Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como garantir que o cliente seja genuinamente engajado?

Como garantir que o cliente seja genuinamente engajado?

Compreender as necessidades do consumidor é o primeiro passo para continuar despertando o interesse e estabelecer um relacionamento duradouro.

Manter o cliente engajado é essencial em um cenário dinâmico e competitivo. Segundo o Relatório Anual do Engajamento do Cliente da Twilio, em 2023 as empresas mais bem-sucedidas usam o engajamento do cliente digital para impulsionar o crescimento e aumentar a resiliência em um cenário em rápida mudança.

A transformação digital trouxe mudanças significativas no comportamento do consumidor, exigindo uma abordagem estratégica para reter o cliente e garantir o interesse contínuo do público-alvo. A atenção do consumidor é valiosa: 60% das marcas dizem que o investimento em engajamento do cliente digital melhorou a capacidade de atender às constantes mudanças nas necessidades dos clientes.

É por isso que promover uma cultura organizacional voltada para o engajamento do consumidor pode ser lucrativa – e 97% das marcas esperam que seu investimento em engajamento digital quase dobre em três anos. E o desafio de manter o interesse do consumidor não é apenas no digital, mas também no varejo físico, especialmente com as experiências híbridas sendo tendência desde 2020.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Cliente engajado, relacionamento duradouro

Reter e engajar o cliente depende de entender o que ele precisa e deseja. E, para isso, é indispensável olhar para as métricas que fazem sentido para cada marca, como o NPS (Net Promoter Score), considerada imprescindível na BlaBlaCar, plataforma de caronas de longa distância. “Além de ter o NPS como guia, monitoramos e analisamos continuamente o sentimento dos usuários dentro da plataforma e nas redes sociais. Essa análise é feita de forma quantitativa e qualitativa, sobre todos os contatos realizados com os membros, para avaliarmos de que maneira podemos tornar a experiência de viajar com a BlaBlaCar ainda melhor”, diz a head da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos.

No Daki, mercado digital de entrega em domicílio, outras métricas além do NPS também são utilizadas para medir o engajamento do cliente, como o consumo médio por usuário ao longo do mês que, segundo o CEO Rafael Vasto, tem evoluído por causa da oferta mais abrangente de produtos. Um importante indicador também é o OTIF (on-time and in-full), que analisa tanto o cumprimento do prazo de entrega combinado quanto a qualidade, quantidade e integridade dos produtos que são entregues no pedido.
Uma vez que o lema do Daki é a entrega em minutos, acompanhar esses indicadores de perto é fundamental para evitar que o engajamento do cliente aconteça de maneira negativa. “Outras métricas utilizadas são a taxa de retenção dos nossos usuários, que se mantém em patamares diferenciados quando comparados com outras referências na indústria”, acrescenta.

Conheça o Mundo do CX

Mas como manter o engajamento?

Tão importante quanto a atenção às métricas é a elaboração de estratégias para fazer com que o cliente continue interagindo voluntária e positivamente com a marca. Estar presente nas redes sociais, respondendo rapidamente às solicitações dos consumidores, criar conteúdos relevantes e ser omnichannel já são estratégicas básicas na era digital. Segundo um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, com mais de 127 milhões de usuários únicos, ficando atrás apenas da Índia e Indonésia.

Na BlaBlaCar, uma estratégia utilizada para manter o cliente engajado é estender o conceito de comunidade também aos colaboradores, que vivenciam a experiência do consumidor. “Um programa global, chamado Be The Member, possibilita que as pessoas responsáveis pela satisfação dos consumidores participem diretamente da experiência de utilização do serviço, o que permite identificar de forma muito mais assertiva aspectos positivos e pontos que podem ser aprimorados para tornar nossa comunidade cada vez mais segura, colaborativa e inclusiva”, explica Tatiana Mattos.

O CEO do Daki aponta que também é importante estar sempre atento às tendências de mercado, aos feedbacks recebidos pelos consumidores e entender cada cliente como único. “Para fazermos tudo isso acontecer, nosso app é totalmente personalizado de acordo com cada usuário, levando em conta variáveis como: contexto individual de histórico de compras, momento do dia, dia da semana, perfil do usuário e mais. Em linhas gerais, é como uma plataforma de streaming que faz sugestões de títulos considerando os gostos e preferências de seu usuário”, diz.

Para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada, o Daki utiliza a ferramenta de Progressive Profiling, em que um questionário de participação voluntária é direcionado ao usuário, com perguntas diversas sobre hábitos de compras e rotina em casa. A personalização da experiência, aliás, faz com que os consumidores gastem, em média, 21% a mais com as marcas, segundo o relatório da Twilio.

“Além disso, o app conta com o desenvolvimento de inteligência artificial para impulsionar ainda mais essa personalização, identificando os gostos dos clientes e sugerindo produtos e listas personalizadas baseados no que eles mais buscam e de fato compram em nossa plataforma. O app também se orienta por datas comemorativas, horários chave e localidade. Acompanhamos também o perfil de compra, recorrência e cesta de cada usuário para otimizar nosso sortimento e também a demanda de compra para cada microrregião”, complementa Rafael Vasto.

Análise de dados: a clareza necessária para inovar

Fazer com que o cliente esteja genuinamente engajado depende de estratégias que supram as necessidades e os desejos deles. E é para conhecer essas necessidades que entra a análise de dados, ou seja, a obtenção de informações e insights provenientes dos números colhidos.

Os dados são importantes tanto para oferecer o serviço de qualidade básico quanto para desenvolver uma experiência do cliente disruptiva e memorável. No supermercado Daki, por exemplo, há investimento em soluções que permitem um melhor controle de estoque, evitando que o consumidor não encontre o produto desejado ao finalizar a compra. “Alcançar a excelência no serviço proposto é a melhor estratégia de fidelização. A atenção constante voltada para toda a cadeia de operação, sortimento, e principalmente, a qualidade de entrega dos produtos, resulta no nosso objetivo para alcançar a fidelização: atender e superar as expectativas dos clientes da Daki”, salienta Rafael Vasto.

No BlaBlaCar, além da análise contínua de dados, pesquisas são realizadas periodicamente para entender, a partir da opinião direta dos clientes, o que pode ser aprimorado na plataforma. “O engajamento dos usuários se dá a partir de uma boa experiência de viagem: do atendimento a uma necessidade de deslocamento do ponto A para o ponto B de forma conveniente e econômica. Quanto mais opções confortáveis de caronas e/ou ônibus conseguirmos oferecer para a pessoa naquele determinado dia ou horário em que ela precisa realizar a viagem, maior será a tendência dela a falar bem da plataforma”, afirma Tatiana Mattos. Assim, dados como rotas mais buscadas, taxa de antecipação de compra e ocasião de uso, são frequentemente analisados.

Manter o cliente engajado pode ser desafiador, porém a análise de dados oferece oportunidades para compreender a preferência dos consumidores e fazer com que a marca se conecte a eles de forma autêntica e empática. Cultivando um relacionamento de confiança e valor compartilhado, abrem-se os caminhos para atrair a atenção do cliente e torná-lo um verdadeiro advogado da marca.



+ NOTÍCIAS
Conversational Selling: transformando a experiência do cliente
CX de excelência envolve mais tecnologia e inteligência artificial, diz CEO da Mutant

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]