Em 2017, o cofundador do Google, Larry Page, anunciou sua nova empresa Kitty Hawk para o desenvolvimento dos chamados carros voadores – ou veículos aéreos autônomos, ou ainda eVTOL (electric vertical takeoff and landing), designação adotada pelo mercado. Na época, a companhia divulgou um vídeo de demonstração de seu novo veículo “Flyer”, um dos primeiros a dar um pontapé na corrida pelo lançamento inédito de uma inovação que ainda não tem vencedores.
Em 2022, a Kitty Hawk fechou suas operações, mas diversas outras organizações continuaram seus projetos de pesquisa e desenvolvimento para lançar o primeiro eVTOL operacional do mundo. A Hyundai Motor Group acaba de sinalizar que está próxima da linha de chegada.
Durante a CES 2024 (Consumer Eletronics Show), sediada em Las Vegas, a terceiro maior fabricante de automóveis do mundo apresentou seu modelo S-A2, desenvolvido pela divisão Supernal da companhia sul-coreana. O objetivo é, até meados do ano, solicitar a certificação do veículo para iniciar os primeiros testes de voo do táxi aéreo e lançar o serviço em 2028.
“Desde o início, a Supernal tem tido como missão criar o produto certo e o mercado certo no momento certo”, disse Jaiwon Shin, presidente do Grupo Hyundai Motor e CEO da Supernal. “A revelação do S-A2 demonstra nosso compromisso inabalável em cumprir essa missão com um design de veículo seguro e eficiente que oferece um caminho claro para a entrada no mercado. Ao aproveitar nosso talentoso time de 600 pessoas, as vastas capacidades técnicas e comerciais do Grupo Hyundai Motor e os fornecedores de aviação confiáveis ao redor do mundo, a Supernal está pronta para inaugurar uma nova era de voo”.
Táxi aéreo
O conceito do veículo S-A2 tem como base o modelo apresentado na CES 2020, o S-A1, sendo uma expansão e evolução do mesmo. Possui capacidade para carregar cinco pessoas, sendo uma delas o piloto. É desenhado para viajar a 120 milhas por hora (cerca de 193 km por hora) a uma altitude de 1,500 pés (mais de 457 metros), inicialmente. Com uma arquitetura de propulsão elétrica distribuída, possui oito rotores inclináveis.
Uma vez que se trata de um veículo elétrico, promete ser mais silencioso, emitindo cerca de 65 decibéis (dB) durante a decolagem vertical e pouso e 45 decibéis durante voos horizontais. Segundo a empresa, o S-A2 operará tão silenciosamente quanto uma máquina de lava louças. Para se ter uma ideia, um helicóptero comum emite, em média, entre 96 dB e 107 dB. Além disso, visa reduzir a poluição causada por combustíveis.
Nessa construção, a divisão Supernal da Hyundai, dedicada ao desenvolvimento do eVTOL da organização, conta hoje com um time de mais de 600 pessoas. Desde que a unidade de negócios foi fundada, mais de US$ 1 bilhão foram investidos. “O S-A2 é uma verdadeira representação do encontro entre automóveis e aerodinâmica”, explica Luc Donckerwolke, presidente, diretor de design e diretor criativo do Grupo Hyundai Motor. “Contando com a competência dos principais engenheiros aeroespaciais da Supernal e dos renomados designers automotivos do Grupo Hyundai Motor para criar um design centrado no ser humano que maximiza a experiência e a segurança dos passageiros”.
Área de turbulência
Um dos grandes desafios a serem enfrentados pela Supernal, da Hyundai, é a regulação. Enquanto a companhia espera conseguir as permissões para inaugurar os testes de voo ainda em 2024, a trilha até 2028 envolve ainda uma série de critérios e demandas para que um táxi aéreo por eVTOL seja autorizado e entre em operação.
Segundo a Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, as companhias aéreas precisam de certificações de design e segurança, para começar a produzir as aeronaves e ainda outra autorização para poder realizar serviços comerciais de táxi aéreo.
Além disso, há desafios relacionados à bateria do eVTOL, uma vez que se trata de um veículo elétrico. Como a demanda por energia é maior do que a de um carro, por exemplo, a bateria também precisa ser maior – o que, por sua vez, eleva o peso da aeronave e, assim, é preciso maior energia para alçar voo e permanecer no ar. Supernal, além de investir no desenvolvimento de baterias mais leves, também está focada em atender voos mais curtos.
Na CES 2024, que terá duração até o dia 12/1, os visitantes poderão conhecer o conceito do eVTOL da Hyundai, além de poder participar de uma simulação de voo sobre a cidade de Los Angeles, além de conhecer mais sobre as tecnologias envolvidas no projeto. No entanto, parece que o mercado ainda precisará esperar novos avanços da Supernal e de demais companhias para acompanhar os vencedores dessa indústria emergente.