Também conhecidos como Millennials, a geração Y representa os nascidos entre as décadas de 80 e 2000, e correspondem a 34% da população brasileira, segundo a pesquisa Millennials – Unraveling the Habits of Generation Y in Brazil, desenvolvida pelo Itaú BBA.
Por terem crescido em um ambiente urbanizado, contemporâneo a grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, são geralmente repletos de energia, estão constantemente atualizados e são socialmente conscientes. Naturalmente, muitos já enfrentam o desafio da parentalidade, e intrinsecamente dão importância à qualidade do tempo que passam com seus filhos.
Segundo Stella Brant, CMO e Sócia da Liv Up — startup de alimentação saudável — a geração Y preza por alternativas que garantam saudabilidade, nutrição e segurança de seus filhos, tudo isso de forma prática.
“Por ser uma geração mais consciente, as divisões de tarefas e ambiente de cooperação da casa fazem parte de sua rotina e orientam algumas de suas prioridades. Essa consciência do valor e do cuidado com a saúde, tanto pessoal quanto do meio ambiente, faz com que muitas vezes esses pais sintam-se culpados quando alguma coisa sai do controle ou quando não dão conta de tudo. Por isso, a importância de encontrar soluções que sejam práticas e que atendam aos requisitos de cuidados e respeito se tornaram fundamentais para que consigam atender às suas altas expectativas e anseios.”
O pai Millennial como consumidor
Todo esse esmero pela participação ativa na vida dos filhos – não como controladores, mas sim como mentores – influencia na forma como consomem, sobretudo o consumo direcionado a seus filhos. Os pais da geração Y procuram produtos e serviços onde a sustentabilidade seja um valor de encontro com o seu desejo de preservar o planeta, sempre a procura de formas de minimizar os impactos na natureza.
“É uma geração atenta às novidades, conectada e socialmente consciente”, comenta Stella Brant. Segundo ela, os fundadores da Liv Up fazem parte dessa geração, e por isso compreendem a importância de oferecer alternativas saudáveis e práticas, já que o dia a dia do Millennial é bastante dinâmico.
“A empresa inicialmente passou a comercializar alimentos naturais, ultracongelados (uma técnica que mantém as propriedades nutricionais, sabor e textura dos alimentos) desenvolvidos por chefs e nutricionistas. Recentemente, inauguramos também um serviço de delivery especializado em saladas, na região metropolitana de São Paulo, para oferecer uma alternativa para consumo imediato, ainda mais prática”, comenta Stella.
Mudanças pós-pandemia
A pandemia trouxe consequências a todos os setores, além de mudança de comportamentos e hábitos, inclusive na alimentação. De acordo com o Estudo NutriNet Brasil, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), houve aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão, de 40,2% para 44,6%, durante a pandemia.
Segundo a CMO da Liv Up, a empresa notou aceleração de algumas tendências e intensificação de alguns hábitos, especialmente no que diz respeito à preferência por alimentos naturais.
“Uma pesquisa liderada pela Nielsen sobre compras online mostra que houve um aumento de 51% nas buscas por compras de papinhas de bebê. Entendemos esse movimento e, junto com a coleta de alguns dados, passamos a comercializar papinhas 100% naturais, orgânicas e sem aditivos, para que os pais pudessem ter uma alternativa saudável e prática para alimentação dos bebês, assim como as que oferecemos para os adultos.”
De acordo bom Brant, a opção pela papinha leva muito em consideração a praticidade, já que possibilita prover alimentação saudável ao bebê ao mesmo tempo que busca diminuir algumas tarefas domésticas, que acabam consumindo muito do tempo do dia a dia, para que seja possível que os pais Millennials aproveitem o máximo de tempo com os filhos.
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