/
/
Apple prioriza privacidade de usuários e treina IA com dados sintéticos

Apple prioriza privacidade de usuários e treina IA com dados sintéticos

Empresa usa informações artificiais que permitem seguir evoluindo os recursos sem comprometer a confidencialidade.

A Apple criou uma forma de treinar os modelos de Inteligência Artificial (IA) priorizando a privacidade dos usuários de Macs e iPhones. Em texto publicado no site oficial da companhia, ela explica que passou a usar um protocolo de dados sintéticos, que permite seguir evoluindo recursos sem comprometer a confidencialidade das informações pessoais dos usuários.

Na prática, a Apple vai disponibilizar, por exemplo, resumos automáticos de e-mails sem que as mensagens reais dos usuários sejam acessadas.

Outros modelos de IA usam informações verdadeiras para treinar os sistemas. O que a empresa propõe é a utilização de dados criados artificialmente para simular comportamentos humanos.

Além disso, a empresa utiliza a chamada privacidade diferencial, uma técnica que embaralha os dados com ruídos estatísticos, garantindo que nenhum elemento individual possa ser identificado. Essa abordagem já é usada desde 2016 para entender padrões de uso dos dispositivos.

Como a IA aprende

Nos dispositivos de usuários que optam por participar do programa de análise da Apple, o sistema compara mensagens artificiais com pequenos exemplos reais armazenados localmente. O sistema automaticamente compara e identifica qual mensagem sintética mais se parece com os dados originais — que se restringem ao aparelho e nunca vão para os servidores da empresa.

A Apple recebe um resumo estatístico das mensagens selecionadas de maneira anônima e os utiliza para a melhoria dos modelos de IA.

Esse padrão tecnológico já é usado no Genmoji, ferramenta que cria emojis personalizados a partir de comandos de texto. Nesse sistema, a Apple coleta apenas tendências gerais, como os termos mais usados.

Nas próximas atualizações, a tecnologia será expandida para outras ferramentas do Apple Intelligence, como Image Playground, Image Wand, Criação de Memórias e Escrita Assistida.

O sistema já está disponível em versão beta no iOS 18.5, iPadOS 18.5 e macOS 15.5. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Apple busca com isso acelerar o avanço da IA, após alguns atrasos no lançamento de recursos e mudanças internas na equipe da Siri.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]