Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo de fast food cai entre jovens no Brasil

Consumo de fast food cai entre jovens no Brasil

Levantamento revela mudanças na preferência culinária dos trabalhadores com menos de 20 anos; entenda as alternativas ao fast food no Brasil e o impacto na indústria de alimentos

Estariam os jovens brasileiros dando adeus ao fast food? Comer de maneira saudável vem se tornando uma preocupação constante nos últimos anos para muitas pessoas, e pode surpreender, mas sobretudo entre os mais jovens. Com mudanças nos hábitos causadas pela pandemia e a nova relação com o trabalho (adoção do home office para certas profissões), parece que a comida também passou a fazer parte deste cenário de equilíbrio entre saúde e vida profissional.

Alguns dados comprovam isso: uma pesquisa da NutriNet Brasil – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) -, revelou que durante a pandemia houve um aumento expressivo do consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%).

Outra pesquisa global realizada pela OnePoll, em outubro de 2020, encomendada pela Herbalife Nutrition, já apontava que 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares. Recentemente um levantamento feito pela companhia de benefícios Ticket revelou um dado ainda mais curioso: o fast food deixou de ser a preferência culinária dos consumidores com menos de 20 anos.

Segundo este estudo, a última vez em que este tipo de culinária esteve no topo da lista de escolhas desse público foi em maio de 2022. Desde então, as compras de comida de lanchonete e brasileira lideraram a preferência desse público, e fast food se manteve como terceira opção.

“Ainda que os mais jovens optem por refeições mais rápidas, como fast food, o ideal é balancear o consumo desses alimentos com opções mais nutritivas, a fim de manter um equilíbrio”, comenta Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Comida brasileira superando fast food

Ainda segundo o levantamento, entre as demais faixas etárias, a comida brasileira é a mais consumida. A preferência dos trabalhadores de 20 a 29 anos também mudou a partir de junho do ano passado.

Antes disso, predominavam as escolhas por lanchonetes e fast food. Em agosto de 2022, a modalidade lanchonete voltou a ficar em primeiro lugar na preferência, mas no mês seguinte cedeu novamente lugar para a comida brasileira, que se mantém até hoje como a mais consumida.

Entre os trabalhadores com 30 anos ou mais, a culinária nacional, mais encontrada em restaurantes self-service, permanece no topo da preferência dos brasileiros há mais de um ano. “Os restaurantes da culinária brasileira costumam ser mais democráticos, tanto pela variedade de alimentos, quanto pelo preço, que tende ser mais acessível”, destaca Jean Castro, da Ticket.

Vale mencionar que, desde 2020, a Ticket acompanha, mês a mês, os oito tipos de culinária mais consumidos pelos seus 7 milhões de usuários em todo o Brasil. No mês de março de 2023, considerando o público total analisado, eram elas: brasileira, lanchonete, padaria, fast food, carne, pizzaria, cafés e doces, e comida de bar.

Leia mais: Nova era plant based: 3 tendências sustentáveis que estão permeando os produtos

Impacto do comportamento na indústria

Diante deste comportamento de consumo do brasileiro, que busca não apenas inovação em serviços e produtos, mas, novidades no mercado de alimentação saudável, o “Relatório Tendências em Alimentação Saudável 2023 da NutriConnection” também traz alguns pontos interessantes sobre o tema comida saudável e indústria.

De acordo com o estudo, as empresas de alimentos estão se modernizando e adotando novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros, e assim seguirem relevantes para os consumidores. Os suplementos alimentares, por exemplo, tornarem-se destaque nessa indústria, com a criação de linha de suplementos veganos. O mesmo estudo também aponta outro hábito em crescimento: começar o dia de forma saudável e seguir com doses regulares de nutrientes essenciais ao longo do dia.

Não menos importante, o relatório alerta para a questão da rotulagem, já que os rótulos deverão cada vez mais informar o consumidor sobre aqueles produtos com ingredientes críticos, que em excesso fazem mal à saúde.

Complementando, segundo dados da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis vem ganhando destaque com o crescimento exponencial que apresentou nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, o aumento foi de 33%. Para Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis, os hábitos de consumo dos brasileiros tendem a ser mais saudáveis quando comparados ao resto do mundo.

Conheça o Mundo do CX

“Isso se deve ao fato de termos uma cultura culinária muito enraizada e pautada em alimentos de verdade como arroz e feijão. Todavia, o fim das restrições impostas pelo COVID-19 levou as pessoas a uma rotina novamente agitada e com pouco tempo para fazer refeições de qualidade. Para atender às demandas desse novo perfil consumidor, desenvolvemos uma linha que alia praticidade, saborosidade e saudabilidade com alimentos orgânicos e de origem comprovada, que facilitam o dia a dia daqueles que buscam um estilo de vida com mais saúde e longevidade”, destaca o executivo.

Certamente, isso tudo se reflete não apenas em novas oportunidades de negócios, mas em uma experiência de consumo mais atenta. Não só para a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis no dia a dia, como um conhecimento maior de marcas e a forma como foram produzidos.

As marcas precisam estra atentas a este comportamento, que une experiência de consumo com informação clara e transparente. Jovens ou não, hoje os consumidores estão mais preocupados com sua saúde e equilibrar trabalho e alimentação saudável certamente seguirá como uma tendência em crescimento acelerado no Brasil.



+ NOTÍCIAS
Brasileiro está mais consciente com uso de cartão de crédito
Plant-based fora de casa: A aposta da NotCo no food service 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]