De acordo com o Busca Descontos e o Clear Sale, até as 18h desta sexta (28), o e-commerce brasileiro faturou R$ 401 milhões. Isso significa que depois de transcorrido três quartos do período do Black Friday, apenas 60% do montante estimado foi arrecadado.
E isso porque a estatística se refere às compras feitas desde as 20h de quinta, ou seja, compreendem 22h de movimentações financeiras do comércio eletrônico.
Anteriormente, a projeção destas mesmas empresas era que o número de vendas online do feriado de compras atingisse R$ 661,4 milhões e fosse 56% maior que o do ano passado, quando chegou a R$ 424 milhões.
De acordo com o Busca Descontos, a Clear Sale realiza 84% das análises de conversões de compras do comércio eletrônico nacional. Para compor o resultado parcial, os outros 16% são estimados.
Para o Busca Descontos, estes resultados dizem respeito às compras feitas em todos os sites de e-commerce nacional, não apenas via site blackfriday.com.br, que foi criado para divulgar a data pela empresa.
Pelas informações divulgadas, as categorias mais clicadas até agora são Eletrônicos (42,27%), Esporte e Lazer (15,04%), Informática (10,96%) e Viagens (10,65%). A ClearSale informa que já evitou R$ 787 mil em fraudes.
Resultados E-bit: divergência nos números
Para o E-bit, da meia noite de quinta até o meio dia de sexta (28), foram movimentados R$ 638 milhões em função da Black Friday no e-commerce nacional, o que representa uma variação positiva de 56% no crescimento das vendas em relação ao mesmo período de 2013 na base comparativa do E-bit.
As vendas convertidas somente na quinta-feira registraram 53% de aumento em relação à véspera da Black Friday de 2012, quando foram faturados, segundo o E-bit, R$ 217 milhões em compras. Somente o Buscapé divulgou aumento de 300% no número de acessos.
Os outros dados divulgados foram: tíquete médio de R$ 600, bem superior ao que previa a consultoria: R$ 355 e produtos mais vendidos foram celular e smarphones, TVs, notebooks, eletrodomésticos, console de games e tablets.
Segundo o E-bit, caso estas 12 horas restantes de feriado de compras apresentem a ?mesma proporção do que aconteceu em 2013, o resultado deverá superar R$ R$ 1,2 bilhão?.
Pedro Guasti, diretor-executivo do E-bit, publicou em nota: ?Este ano assistimos a uma mudança de comportamento dos consumidores virtuais em relação ao ano passado. Nas duas últimas semanas, houve uma redução no ritmo de compras de bens de consumo de maior valor agregado, já que as pessoas se motivaram pela chegada desta data tão especial?.
Bases comparativas distintas
Clicando aqui, você perceberá que a projeção do E-bit era diferente desde o início. Em suas contas, foram movimentados R$ 770 milhões em 2013 e a projeção para esse ano era de um volume 56% maior (R$ 1,2 bilhão).
A prévia do E-bit (R$ 638 milhões) divulgada há pouco compreende 36 horas de promoção (o Busca Descontos trabalha, por enquanto, com um resultado de 22 horas).
(Atualizado às 19h)
4 dicas para vender mais durante a Black Friday
Compre mais caro. Somente hoje