A Havaianas inaugura sua primeira loja autônoma no mundo, localizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A marca é, há muitos anos, sinônimo de inovação, e em 2023 dá mais um passo: trazer uma loja com atendimento 100% autônomo para o mercado de calçados brasileiro. Em formato de contêiner e com baixo custo operacional, a loja é fácil de replicar em outros locais, o que pode abrir novos caminhos para a expansão da marca no Brasil e no mundo.
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A experiência de compra digital e autônoma
A jornada de compra na loja autônoma da Havaianas é completamente digital e descomplicada. Com o aplicativo Havaianas Go, disponível para Android e iOS, os consumidores podem acessar o catálogo completo de produtos. Depois, é só adicionar itens ao carrinho e finalizar suas compras. O reconhecimento e login na loja são realizados através da leitura do QR code na entrada do contêiner.
Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de marketing da Havaianas, explica que o ‘Havaianas Go’ foi um app desenvolvido exclusivamente para essa experiência de loja. “Ele concentra totalmente a jornada de usuário de uma forma rápida, simples e autônoma”.
A loja autônoma da Havaianas é muito mais do que um ponto de venda. É uma experiência de compra que alia tecnologia e sustentabilidade para proporcionar aos Havalovers um momento único, defende a executiva.
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Parceria com Zaitt para loja inteligente
Para tornar essa experiência possível, a Havaianas uniu-se com a Zaitt, uma empresa especializada em lojas autônomas. Utilizando algoritmos, machine learning e visão computacional, a loja autônoma é capaz de entender o comportamento e as necessidades de consumo de cada cliente, proporcionando um ambiente seguro e eficiente para as compras.
Evandro Maximiano, CEO da Zaitt, afirmou que a loja inteligente é capaz de aprender e se adaptar aos Havalovers, garantindo a segurança de toda a operação. “Temos potencial para levar essa experiência para mais lugares do Brasil e do mundo”, afirma.
Sustentabilidade em destaque
A loja autônoma da Havaianas destaca-se por seu compromisso com a sustentabilidade, foram utilizados cerca de uma tonelada de lixo reciclado na estrutura do contêiner e toda a parte feita em plástico utilizou material 100% reciclado.
Além disso, o painel de borracha que decora o ambiente é confeccionado a partir de resíduos fabris e chinelos coletados no Havaianas reCICLO, programa de logística reversa e reciclagem de marca.
Em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos, as sandálias usadas recebem destinação correta, com a reciclagem do produto em diversas cadeias produtivas e geração de renda para as cooperativas de reciclagem parceiras, “reforçando o comprometimento da marca em reduzir seu impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis no varejo”, destaca Maria Fernanda.
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