O brasileiro acredita que faz um uso consciente do cartão de crédito. Desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito e identificar as principais características dos consumidores é uma informação estratégica para compreender como e onde os brasileiros compram. De acordo com a pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro feito pela Serasa, a maioria dos entrevistados utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.
Segundo o levantamento, mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito – e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.
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Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras de supermercado, lojas de varejo e combustível. O uso do cartão de crédito como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.
Como os brasileiros usam o cartão de crédito
A Serasa decidiu investigar a personalidade de uso entre os brasileiros. Para isso, definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como Consumidores Conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Mas 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.
“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”.
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Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.
Conheça os principais perfis de uso de cartão:
Conheça as principais características que formam cada tipo de perfil e descubra qual reflete melhor seus hábitos financeiros. A Serasa e o Buzzfeed se uniram para te ajudar a identificar qual dos 10 perfis tem mais a ver com a sua relação com o crédito. Você pode fazer o teste aqui!
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A Serasa é do bem
Consumidor Consciente
Metódico, planejado e apaixonado por planilhas e organizadores financeiros. Para este perfil de consumidor, o cartão de crédito é uma poderosa ferramenta de gestão, já que está sempre de olho na fatura.
Cuidadoso com o orçamento, busca por zero anuidade, flexibilidade na data de vencimento da fatura e opções de seguro.
Gestor Básico
Crédito é uma necessidade para este perfil, que utiliza o cartão de forma cotidiana como complemento de renda.
Com foco em contas básicas (água, luz e gás), alimentação, remédio, telecomunicações e gastos com moradia (aluguel, condomínio e outras), esse consumidor pode ter de recorrer, muitas vezes, a mais de um cartão para equilibrar o orçamento.
Entre os benefícios buscados por esse usuário, TED ou transações bancárias sem tarifas, bom limite e zero anuidade, são os principais.
Planejador de Sonhos
Crédito está totalmente ligado aos sonhos e objetivos pessoais deste perfil. Fazer uma festa de formatura, mudar de cidade para cursar uma graduação ou pós, comprar um carro de maior valor, reformar um apartamento, casar e outras realizações moldam sua relação com o cartão, que é priorizado nesses momentos de transformação.
O usuário deste perfil busca um limite elástico, que realiza uma análise de crédito grátis para compras pontuais acima dos gastos do dia a dia.
Conectado Zuckerberg
Resolve tudo com um só clique e sabe usar a tecnologia a favor de seu bolso. Tem habilidade para perceber e driblar links suspeitos, pois não perde uma boa oportunidade que chegue pela web ou no aplicativo para usar, com vantagem, o seu cartão de crédito.
Na hora dos benefícios, pode ser considerado um Zuckerberg (Mark, o criador do Facebook), pois gosta de analisar os aplicativos bancários e prefere pagamento por aproximação ou sem cartão físico, a partir do celular, tags, pulseiras e relógios.
Amigo das Compras
Entre boletos e encomendas, este perfil busca por cartões de crédito recheados de ofertas e descontos em lazer, restaurantes, lojas de departamentos, produtos e serviços, especialmente no segmento de entretenimento, beleza e saúde para si e para a família.
Pagar mais barato nos streamings, ganhar a pipoca do cinema, um desconto no procedimento estético e, quem sabe, facilitar a compra do show internacional, chama a atenção deste perfil. Nem sempre prioriza o valor da anuidade, mas não abre mão de um cashback.
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