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Investir em experiência digital é essencial. Mas o que vem depois?

Investir em experiência digital é essencial. Mas o que vem depois?

É indiscutível que as marcas precisam oferecer experiências digitais impecáveis. Mas, depois que alcançam esse patamar, o que devem fazer?

Adaptação e transformação são fatores em que todas as empresas devem investir atualmente para assegurar vantagem competitiva. Mas isso não basta. Para o varejo, o desafio e a oportunidade está em reforçar as habilidades digitais – aproveitando inclusive as lojas físicas que construíram meticulosamente ao longo de décadas. “Os varejistas permanecem conectados com os consumidores utilizando o que chamamos de ‘núcleo digital’, que aproveita o poder dos dados em nuvem e da IA”, defende Cassidy Beadle, diretora de Inovação para Clientes de Varejo da Accenture.

Isso feito, os varejistas podem então concentrar-se na excelência em quatro áreas principais que vão além da simples experiência digital, como explica Gabriella Fox, líder de Inovação no Varejo da Accenture.

Reinvenção para além do básico (sem abandonar o digital)

  1. Buscar e escalar um novo crescimento
    O varejo deve conectar as ofertas ao propósito de uma forma que seja autêntica para a marca e crie novos fluxos de receita
  2. Conectar-se com o cliente
    Para isso, as empresas devem encontrar relevância na vida dos clientes para além do consumo de produtos ou visitas em lojas, inclusive a partir da criação de ofertas e experiências digitais e físicas hiperpersonalizadas
  3. Liberar valor
    Ou seja, aumentando o acesso a habilidades, capacidades, talentos e dados, ampliando a cadeia de valor
  4. Empoderar pessoas
    Significa ter uma proposta de valor atraente para conquistar e reter talentos, além de uma força de trabalho e cultura fluentes e diversificadas

Exemplos de quem vai além da experiência digital

Aimé Leon Dore

A Aimé Leon Dore é uma loja de moda urbana que se destaca por suas colaborações com marcas como New Balance e Porsche, atraindo entusiastas do streetwear. A loja oferece uma experiência única com sua decoração que homenageia a Nova York dos anos 90 e a cultura esportiva. A demanda gera listas de espera até para a entrada mas, ao chegar, o cliente é recebido com um café especial. A Aimé Leon Dore também possui um espaço exclusivo para eventos privados, reforçando seu status como um destino de moda diferenciado.

Coachtopia

Iniciativa da Coach focada em moda circular, foi lançada em lojas nacionais, introduzindo uma linha de produtos criados a partir de materiais reutilizados e resíduos que poderiam acabar em aterros sanitários. Este projeto não só representa uma nova abordagem de consumo, mas também contribui para a redução da pegada de carbono da Coach e apoia a produção sustentável, visando um futuro sem desperdícios. Em destaque, o pop-up de agosto de 2023 no Soho exibiu elementos arquitetônicos que refletem a filosofia “Made Circular” da marca, incluindo luminárias e assentos feitos de sobras de couro da Coach e sinalização produzida com materiais reciclados.

Crate & Barrel

On Running

A On Running está equipando seus clientes e funcionários com os dados necessários para apoiar a seleção do tênis de corrida perfeito por meio de sua tecnologia oculta de análise do ciclo de marcha que compara os principais atributos da corrida com um banco de dados de mais de 52.000 corridas. Há também um scanner de pés invisível personalizado para encontrar o tamanho perfeito do cliente. A loja também funciona como um centro comunitário que hospeda aulas, eventos e clubes de corrida.

Petco Flagship

Pop Up Grocer

Pop Up Grocer reinventa a experiência de supermercado, combinando a diversão de uma boutique com a conveniência de uma loja de alimentos. Com uma seleção rotativa de bebidas, alimentos básicos, produtos agrícolas e secos, os produtos são organizados de maneira única por textura e sabor, como picante, folhados e crocantes. O café da loja traz os produtos à vida, destacando itens como o sando de morango e creme com frutas Oshii. O foco da Pop Up Grocer é a comunidade, criando conexões entre gourmets e fornecedores locais através de ativações de marca mensais. Este espaço não só é um local para reunir e explorar, mas também apoia pequenas empresas e fundadores diversos.

Reformation

Rivian

A Rivian estreou em Nova York, abaixo do High Line, com um espaço chamado “Rivian Spaces“, criado para acolher e educar moradores locais, proprietários de Rivian e potenciais clientes. Os associados da loja possuem amplo conhecimento sobre a tecnologia dos veículos elétricos da marca. A loja oferece áreas interativas, incluindo uma parede informativa sobre carregamento, um mapa mostrando viagens de proprietários da Rivian e uma seção para visualizar opções de personalização dos veículos. Semelhante a um showroom tradicional, os clientes podem examinar os veículos Rivian de perto e realizar test drives. Um espaço similar também foi inaugurado em Williamsburg.

Wegmans

A Wegmans expandiu sua presença em Nova York com uma nova loja em Manhattan, oferecendo uma experiência de compras distinta focada na celebração da comida e das pessoas. Reconhecida como uma marca querida por clientes e funcionários, a Wegmans é frequentemente listada entre as marcas mais amadas e melhores lugares para trabalhar. Este novo local se destaca por seu refeitório impressionante, que oferece uma ampla variedade de refeições premium prontas, representando culinárias de todo o mundo, ideal para os compradores de Nova York. Elevando o conceito de refeitório a um novo patamar de serviço e conveniência, os produtos pré-fabricados são o grande destaque. O segundo andar da loja mantém a tradicional mercearia.



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