Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Conheça a IA explicável, um mercado potencial de US$ 16 bilhões

Conheça a IA explicável, um mercado potencial de US$ 16 bilhões

A XAI não apenas promove mais transparência e ética na IA, mas também fortalece a confiança dos usuários, reduz riscos legais e melhora a experiência

Não tem como sair na rua e não ser envolvido pela inteligência artificial. A IA já transformou a maneira como interagimos com a tecnologia, a forma de se fazer negócios e como tomamos decisões. E uma evolução sobre o uso dessa inteligência merece atenção: a IA explicável, que não apenas realiza tarefas complexas, esclarece os processos de decisão das máquinas.

É nesse contexto que a IA explicável é uma evolução, ao abrir essa caixa preta para explicar as etapas e as decisões tomadas durante todo seu processo. Recentemente um estudo da MarketsandMarkets, plataforma de inteligência competitiva e pesquisa de mercado, projetou que o tamanho global do mercado de IA explicável deve crescer de US$ 6,2 bilhões em 2023 para US$ 16,2 bilhões até 2028, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20,9%.

Esse modelo de inteligência artificial faz parte do conjunto de estudos tanto de IA, quanto de aprendizado de máquina, ética e psicologia. A colaboração nestes campos vem impulsionando a inovação, no sentido de tornar os sistemas de IA mais interpretáveis ​​e fáceis.

Segundo o levantamento, o mercado de IA explicável deve crescer devido ao desenvolvimento de metodologias, ao aumento da padronização e à aplicabilidade em vários modelos da inteligência artificial. Para especialistas, a XAI – sigla para a IA explicável, será crucial para determinar como a inteligência artificial é usada de forma responsável e ética à medida em que cresce a necessidade de sistemas de inteligência serem mais abertos e responsáveis.

As áreas da saúde e ciências biológicas devem se beneficiar especialmente do crescimento da XAI no período analisado. Nesse sentido, as tecnologias de IA explicáveis ​​são empregadas para tornar as previsões e recomendações geradas pelos modelos de IA mais transparentes e interpretáveis ​​para médicos, pesquisadores e órgãos reguladores. À medida que a aplicação da IA ​​nos cuidados de saúde se tornar cada vez mais difundida, garantir que os diagnósticos, as recomendações de tratamento e os processos de descoberta de medicamentos baseados na IA sejam explicáveis contribuirão para construir confiança e mitigar riscos.

Principais empresas no mercado de IA explicável

Neste anos, algumas empresas anunciaram o desenvolvimento recente de IA explicável.

A Epic firmou parceria estratégica com a Microsoft, com o objetivo de integrar a tecnologia generativa de IA ao domínio da saúde. Esta colaboração ampliada aproveitará os recursos do serviço Azure OpenAI e do software de registro eletrônico de saúde (EHR) amplamente reconhecido da Epic, com o objetivo de oferecer as vantagens da IA ​​ao setor de saúde.

A NVIDIA anunciou uma colaboração com a Microsoft para acelerar a IA generativa pronta para empresas. A colaboração envolve a integração do software NVIDIA AI Enterprise ao Azure Machine Learning da Microsoft para ajudar as empresas a criar modelos de IA.

O Instituto SAS colaborou com o Erasmus MC para desenvolver um algoritmo de IA para prever se os pacientes deveriam permanecer no hospital após a cirurgia oncológica ou poderiam ser dispensados ​​com segurança.

Explicando as vantagens da IA explicável:

A XAI não apenas promove mais transparência e ética na IA, mas também fortalece a confiança dos usuários, reduz riscos legais e melhora a experiência com essas tecnologias. A pesquisa pontuou oito tópicos que exemplificam as vantagens da IA explicável.

Quando os usuários são capazes de compreender e analisar os resultados dos modelos de IA, sua confiança na tecnologia aumenta.

A XAI promove maior aceitação e implementação da tecnologia de IA, ajudando usuários e partes interessadas a desenvolverem confiança, fornecendo explicações para previsões e julgamentos de IA.

Ao auxiliar na identificação e resolução de questões éticas, a XAI garante que os modelos de IA estejam menos sujeitos a vieses.

As soluções XAI reduzem os riscos legais, apoiando a adesão a regras e diretrizes que exigem responsabilidade e transparência dos sistemas de IA.

Ao identificar e minimizar os riscos associados aos modelos de IA, os utilizadores podem diminuir a possibilidade de previsões imprecisas ou tendenciosas.

Através da descoberta de falhas em modelos de IA, o XAI ajuda as organizações a fazer as correções necessárias e a melhorar o desempenho dos modelos ao longo do tempo.

XAI oferece explicações compreensíveis que podem ser compartilhadas com sucesso com uma série de partes interessadas, incluindo agências reguladoras e usuários não técnicos.

Como resultado da maior capacidade dos usuários de compreender e interagir com aplicativos orientados por IA, modelos de IA claros e interpretáveis ​​melhoram a experiência do usuário.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]