No segundo dia do CONAREC 2024, o maior evento de Customer Experience do mundo, Daniel Leal, criador de conteúdo e Top Voice no LinkedIn, apresentou a palestra “Como construir sua imagem no LinkedIn”, trazendo insights sobre como profissionais podem se posicionar de maneira mais eficiente na maior rede social corporativa do mundo. Leal, que iniciou sua trajetória no LinkedIn discutindo diversidade e inclusão, agora conta com mais de 86 mil seguidores e colabora com marcas para criar novos formatos de comunicação de seus executivos.
LinkedIn e a nova era da comunicação corporativa
Daniel Leal abriu sua fala explicando sobre o LinkedIn. Segundo o palestrante, não se trata de um site para procurar emprego; é uma rede social focada em conexões e relacionamentos profissionais. Ele destacou que, em uma sociedade cada vez mais relacional, o currículo tradicional tem perdido espaço para a indicação e para a construção de redes de contatos sólidas. “Se até o Boninho, que é o Boninho, está preocupado em construir sua marca pessoal, eu acho que todos nós deveríamos estar preocupados em fazer isso também”, afirmou Leal.
A necessidade de destacar-se no ambiente digital leva muitos profissionais a confundirem a criação de uma marca pessoal com a adesão a tendências populares, como danças em redes sociais. Leal, no entanto, defende que a construção da marca deve ser um processo mais estruturado e estratégico, com foco na autenticidade.
Os primeiros passos: definindo a sua marca pessoal
Para orientar a criação de uma marca pessoal eficiente, Leal sugere uma adaptação do famoso Círculo Dourado de Simon Sinek, que envolve três questões centrais: porquê, o quê e como.
Ele explica que o erro mais comum ao iniciar a construção da marca é começar pelo “como”, ou seja, pela produção de conteúdo sem um entendimento profundo dos motivos por trás dessa comunicação. Para evitar desânimo e inconsistência, é essencial seguir esta ordem:
- Porquê: por que você quer construir essa marca pessoal? O que você deseja comunicar e por que isso é importante para você?
- O quê: o que exatamente você faz e quer transmitir? Qual o diferencial da sua marca?
- Como: somente após definir os dois primeiros pontos, você deve pensar em como criar e divulgar o conteúdo.
Leal sugere que cada profissional dedique tempo para responder a essas perguntas e busque feedback de pessoas próximas sobre o que elas veem como seus pontos fortes.
Conhecendo a sua audiência
Um ponto crucial para construir uma marca pessoal forte é entender quem é o seu público. Segundo Leal, a segmentação básica (como idade, região e segmento de atuação) é importante, mas o verdadeiro diferencial está em compreender questões subjetivas, como os valores e desafios que a sua audiência enfrenta na carreira.
“O conteúdo é sobre resolver dores”, afirmou Leal, destacando que é a partir da compreensão das tensões e necessidades do público que se torna possível criar conteúdo relevante. Isso ajuda não apenas a posicionar melhor sua marca, mas também a garantir que o seu conteúdo seja consumido de forma mais eficaz.
Como criar conteúdo de forma eficaz
A construção de uma marca pessoal sólida exige a criação de conteúdo relevante e envolvente. Leal sugere que, para começar, é válido se inspirar em outros criadores. Na era da Inteligência Artificial, segundo ele, não faz sentido tentar inventar tudo do zero. Observar formatos de conteúdo bem-sucedidos e adaptá-los à sua realidade pode acelerar o processo.
Além disso, Leal compartilhou dicas práticas para tornar o conteúdo mais atraente:
- Tom de voz: defina como você vai falar com seu público. Pense nas palavras que quer associar à sua marca e como deseja que as pessoas se sintam ao consumir seu conteúdo;
- Estilo visual: não se trata apenas de texto, mas também de imagens, vídeos e até da sua foto de perfil. Tudo está comunicando algo sobre você;
- Storytelling: utilize o poder das narrativas. Seja pessoal e conte histórias que envolvam sua audiência.
Para Leal, um dos maiores segredos do engajamento no LinkedIn é deixar o espaço para que a conversa continue. “Finalize seus posts com vírgulas e não com pontos finais”, aconselha ele, explicando que, ao abrir margem para que os comentários fluam, o engajamento aumenta.
Construindo uma marca atraente e consistente
Leal ressaltou a importância de interagir com a audiência e de tornar o conteúdo visualmente atrativo. Em uma rede em que o audiovisual ganha cada vez mais destaque, o uso de fotos, vídeos e GIFs pode ajudar a tornar o conteúdo mais dinâmico e menos monótono, além disso, segundo ele, o uso de prints para ilustrar ideias de maneira mais visual também é muito válido e faz parte da linguagem observada em perfis relevantes na rede social. “Se arrisque na frente da câmera”, encorajou Leal, lembrando que, por mais que haja vergonha no começo, os erros iniciais rapidamente serão esquecidos.
Outras dicas incluíram a importância de comentar nos posts do público-alvo e engajar em conversas em outros perfis, já que o algoritmo do LinkedIn favorece perfis mais ativos.
Encontre o ritmo e abrace a vulnerabilidade
Ao final de sua palestra, Daniel Leal trouxe um ponto essencial: para se manter consistente e relevante, é fundamental encontrar prazer na rotina de criação. Ele destacou que métricas são importantes, mas que a paciência é necessária, e que abraçar a vulnerabilidade do processo – incluindo os erros – faz parte do caminho para o sucesso.
Por fim, a recomendação de Leal é que os profissionais se permitam errar e aprender rapidamente. “A quantidade de informação que circula nas redes sociais faz com que o conteúdo que você está com vergonha de postar hoje, amanhã já não será lembrado por ninguém”, afirmou. O mais importante é criar uma rotina saudável de produção de conteúdo e continuar ajustando o processo à medida que se aprende com a audiência e com os resultados obtidos.
Assim, com paciência, consistência e uma estratégia clara, a construção de uma marca pessoal no LinkedIn pode se tornar um processo mais leve e, ao mesmo tempo, mais eficaz.