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Facilitar o acesso à informação só é possível com IA

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Ouvidora do Ministério do Desenvolvimento e cofundador da Central IT juntam esforços para desburocratizar a comunicação entre órgãos públicos e a população.

O CONAREC 2024 foi um evento recheado de novidades e oportunidades de aprendizado para empresas dos mais variados segmentos de mercado. Toda evolução tecnológica apresentada no evento também foi tema para o painel “A Evolução Digital no Ministério do Desenvolvimento: Como a Transformação Digital Redefine o Atendimento ao Cidadão e Avanços Futuros”, que trouxe à tona a importância da transformação digital no atendimento ao cidadão, destacando os desafios enfrentados por órgãos públicos ao atender milhões de pessoas. Eliana Pinto, ouvidora do Ministério do Desenvolvimento, e Emauri Gaspar Junior, cofundador da Central IT, discutiram as tecnologias envolvidas e o impacto dessa revolução no serviço público.

O início do processo de digitalização no Ministério não aconteceu da noite para o dia. Foi necessário traçar uma estratégia conjunta entre a empresa e o órgão, como afirmou Emauri: “quando começamos esse processo desafiador para atender 40 milhões de pessoas, a resposta foi muita tecnologia. No centro desse esforço está o CTISmart X, mas também aplicamos o método das ‘4Hs’ — hiperpersonalização, hipercognição, hiperautomação e humano. Atender esse número de pessoas só é possível com o apoio da Inteligência Artificial“. Ele enfatizou a importância de entender o fator humano para proporcionar um atendimento de qualidade.

O papel da tecnologia no combate à miséria

A tecnologia está diretamente ligada à luta contra a pobreza: “tirar as pessoas da miséria tem tudo a ver com tecnologia. Precisamos conversar com milhões de pessoas, e isso só é possível com tecnologia, seja no setor público ou privado”, começou Eliana. Ela destacou que o papel da ouvidoria vai além do atendimento, sendo um espaço de diálogo direto com o cidadão. “Como vamos saber, no setor público, se estamos oferecendo um serviço de qualidade? A resposta está na Inteligência Artificial”.

A ouvidora ainda mencionou os avanços recentes. “Desde 2023, conseguimos reduzir o tempo de retorno das manifestações de 20 dias, em 2021, para apenas 4 dias. Em 2024, já recebemos mais de 41 mil manifestações. A informação é um bem estratégico, e a transformação digital no governo é essencial para levar esses serviços a todos os cidadãos”. 

Ela também destacou a importância de infraestruturas digitais como telefonia móvel em todas as regiões e o governo digital previsto pela Lei nº 14.129 que, basicamente, diz: “Esta Lei dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão”.

Para desburocratizar e facilitar o acesso à informação, é muito importante catalogar e analisar os dados da população que foram coletados ao longo do tempo. “Esse processo é feito por empresas especializadas, garantindo uma comunicação mais eficiente e democrática”, disse Emauri. “Um governo moderno, transparente e democrático não pode prescindir da tecnologia para se comunicar com o público”.

A transformação digital no Ministério está reestruturando a forma como o atendimento ao cidadão é realizado, mostrando que a tecnologia não apenas facilita a comunicação, mas também é uma aliada na promoção da justiça social.

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