/
/
/
Inteligência Artificial adaptativa: conheça a próxima evolução de IA

Inteligência Artificial adaptativa: conheça a próxima evolução de IA

Diferentemente da IA generativa, a IA adaptativa tem a capacidade de aprender com suas próprias experiências e novas informações.

No entanto, o próximo passo da tecnologia ainda está sendo explorado e desenvolvido pelas organizações. Trata-se da Inteligência Artificial adaptativa. Diferentemente de outros modelos de linguagem de IA, a adaptativa tem a capacidade de revisar seu próprio código e, assim, gerar melhorias e transformações conforme o seu uso.

A tal da IA adaptativa

A IA generativa, por outro lado, utiliza dados que são fornecidos a ela, e seu processo de aprendizado termina assim que o sistema é finalizado. Como resultado, o conhecimento desse sistema se torna estático com o passar do tempo.

Ia generativaIA adaptativa
Compatível com ambientes estáveis e com condições definidas, nos quais a performance do sistema não precisa passar por mudançasCompatível com ambientes dinâmicos e de rápidas mudanças nos quais o sistema deve evoluir e continuar agregando valor
Baixa escalabilidadeAlta escalabilidade
Performance da ferramenta pode diminuir ao longo do tempoPerformance da ferramenta melhor com o passar do tempo
Fonte:Adaptive AI: Why businesses should adopt it“, PwC (2023)

Como usar a IA adaptativa

Assim como a IA generativa, a IA adaptativa pode ser utilizada em diversas áreas e processos de uma organização. Por exemplo, a ferramenta é capaz de monitorar e garantir a segurança de transações financeiras feitas digitalmente. Uma vez que tem a capacidade de aprender com novas informações e cenários, é uma solução eficaz para continuar aprimorando sua função de monitoramento para novas tentativas de fraude.

A tecnologia também pode ser útil na previsão e otimização do supply chain, uma vez que é capaz de analisar tendências de mercado e dados de vendas para, assim, oferecer insights aos fabricantes em seu processo de produção, inventário e distribuição. Caso o cenário do mercado mude, a IA adaptativa está preparada para acompanhar as mudanças e adaptar-se com novas previsões.

Segundo a Gartner, a engenharia de Inteligência Artificial oferece os componentes básicos para a implementação, operacionalização e gestão de mudança que capacitam os sistemas de IA adaptativa. No entanto, a implementação não acontece da noite para o dia. Além disso, a transformação impacta os trabalhos de funcionários, empresas e seus parceiros de tecnologia.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]