Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
A corrida da Apple para não ficar para trás em Inteligência Artificial

A corrida da Apple para não ficar para trás em Inteligência Artificial

Empresa anuncia lançamento da Apple Intelligence, recurso baseado em IA para dispositivos da marca, como iPhone, iPad e MacBook.

A corrida das gigantes da tecnologia para dominar o campo da Inteligência Artificial (IA) está mais acirrada do que nunca. Grandes empresas buscam se destacar com inovações que redefinem o comportamento do consumidor e desafiam as previsões de futurologistas e cientistas da tecnologia.

Ao longo dos anos, vimos o Google dominar a internet com seu mecanismo de busca e dados, e agora investe fortemente em IA generativa com o Gemini. Já a Meta está explorando a tecnologia para melhorar as interações sociais e a personalização em suas plataformas, visando revolucionar as redes sociais. A Microsoft, por sua vez, está integrando IA em seus produtos de produtividade, como o Microsoft 365, e expandido suas capacidades no Azure. Vimos ainda a NVIDIA se destacar com suas GPUs poderosas, essenciais para treinamentos de IA.

Já a Apple está reivindicando seu espaço nessa corrida, e com força.

A companhia anunciou recentemente a “Apple Intelligence”, tecnologia de IA para iPhone, iPad e Mac. Este sistema combina o poder dos modelos generativos com o contexto pessoal do usuário, simplificando as tarefas do dia a dia. A inovação foi batizada de “Inteligência Pessoal”. A ferramenta da Apple promete uma integração intuitiva dos dispositivos da empresa com a vida dos usuários. Imagine um iPhone que entende suas rotinas, antecipa suas necessidades e oferece soluções proativas antes mesmo que você perceba que precisa delas. Nesse sentido, a tecnologia não é apenas mais um assistente virtual, mas uma ferramenta que aprende e se adapta continuamente ao comportamento do usuário.

“A Apple Intelligence transformará o que os usuários podem fazer com nossos produtos, e o que nossos produtos podem fazer pelos usuários”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple. “Nossa abordagem única combina IA generativa com o contexto pessoal de cada pessoa para entregar inteligência de extrema utilidade. E podemos acessar essa informação de um jeito totalmente privado e seguro para ajudar as pessoas a fazer o que mais importa para elas. Esse é o tipo de IA que só a Apple pode oferecer, e será muito interessante ver as pessoas descobrirem todas as novas possibilidades”.

O freio de Elon Musk

Mas nem tudo são flores, o avanço da Apple por uma posição de destaque na corrida da IA despertou a fúria de Elon Musk. Em recente publicação no X, antigo Twitter, o bilionário criticou a parceria da Apple com a Open IA. Em sua rede social, escreveu: “a Apple não tem noção do que realmente vai acontecer assim que entregar teus dados à OpenAI. Estão te traindo”.

Vale lembrar que o bilionário é dono da Tesla, SpaceX e do próprio X, além de ser um dos cofundadores da OpenAI. No entanto, saiu da empresa para criar sua própria empresa de IA, a xAI, para rivalizar com a OpenAI. Para o executivo, o acordo com a OpenAI é uma ameaça à segurança de dados e, por isso, cogita a possibilidade de banir o uso de Iphones e MacBooks em suas empresas.

Na última terça-feira, 11, Musk decidiu retirar o processo que havia iniciado contra a OpenAI e dois de seus cofundadores, Sam Altman e Greg Brockman. A informação foi confirmada pela CNBC, ressaltando que a ação foi encerrada um dia antes da audiência do caso, que estava marcada para esta quarta-feira em um tribunal estadual da Califórnia.

O processo, que vinha ganhando destaque na mídia, envolvia uma série de alegações que Musk havia levantado contra a OpenAI e seus líderes fundadores. Embora os detalhes exatos das acusações não tenham sido amplamente divulgados, especulações indicavam que Musk estava preocupado com a direção que a OpenAI estava tomando, divergindo dos princípios originais com os quais a organização foi criada.

Tanto Elon Musk quanto representantes da OpenAI e os cofundadores Sam Altman e Greg Brockman ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a retirada do processo.

Uma nova era de versatilidade

O anúncio da Apple Intelligence é um passo importante e sinaliza a intenção da Apple de liderar a evolução da IA. A empresa tem um histórico de transformar mercados com inovações que parecem óbvias em retrospectiva, mas que são revolucionárias no momento do lançamento.

Na mesma semana que anunciou sua Inteligência Pessoal, a Apple também revelou uma prévia do iPadOS 18, prometendo uma transformação na experiência do iPad. Entre as várias novidades, destaca-se a chegada da Calculadora, finalmente disponível no iPad, agora acompanhada de Math Notes – ferramenta criada especialmente para o Apple Pencil.

O iPadOS 18 aprimora ainda mais a experiência com o Apple Pencil. Agora, o aplicativo Notas recebe novas ferramentas de escrita à mão, permitindo aos usuários uma interação mais fluida e natural. As Notas Matemáticas facilitam a resolução de problemas matemáticos diretamente na tela, combinando o poder de cálculo com a facilidade da anotação à mão. Um dos destaques do iPadOS 18 é a introdução da Apple Intelligence, uma tecnologia de inteligência pessoal que promete revolucionar a maneira como os dispositivos Apple interagem com os usuários.

A corrida pela Inteligência Artificial está longe de terminar. O futuro será determinado pela capacidade das gigantes de fazer com que essas inovações se tornem indispensáveis na vida dos consumidores. O lançamento da Apple promete manter essa corrida, no mínimo, emocionante.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]