Pesquisar
Close this search box.
/
/
Com foco em programa de benefícios e entregas, Fast Shop detalha planos para 2023

Com foco em programa de benefícios e entregas, Fast Shop detalha planos para 2023

Eduardo Salem, Diretor Geral de Operações da marca, divide estratégias da marca para fidelizar o consumidor pós-pandemia

De olho no consumidor. Quem prospera no pós-pandemia tem um foco certo: o cliente. No entanto, como fidelizar esse indivíduo que chega em 2023 mais exigente do que nunca? Para Eduardo Salem, Diretor Geral de Operações da Fast Shop, o caminho passa por algumas estratégias. Entre elas, o investimento em programas de benefícios, maior personalização da jornada e entregas ultrarrápidas.

Para isso, é preciso tecnologia. “A adoção de novas tecnologias é uma das molas propulsoras da nossa transformação como marca”, reforça o executivo. Mas não só.

Durante esse período de grandes mudanças, em que o virtual acaba por dividir o protagonismo com o físico, o consumidor preza pela omnicanalidade e por uma experiência que encante. Para a Fast Shop, isso permitiu entender,por exemplo, que o consumidor que está de volta às lojas físicas ainda tem no online o seu aliado para buscar informações. “Hoje, praticamente 100% dos clientes pesquisam sobre os produtos antes de irem até a loja”, conta Salem.

Além disso, é importante entender o papel que algumas plataformas desempenham na relação entre marca e consumidor. Como o WhatsApp. O aplicativo passa por seu período de ascensão no atendimento , mas é preciso cautela. Tornar-se refém da ferramenta é uma questão que não pode ser deixada de lado.

Para falar sobre o WhatsApp e mais estratégias do Fast Shop para o aprimoramento do CX da marca, confira a seguir a entrevista exclusiva com Eduardo Salem.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Fast Shop
Eduardo Salem, Diretor Geral de Operações da Fast Shop S/A (COO)

Consumidor Moderno – Pensando em experiência do cliente, quais são os desafios para a Fast Shop em 2023?
Eduardo Salem – O consumidor está cada vez mais fiel às marcas onde tem uma experiência de compra positiva. Por isso, o nosso grande desafio para 2023 é seguir com o cliente no centro do negócio, desde o momento inicial de compra até a entrega. Além disso, o consumidor também prioriza quem oferece produtos personalizados, alternativas de fidelização e contato com as marcas.

Sobre a fidelização dos clientes, registramos um bom índice de recorrência, sobretudo devido ao programa de benefícios Fast Shop Prime – consolidado como um dos principais canais de fidelização e impulsionamento de vendas da rede. Dados da plataforma mostram que clientes Fast Prime consomem, em média, quatro vezes mais do que os demais clientes da rede e com um ticket médio 3 vezes superior. Além de uma frequência de compra 60% maior à da média da companhia.

Entre os atrativos para os assinantes estão: frete e entregas ultrarrápidas grátis, descontos em serviços (como instalações e suporte técnico em lojas para a configuração de smartphones e notebooks), atendimento personalizado no SAC e no televendas e suporte técnico remoto, além de descontos exclusivos (inclusive no PIX), por exemplo.

CM – Qual a estratégia de encantamento para o atendimento online? E para as lojas físicas?
ES – Recentemente, modernizamos o nosso portal para proporcionar mais agilidade e metodologia intuitiva, proporcionando mais facilidades, serviços e a experiência sensorial por meio de inteligência artificial e realidade aumentada. Hoje, 85% dos clientes preferem a experiência online, via plataformas mobile. E as transformações aplicadas levaram esse dado em consideração.

O redesenho da plataforma contou com um mindset focado em levar para o online a sua principal característica do físico: uma experiência de compra diferenciada dos outros varejistas, incorporando interfaces digitais e interativas. O portal integra a estratégia de ampliação da experimentação do phygital, com ações e promoções que integrem no online e na loja física. O site também permite que o cliente acompanhe o andamento da compra até o momento da entrega.

