/
/
O momento perfeito para divulgar o propósito da empresa é agora

O momento perfeito para divulgar o propósito da empresa é agora

Painel do CONAREC 2024 ressalta a importância de ações sociais e transparentes além dos lucros.

Ter um propósito de vida é algo que suscita reflexões nos seres humanos. E, assim como queremos ter um propósito, queremos que as marcas também tenham – e não sejam movidas exclusivamente pelos lucros. Pensando nisso, o CONAREC 2024 abordou esse tema no painel “Marcas com propósito: impacto além dos lucros”, mediado por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que guiou uma conversa leve e inspiradora.

Líderes de grandes empresas compartilharam como o propósito social tem guiado suas estratégias e impactado suas operações. A conversa trouxe uma visão profunda sobre o equilíbrio entre lucro e responsabilidade social, com destaque para as experiências de empresas que estão buscando fazer a diferença além do resultado financeiro.

Gerar um propósito é superar desafios 

Higo Lopes, head de marketing da Granado | Phebo, falou sobre o desafio do rebranding de marcas com mais de 150 anos, como é o caso da empresa que ele representa. “O grande investimento nos últimos cinco anos foi na perfumaria, mas sempre mantivemos nosso propósito social”, disse. Ele destacou que a Granado, em parceria com a Unicef, enviou produtos de higiene a comunidades vulneráveis durante a pandemia, comunicando esses esforços a pedido da própria organização para incentivar outras empresas a fazerem o mesmo.

O profissional destacou que, antes desse episódio na pandemia, eles já distribuiam produtos de higiene pessoal durante catástrofes, mas sem o intuito de divulgar essas ações na mídia. “Não queríamos marketing em cima de uma tragédia. Mas, depois do pedido da Unicef, entendemos que é preciso dar o exemplo para incentivar outros a fazer o mesmo”, contou. 

Já no ramo alimentício, esse propósito é ainda mais desafiador, segundo Felipe Bronze, diretor de marketing da Danone. Ele contou que o foco da empresa é levar saúde através da alimentação para o maior número de pessoas possível. “A Danone tem impacto social desde 1970. Nos últimos anos, começamos a comunicar nosso posicionamento ESG, que já existia, através da plataforma ‘Tudo de Bom, Tudo de Bem’, mostrando ao público o impacto positivo que geramos em nossa cadeia de produção”. 

Claro, o setor financeiro também precisa tomar certos cuidados, principalmente quando lida com recortes sociais mais vulneráveis, como é o caso da Conta Black. Fernanda Ribeiro, CEO da fintech, reforçou a importância de seu negócio social, focado na inclusão financeira de pessoas da classe C, D e E, majoritariamente negras e periféricas. “Nosso objetivo vai além do lucro, queremos gerar impacto social. A comunicação não é nossa prioridade, mas os próprios clientes acabam divulgando nossos serviços através do ‘boca a boca’, o que reflete o impacto que causamos”.

Superando as dificuldades modernas nas redes sociais

Ao abordar a comunicação de propósito nas redes sociais, Marcelo e Higo enfatizaram a importância da transparência e consistência. “Não precisa ficar nervoso com as redes se você falar a verdade”, comentou Marcelo. Fernanda complementou dizendo que a Conta Black enxerga o feedback negativo como uma oportunidade de melhoria: “ninguém reclama de algo que não quer usar.”

Para concluir o painel com chave de ouro, a mensagem dos palestrantes foi de que as empresas precisam começar suas iniciativas ESG sem esperar o momento perfeito, além da importância de atuar em conjunto com diferentes setores, e que o papel das marcas no fomento à cultura e ao desenvolvimento social é de extrema importância para o crescimento corporativo. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]