concorrentes pouco expressivos, como Bing, da Microsoft, e DuckDuckGo, o órgão analisa o que fazer para desmantelar a relevância anticompetitiva da big tech.

Em maio de 2024, Eddy Cue, VP sênior de Serviços da Apple, revelou em depoimento que o Google representa uma fatia relevância da receita da empresa fundada por Steve Jobs. Isso porque recebe pagamentos para que o Safari, navegador da Apple, utilize o mecanismo de busca do Google por default.

Segundo o juiz Amit Mehta, do Departamento de Justiça, o Google deveria ser obrigado a compartilhar dados de busca com competidores, além de vender a operação do Google Chrome. No entanto, o acordo com a Apple não foi barrado, uma vez que poderia dar mais flexibilidade para que a empresa incluísse novos acordos de mecanismos de buscas em seus dispositivos.

Agora, em novo depoimento, Eddy Cue acredita que, em 10 anos, não haverá necessidade de ter um iPhone.

IA x iPhone

Segundo o executivo, o motivo para isso está na Inteligência Artificial, uma vez que a tecnologia tem o potencial de reformular a indústria e abrir as portas para novos entrantes. Para Cue, diferente de indústrias como petróleo e pasta de dente – que são recursos necessários para os consumidores por toda a vida –, não será preciso ter um smartphone da Apple no futuro.

Cue ainda afirmou que a melhor coisa que a empresa fez foi “matar” o iPod. Apesar de parecer improvável que a Apple faça o mesmo com o produto que representa mais da metade da receita, o executivo aponta que a IA representa uma grande mudança tecnológica. E mais: que essas mudanças podem virar o jogo para organizações consideradas inquestionáveis.

Hoje, já é possível identificar alguns dispositivos que dão luz sobre essa possibilidade. É o caso dos óculos da Meta em parceria com a Ray-Ban, que viabilizam um assistente de IA sem a necessidade de um smartphone. Mesmo a Apple já anunciou trabalhar no desenvolvimento de dispositivos que permitem que usuários interajam com a IA. No entanto, nada ainda não é tão generalizado quanto um iPhone.

Buscas com IA

Ainda, Eddy Cue revelou que as buscas realizadas pelo Safari caíram pela primeira vez em 22 anos no último mês. Segundo o executivo, essa queda se deve ao uso crescente da Inteligência Artificial. Dessa forma, ferramentas e apps como ChatGPT, Perplexity e Gemini estariam sendo mais buscados pelos usuários para realizar buscas. Uma vez que as buscas pelo Safari diminuíram, os pagamentos feitos pelo Google – hoje, de cerca de US$ 20 bilhões – também deverão cair.

Durante o depoimento, o executivo destacou que a Apple poderá passar a incluir ferramentas de IA no Safari no próximo ano. No entanto, destacou que essas soluções ainda não são boas o suficiente, uma vez que considera que o momento ainda é o início da IA generativa.

No final de abriu, o CEO do Google, Sundar Pichai, confirmou que a empresa está perto de fechar um acordo para integrar o Gemini no iPhone até o final do ano.

*Foto: vfhnb12 / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]