Pesquisar
Close this search box.
/
/
Geração N: o novíssimo perfil de consumidor

Geração N: o novíssimo perfil de consumidor

A pandemia fez criar um novo perfil de consumidor, extremamente digital e influenciado for fatores emocionais

A sociedade está sofrendo grandes alterações causadas por causa da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o analista digital Brian Solis identificou, em artigo publicado no site norte-americano Fast Company – referência em business e comportamento -, um novo tipo de consumidor, a Geração N. Essa designação vem se somar a uma série de categorizações geracionais que, de forma linear, tem sido mapeada desde a chamada geração Boomer (nascidos entre 1946 a 1960), e se segue pela geração X (entre 1961 e 1978), os millennials (entre 1979 a 1993), e a GenZ (entre 1994 e 2009)  – que se fincou no consumismo digital.

O período de distanciamento social trouxe uma ruptura abrupta na sociedade e acelerou certos comportamentos, entre eles o hábito de comprar pela internet. Mesmo quem não tinha o costume de colocar o número do cartão de crédito em um site passou a fazê-lo. Nos Estados Unidos, de acordo com dados da McKinsey, empresa global de consultoria de gestão, o coronavírus  fez o comércio eletrônico avançar dez anos em 90 dias.

É por aí que se começa a entender a denominada Geração Novel, afetada pelas consequências incalculáveis do novo coronavírus.

Da Geração C à Geração N

Afinal, de onde surgiu a Geração Novel? Segundo Solis, os Novels nada mais são do que uma “fase evoluída” da Geração C (termo criado pelo próprio) ou geração “conectada”. Os consumidores da Geração C, segundo o autor, são clientes muito intencionais, impacientes, exigentes e eficientes nas tomadas de decisão, já que utilizam recursos das redes sociais, leem resenha e fazem tudo através da tela de um celular.

A Geração N, portanto, é uma geração em formação, que abrange os já hiperconectados da Geração C somados àqueles que estão se tornando rapidamente digitais por consequência das transformações impostas pela pandemia. Segundo o autor, são consumidores cujas decisões agora também são impulsionadas pelos fatores de estresse, sentimentos e consequências de uma pandemia global.

Como conquistar esse consumidor

Como as decisões dessa nova Geração N são fortemente afetadas por fatores emocionais, é fundamental para as marcas compreenderem como o uso ainda mais acelerado das tecnologias afeta suas preferências, até porque ainda não houve tempo hábil para conhecê-lo por completo: tudo acontece rapidamente enquanto a crise sanitária se desenrola.

Estudos têm mostrado que leva 66 dias para que novos comportamentos sejam automáticos. A McKinsey relatou também que, durante o isolamento, 77% dos consumidores buscaram outras lojas e sites e, destes, 60% afirmam que vão integrar novas marcas no pós-pandemia.

Segundo o autor, este é o momento das empresas reaprenderem quem são seus clientes e suas novas aspirações, baseando-se em cinco dicas:

  • Observar: Experimentar a jornada existente e cada ponto de contato (físico e digital) através das lentes da Geração N.
  • Reorganizar: Criar uma organização multifuncional humana e centrada em dados que priorize comportamentos de compra em tempo real e preferências, intenções e valores do consumidor.
  • Inventar: Reunir patrocinadores executivos e partes interessadas responsáveis ​​por pontos de contato em toda a jornada do cliente para avaliar padrões e converter insights em pilotos e programas acionáveis.
  • Operacionalizar: Explorar oportunidades para agregar novo valor às experiências do cliente, em cada etapa, que se alinham e aprimoram o progresso do cliente. Aproveitar as oportunidades para formatar a experiência do cliente para um consumidor que prioriza o digital, em vez de adaptar jornadas de legado para plataformas digitais.
  • Metrificar: Fazer mais do que apenas tentar documentar ou rastrear KPIs tradicionais, mas considerar as métricas voltadas para o cliente que capturam sentimento, satisfação, experiências do cliente e o desempenho resultante nos domínios digitais.

+ NOTÍCIAS

4 tendências do varejo impulsionadas pela Covid-19

Geração Y preza por qualidade de vida e alimentação saudável dos filhos

6 práticas que levam empresas de bens de consumo ao sucesso


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]