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Hyundai planeja lançar serviços de táxi aéreo até 2028

Hyundai planeja lançar serviços de táxi aéreo até 2028

A Hyundai anunciou na CES 2024 que deverá iniciar testes de voo de seu novo veículo aéreo até o final de 2024.

Em 2017, o cofundador do Google, Larry Page, anunciou sua nova empresa Kitty Hawk para o desenvolvimento dos chamados carros voadores – ou veículos aéreos autônomos, ou ainda eVTOL (electric vertical takeoff and landing), designação adotada pelo mercado. Na época, a companhia divulgou um vídeo de demonstração de seu novo veículo “Flyer”, um dos primeiros a dar um pontapé na corrida pelo lançamento inédito de uma inovação que ainda não tem vencedores.

“Desde o início, a Supernal tem tido como missão criar o produto certo e o mercado certo no momento certo”, disse Jaiwon Shin, presidente do Grupo Hyundai Motor e CEO da Supernal. “A revelação do S-A2 demonstra nosso compromisso inabalável em cumprir essa missão com um design de veículo seguro e eficiente que oferece um caminho claro para a entrada no mercado. Ao aproveitar nosso talentoso time de 600 pessoas, as vastas capacidades técnicas e comerciais do Grupo Hyundai Motor e os fornecedores de aviação confiáveis ao redor do mundo, a Supernal está pronta para inaugurar uma nova era de voo”.

Táxi aéreo

Imagem conceito do eVTOL, ou veículo aéreo, desenvolvido pela Hyundai Motor Group.
Foto: Hyundai Motor Group

Uma vez que se trata de um veículo elétrico, promete ser mais silencioso, emitindo cerca de 65 decibéis (dB) durante a decolagem vertical e pouso e 45 decibéis durante voos horizontais. Segundo a empresa, o S-A2 operará tão silenciosamente quanto uma máquina de lava louças. Para se ter uma ideia, um helicóptero comum emite, em média, entre 96 dB e 107 dB. Além disso, visa reduzir a poluição causada por combustíveis.

Área de turbulência

Segundo a Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, as companhias aéreas precisam de certificações de design e segurança, para começar a produzir as aeronaves e ainda outra autorização para poder realizar serviços comerciais de táxi aéreo.

Além disso, há desafios relacionados à bateria do eVTOL, uma vez que se trata de um veículo elétrico. Como a demanda por energia é maior do que a de um carro, por exemplo, a bateria também precisa ser maior – o que, por sua vez, eleva o peso da aeronave e, assim, é preciso maior energia para alçar voo e permanecer no ar. Supernal, além de investir no desenvolvimento de baterias mais leves, também está focada em atender voos mais curtos.

Na CES 2024, que terá duração até o dia 12/1, os visitantes poderão conhecer o conceito do eVTOL da Hyundai, além de poder participar de uma simulação de voo sobre a cidade de Los Angeles, além de conhecer mais sobre as tecnologias envolvidas no projeto. No entanto, parece que o mercado ainda precisará esperar novos avanços da Supernal e de demais companhias para acompanhar os vencedores dessa indústria emergente.

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