Equilibrar gastos e manter as contas em dia ainda é um desafio para milhões de brasileiros. Mas, o setor financeiro vem se destacando no uso de IA generativa para oferecer suporte mais efetivo aos consumidores. Nesse movimento, o Banco do Brasil implementou, com o uso Inteligência Artificial generativa, uma ferramenta para ajudar os clientes e suas finanças. É o Minhas Finanças Multibanco.
A solução é integrada ao sistema Open Finance e oferecida gratuitamente aos clientes do banco. Ganhou recentemente uma nova camada de inteligência, tornando-se a primeira iniciativa do Banco do Brasil a aplicar IA generativa na interação com Pessoas Físicas.
Com mais de 7 milhões de usuários ativos mensais, o Minhas Finanças oferece recursos como categorização automática de gastos, controle de entradas e saídas, planejamento financeiro, extrato multibanco e agenda de pagamentos. Desde a versão multibanco, lançada em março de 2022, já foram realizados mais de 3 milhões de planejamentos financeiros, com um montante planejado superior a R$ 22 bilhões. Deste valor, R$ 7,5 bilhões representam economia projetada pela ferramenta.
Gestão financeira com IA generativa
Agora, com o apoio da IA generativa, a ferramenta passou a oferecer orientações inteligentes, adaptadas ao perfil de cada cliente. São sugestões que envolvem desde o uso mais vantajoso do crédito até a indicação para compartilhamento de dados via Open Finance. Tudo com o objetivo de obter melhores condições negociais. Todas as mensagens passam por curadoria humana, garantindo a qualidade das orientações e mitigando vieses.
Segundo Rodrigo Vasconcelos, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, a tecnologia amplia a capacidade do banco de oferecer um serviço financeiro mais próximo das necessidades reais dos clientes. “Estamos muito entusiasmados em usar o potencial da IA generativa para transformar a educação financeira dos nossos clientes. Com o Minhas Finanças, oferecemos muita tecnologia e apoio personalizado que ajuda as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes e conscientes, melhorando sua qualidade de vida financeira”, afirma.
Organização financeira
Só em 2024, a ferramenta já categorizou mais de 15 bilhões de lançamentos financeiros com uso de IA generativa. Ainda, alcançou uma taxa de acurácia superior a 91%. Os dados são organizados em categorias como transporte, saúde e educação. Isso facilita a visualização dos gastos e o controle do orçamento doméstico.
A iniciativa também está alinhada à Resolução Conjunta nº 8/2023 do Banco Central. A resolução estimula ações voltadas à organização financeira pessoal e familiar, à prevenção do superendividamento e ao fortalecimento da resiliência financeira. O Banco do Brasil projeta impactos positivos como a redução de provisões para perdas, aumento da margem de contribuição e maior fidelização dos clientes.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.