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Quais fatores influenciam decisões de consumo?

Quais fatores influenciam decisões de consumo?

Consumidores têm buscado por experiências antes de aquisições materiais; em seguida se destacam itens que dão um "up" no lar

Em um período de recuperação econômica pós pandemia, é normal que os hábitos de consumo da população passem por transformações ou mesmo pela retomada de alguns costumes. Do ponto de vista do mercado, também é importante entender as tendências do momento, que poderão ser chave na tomada de decisões e que terão grande impacto financeiro.

Buscando entender como estão os hábitos de consumo dos brasileiros neste cenário, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliações, realizou uma pesquisa com 700 entrevistados que revela quais os principais desejos e motivações dos consumidores no momento da realização de uma compra.

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Experiências são prioridade no momento

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados estão priorizando experiências como viagens, jantares ou passeios a locais turísticos.

Neste contexto de retomada das rotinas externas e da vida social, faz muito sentido que as pessoas estejam buscando experiências, avalia Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

“Todos nós estivemos, de alguma forma, muito limitados ao ambiente de casa durante um longo período. A necessidade de voltar às experiências externas está alinhada com o nosso contexto econômico e social atual” explica.

Já no que diz respeito a produtos, o interesse dos brasileiros segue sendo na aquisição de itens que trarão melhorias para a casa, conforme vinha sendo observado na pandemia. A pesquisa demonstrou que, para 29% dos entrevistados, realizar melhorias no lar é o principal motivo que os leva a fazer uma compra de bens físicos.

Geração Z e Millenials também querem consumir produtos

Entre os mais jovens, o número é ainda mais expressivo. Adquirir produtos que tragam melhorias para a casa é a principal motivação de compra de 32% dos respondentes com idade entre 16 e 39 anos. E a opinião é unânime, sendo esse o maior estímulo para os pertencentes às gerações Y, Millenials e Alfas (nascidos a partir de 2010).

Quanto à motivação, também foram citados a necessidade de aquisição de itens que atendam a necessidades básicas (18%); artigos que trarão melhor qualidade de vida (17%), e produtos que irão substituir algum que já não funcione mais (16%).

Ainda no que diz respeito aos itens para casa, foi perguntado quais os produtos mais desejados entre eletrodomésticos que “estão na moda”. O robô aspirador aparece em primeiro lugar, sendo o mais escolhido por 23% dos entrevistados, seguido pela ai rfryer, citada por 22%. A geladeira invertida aparece em terceiro lugar, mencionada por 14%.

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Já para a escolha de um produto, o menor preço se mostra como o fator mais importante no momento da compra para 26,3% dos entrevistados, sendo o mais citado. Logo na sequência, aparecem a importância de o produto ser de uma marca de confiança, citado por 26%, e de ter as características que atendam às necessidades específicas desejadas, apontado por 22%.

“Mesmo que o momento seja de recuperação econômica, o preço de um produto ainda é o ponto mais determinante para uma decisão de compra, o que pode estar diretamente relacionado com o fato de as pessoas estarem priorizando as experiências. Economiza-se um pouco nos bens duráveis para que se possa investir em uma viagem, por exemplo”, analisa Scherer. “Nossas avaliações visam auxiliar o consumidor nesse movimento, buscando ajudá-lo a entender o melhor custo benefício de um produto”, pontua.

A pesquisa do Guia dos Melhores fez cinco perguntas sobre  hábitos e desejos de consumo para mulheres e homens de todas as regiões do país, de diversas classes sociais e de todas as faixas etárias.



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