Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça Sora, a nova ferramenta de criação de vídeos da OpenAI

Conheça Sora, a nova ferramenta de criação de vídeos da OpenAI

Novo modelo de IA generativa da OpenAI é capaz de gerar vídeos a partir de prompts em texto, ou também de imagens estáticas existentes.

A OpenAI anunciou seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) generativa: Sora, ferramenta responsável por gerar vídeos a partir de prompts em texto. Com exemplo impressionantes, a empresa explica que a tecnologia é capaz de criar vídeos de até um minuto de duração mantendo tanto a qualidade visual quanto a coerência com o comando dado pelo usuário.

Um dos vídeos criados pela empresa mostra uma mulher elegante caminhando por uma rua de Tóquio, no Japão, com as luzes das sinalizações refletidas pela água presente no asfalto. Em outro exemplo gerado pelo Sora, um vídeo fictício mostra uma região da Califórnia, nos Estados Unidos, durante o período de grande extração de ouro no século 19. Há ainda uma gravação gerada artificialmente que mostra um grupo de mamutes caminhando em um terreno cercado por neve.

Vídeo gerado pelo Sora a partir de um prompt em texto. | Vídeo: OpenAI.

Segundo a OpenAI, não apenas o modelo de IA é capaz de gerar cenas complexas, com múltiplos personagens, tipos específicos de movimentos e detalhes sobre o assunto e o pano de fundo. Além de gerar aquilo que foi pedido pelo prompt, também compreende como esses múltiplos elementos existem no mundo físico.

Segurança em vídeo

Sora ainda não está disponível ao público. No momento, a ferramenta ainda passa por avaliações de red teamers – especialistas em cibersegurança – de áreas como desinformação, conteúdo de ódio e vieses, para identificar riscos e perigos em potencial da tecnologia. A OpenAI também está disponibilizando o Sora para alguns artistas, designers e cineastas para colher feedbacks sobre como a ferramenta pode ser mais útil para profissionais de áreas criativas.

A empresa afirma que está construindo ferramentas para identificar conteúdos enganosos, como uma classificação capaz de informar se um vídeo é gerado pelo Sora. Além disso, a OpenAI está alavancando métodos de segurança já presentes em produtos que utilizam o DALL·E 3 – IA generativa de geração de imagens a partir de prompts em texto – e que também podem ser aplicados ao Sora. Dessa forma, a IA irá rejeitar comandos que violam as políticas de uso da empresa, como violência extrema, conteúdo sexual ou de ódio, por exemplo.

A OpenAI ainda afirma que irá engajar com legisladores, educadores e artistas ao redor do mundo para entender preocupações e identificar casos de uso para a tecnologia. O anúncio da empresa chega depois de um ano intenso para Hollywood, que vivenciou uma greve de atores, profissionais e roteiristas que, entre as demandas, incluía restrições contra o uso de IA generativa na indústria cinematográfica.

Como Sora funciona

A OpenAI explica que Sora é um modelo de difusão, ou seja, que gera um vídeo começando com uma imagem similar a um barulho estático, ou uma televisão sem sinal, gradualmente transformando em uma imagem nítida e coerente com o prompt. Dessa forma, é capaz de gerar vídeos inteiros ou estender vídeos gerados para deixá-los com maior duração de tempo.

Vídeo gerado pelo Sora a partir de um prompt em texto. | Vídeo: OpenAI.

A ferramenta foi construída sobre pesquisas passadas para os modelos DALL·E e GPT e, assim, utiliza a técnica de recaptioning do DALL·E 3 – que gera legendas altamente descritivas para o treinamento visual de dados. Dessa forma, o Sora consegue seguir os comandos do usuário de forma mais fiel. Além disso, a ferramenta é capaz de gerar um vídeo a partir de uma imagem existente, animando os conteúdos estáticos com atenção aos detalhes. Ou ainda, estender um vídeo e preencher lacunas de frames.

“Sora serve como uma base para modelos que podem compreender e simular o mundo real, uma capacidade que acreditamos ser um marco importante para alcançar a IA geral (AGI)”, afirma a OpenAI.

*Foto: captura de tela de vídeo criado pelo Sora, da OpenAI.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]