As expectativas das diferentes gerações para viagens turísticas em 2024 estão carregadas de otimismo e de ansiedade. Com a gradual recuperação do setor após a pandemia de Covid-19 e os avanços tecnológicos contínuos, as perspectivas de poder viajar para o próximo ano são empolgantes e cheias de possibilidades.
Dos Baby Boomers aos Millennials e à Geração Z, todos estão ansiosos para explorar o mundo de maneiras únicas e significativas, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Hilton. Entenda como cada faixa geracional pretende curtir as viagens em 2024, suas preferências e o que eles levam em conta na hora de escolher um destino.
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Segundo Jason Dorsey, Presidente e Chefe de Pesquisa da Center for Generational Kinetics, o momento atual é perfeito para realizar estudos e pesquisas sobre turismo. “Todas as gerações estão viajando. Esse mix de pessoas em diferentes estágios da vida e com bagagens de experiência distintas geram diversos relatos inspiradores de aventuras e expectativas”, contou.
Motivos para viajar
A pesquisa mostra os motivos mais comuns para os consumidores viajarem, além das preferências de cada geração. A intenção número 1 de todos os respondentes é descansar e recarregar as energias em uma viagem. O grupo que mais se identificou com essa afirmação é a Geração X, somando 68%, seguidos pelos Baby Boomers (67%), Millenials (60%) e Gen Z (55%).
Por incrível que pareça, o investimento número #1 dos viajantes é na qualidade do sono. A Geração Z se mostrou a mais empenhada em realizar mudanças no dia a dia para ter uma melhor noite de sono: 21% têm uma rotina de exercício e 25% evitam álcool antes de dormir.
Quando o assunto é conforto, 18% de todos os entrevistados afirmam que o travesseiro é o objeto central do relaxamento, muitas vezes levando-o na viagem para ter certeza que irão dormir bem. Isso acontece com 23% da Geração Z e 22% dos Millenials.
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Destinos preferidos
Para descansar, muitos consumidores escolhem hotéis ou resorts de luxo que ofereçam experiências diferenciadas de conforto. A Geração Z é a que menos liga para os destinos de resort (56%), enquanto os Baby Boomers (62%) dominam a preferência por eles.
Os destinos dentro de cidades grandes somam 40% de todos os respondentes, sendo o segundo favorito da Gen Z (44%) e os menos queridos pela Gen X (39%). O Hilton separou uma pesquisa que mostra as cidades preferidas dos turistas entre janeiro e junho de 2023:
- Londres
- Miami
- New York
- Orlando
- Tampa
- Paris
- Los Angeles
- Hawaii
- Chicago
- Florida Keys
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O papel da tecnologia nas viagens
A praticidade vale muito para os viajantes, principalmente quando planejam as férias. De acordo com a Trends Global Survey, 80% dos respondentes querem marcar tudo da viagem exclusivamente online. Começando com os Millennials (86%), Gen Z (83%), Gen X (74%) e Baby Boomers (66%). Dentre os serviços preferidos dos consumidores relacionados à viagem, estão: traslado do aeroporto, estacionamento gratuito, carregamento elétrico de automóveis, fechadura digital e pet-friendly.
Os aplicativos que possibilitam que os viajantes tratem tudo pelo celular também são uma comodidade quase essencial. 76% dos participantes respondeu que prefere usar a plataforma mobile enquanto viaja para não ter problemas durante as férias – e isso aumenta quando o assunto é usar celular, notebook e outros eletrônicos dentro dos hotéis. Cerca de 80% acredita que é de máxima importância poder usar streaming, wi-fi e outros serviços tecnológicos sem ter restrições dentro do resort. A Geração Z, claro, é a que lidera essa preferência por acesso ilimitado à tecnologia dentro do ambiente, somando 84%, seguida pelos Millennials (83%), Gen X (79%) e Baby Boomers (69%).
Em meio a essas diferenças, é crucial que a indústria de viagens esteja atenta e adaptável, buscando atender às necessidades e desejos de cada geração. A diversidade de preferências enriquece o mundo das viagens, oferecendo uma ampla gama de opções para os viajantes de todas as idades.
O importante é reconhecer que a paixão por explorar o mundo é uma constante que transcende as gerações, e que cada uma contribui para a evolução e diversidade do turismo global. À medida que o tempo passa, novas gerações assumem o protagonismo, trazendo consigo novas perspectivas e desejos, e assim moldando o futuro das viagens de maneira fascinante e dinâmica.
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