Um exemplo é a incorporação de inteligência artificial, para personalizar algumas áreas do site conforme as preferências mapeadas do cliente. Assinantes do Fast Prime, programa de relacionamento da rede, contam com uma navegação ainda mais personalizada, com ofertas exclusivas que combinam com seu perfil. A jornada de cada pessoa é única e essa exclusividade está refletida no site.

O processo de digitalização da rede, vai além da presença multicanal, e tem como objetivo transformar a relação do cliente com o varejo. A pergunta que norteia nossa atuação é: como podemos nos preparar para entender melhor a jornada do cliente e atender os desejos que nem ele mesmo desvendou ainda? Nesse percurso, a adoção de novas tecnologias é uma das molas propulsoras da nossa transformação como marca.

Conheça o Mundo do CX

CM – O que mudou após a pandemia?
ES – Um dos setores que mais se transformou no período foi o varejo, muito por conta do comportamento dos próprios consumidores. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre janeiro e novembro de 2020, as compras online cresceram mais de 70% em comparação com o mesmo período em 2019.

Todas as mudanças que o digital sofreu, vieram para ficar e transformaram para sempre o comportamento dos consumidores. O grande desafio, diante do aumento repentino de lojas virtuais, foi diferenciar o nosso serviço dos demais. Todos os aprimoramentos implementados, vieram ao encontro das necessidades impostas pela pandemia. Hoje, praticamente 100% dos clientes pesquisam sobre os produtos antes de irem até a loja. Para isso, contamos com um time de vendedores altamente qualificados, para garantir a compra certa dentro da necessidade de cada consumidor.

CM- Quais canais de atendimento vocês oferecem? Qual a estratégia para cada um deles?
ES – As mudanças nos hábitos de consumo dos clientes impulsionaram a expansão do Omnichannel, que se tornou uma tendência no mercado, especialmente para atender a demanda do público por comodidade. Portanto, todos os nossos canais de atendimento estão integrados. Oferecemos atendimento pela Central de Televendas, chat no site e aplicativo, e-mail e WhatsApp.

CM- O WhatsApp conquistou uma importante posição no atendimento ao cliente? Como vocês pensaram a jornada dele? Existe uma preocupação de certa forma, se não tornar “refém” do aplicativo?
ES – Identificamos a oportunidade de impulsionar nossas vendas através de uma comunicação mais próxima ao cliente, via WhatsApp, canal que protagonizou a inovação durante a pandemia, em 2020. Foi nesse momento que desenvolvemos um aplicativo próprio de envio de mensagens, o BLA. Ao longo do tempo essa plataforma foi se desenvolvendo e hoje tem grande protagonismo na nossa comunicação direta com o consumidor final, que consegue ter um atendimento de excelência desde o primeiro contato com a rede, no momento de dúvidas para realização de compras, até o pós-venda, para ter mais agilidade na entrega.

Ao longo do tempo aprimoramos muito o serviço. Dentre elas: Garantir comunicação mais assertiva e personalizada com os clientes;
● aumentar o alcance e quantidade de envio de mensagens de atendimento;
● Redução do tempo de espera no atendimento;
● Integração entre vendas online e física;
● Redução da ociosidade dos vendedores de lojas físicas

CM – Quais os planos para a Fast Shop em 2023?
ES- Seguimos com planos ousados de expansão, e mantendo o nosso compromisso em cuidar do cliente pela vida inteira. Para isso, melhorias no serviço prestado, foco no Fast Shop Prime e entregas ultrarrápidas. Já em janeiro de 2023, registramos a nossa melhor performance no serviço de entregas em até uma hora, que cresceu três vezes em relação à média mensal de 2022.

O crescimento é resultado da estratégia de conveniência da empresa, que ganhou um aliado no início deste ano: a Fast Shop passou a adotar um modelo de logística em que as próprias lojas – são mais de 80 lojas físicas espalhadas pelo país – funcionam como centros de estoque e distribuição para vendas rápidas.


+ Notícias

A sua marca realmente está trabalhando a experiência do cliente?

Mais serviços para clientes e empresas: PicPay lança iniciador de pagamentos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]