/
/
Banco do Brasil usa IA generativa para transformar a gestão financeira dos clientes

Banco do Brasil usa IA generativa para transformar a gestão financeira dos clientes

Ferramenta de IA generativa personaliza orientações financeiras para mais de 7 milhões de clientes do Banco do Brasil.

Equilibrar gastos e manter as contas em dia ainda é um desafio para milhões de brasileiros. Mas, o setor financeiro vem se destacando no uso de IA generativa para oferecer suporte mais efetivo aos consumidores. Nesse movimento, o Banco do Brasil implementou, com o uso Inteligência Artificial generativa, uma ferramenta para ajudar os clientes e suas finanças. É o Minhas Finanças Multibanco.

A solução é integrada ao sistema Open Finance e oferecida gratuitamente aos clientes do banco. Ganhou recentemente uma nova camada de inteligência, tornando-se a primeira iniciativa do Banco do Brasil a aplicar IA generativa na interação com Pessoas Físicas.

Com mais de 7 milhões de usuários ativos mensais, o Minhas Finanças oferece recursos como categorização automática de gastos, controle de entradas e saídas, planejamento financeiro, extrato multibanco e agenda de pagamentos. Desde a versão multibanco, lançada em março de 2022, já foram realizados mais de 3 milhões de planejamentos financeiros, com um montante planejado superior a R$ 22 bilhões. Deste valor, R$ 7,5 bilhões representam economia projetada pela ferramenta.

Gestão financeira com IA generativa

Agora, com o apoio da IA generativa, a ferramenta passou a oferecer orientações inteligentes, adaptadas ao perfil de cada cliente. São sugestões que envolvem desde o uso mais vantajoso do crédito até a indicação para compartilhamento de dados via Open Finance. Tudo com o objetivo de obter melhores condições negociais. Todas as mensagens passam por curadoria humana, garantindo a qualidade das orientações e mitigando vieses.

Segundo Rodrigo Vasconcelos, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, a tecnologia amplia a capacidade do banco de oferecer um serviço financeiro mais próximo das necessidades reais dos clientes. “Estamos muito entusiasmados em usar o potencial da IA generativa para transformar a educação financeira dos nossos clientes. Com o Minhas Finanças, oferecemos muita tecnologia e apoio personalizado que ajuda as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes e conscientes, melhorando sua qualidade de vida financeira”, afirma.

Organização financeira

Só em 2024, a ferramenta já categorizou mais de 15 bilhões de lançamentos financeiros com uso de IA generativa. Ainda, alcançou uma taxa de acurácia superior a 91%. Os dados são organizados em categorias como transporte, saúde e educação. Isso facilita a visualização dos gastos e o controle do orçamento doméstico.

A iniciativa também está alinhada à Resolução Conjunta nº 8/2023 do Banco Central. A resolução estimula ações voltadas à organização financeira pessoal e familiar, à prevenção do superendividamento e ao fortalecimento da resiliência financeira. O Banco do Brasil projeta impactos positivos como a redução de provisões para perdas, aumento da margem de contribuição e maior fidelização dos clientes.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]