/
/
70% das organizações já exploram IA generativa, diz Gartner

70% das organizações já exploram IA generativa, diz Gartner

Gartner revela que maioria dos executivos estão explorando a IA generativa em suas organizações, enquanto o restante já está em modo piloto

Todos nós presenciamos agora um daqueles momentos da história em que a tecnologia traça novos rumos na sociedade, organizações e governos.  De forma radical, a introdução da IA generativa em nossas vidas vem gradativamente modificando a forma como nos relacionamos com pessoas, empresas, produtos, serviços e também a maneira como organizamos nossa produção de trabalho.

Para as organizações, está tecnologia está redefinindo suas estratégias, estruturas organizacionais e, sobretudo, o relacionamento com seus clientes através do autoatendimento. Isso tem levado líderes de todos os setores a olharem com mais atenção para oo potencial das IAs generativas e como elas podem impactar seus negócios no médio longo prazo.

Uma pesquisa do Gartner, com mais de 2.500 líderes executivos, comprava esse impacto. Segundo o Gartner, 45% dos líderes pesquisados relataram, por exemplo, que a publicidade do ChatGPT os levou a aumentar os investimentos em inteligência artificial (IA).

O documento informa que 70% dos executivos disseram que sua organização está em modo de “investigação e exploração” com IA generativa, enquanto 19% estão em “modo piloto ou de produção”.

“O frenesi generativo da IA ​​não mostra sinais de diminuir”, afirma Frances Karamouzis , analista do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investir em soluções de IA generativa, quais produtos valem o investimento, quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente”, avalia Karamouzis.

Conheça o Mundo do CX

Benefícios da IA ​​generativa superam os riscos

A pesquisa descobriu que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA ​​generativa superam os riscos. No entanto, as organizações provavelmente encontrarão uma série de desafios sobre segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar IA generativa, segundo Karamouzis. “O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, avalia o analista do Gartner.

Foco em investimentos em IA generativa

Segundo o Gartner, atualmente estas são as áreas em exploração pelas empresas sobre aplicação de IA generativa:

  • Customer Experience (CX) e Retenção – 38%
  • Crescimento de receita – 26%
  • Otimização de custos – 17%
  • Continuidade de negócios – 7%

( Porcentagem de entrevistados.  0% a 50% – Fonte Gartner).

Negócios autônomos: a próxima grande fase da mudança tecnológica

Conforme as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão experimentando melhorias com conteúdos de mídia e geração de códigos. Embora esses esforços possam ser um forte valor inicial, segundo o Garter, a IA generativa tem um grande potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram e executam processos de negócios e TI de forma autônoma.

A consultoria avalia que os líderes que utilizarem IA generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios encontrarão grandes oportunidades de crescimento de receita. “Os negócios autônomos , a próxima grande fase da mudança tecnológica, podem mitigar o impacto da inflação , escassez de talentos e até crises econômicas”, conclui Karamouzis.



+ Notícias

Sua empresa está preparada para o Intelligent CX? 

Três tendências para marcas e criadores de conteúdos nas redes 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]