Quem não gosta de receber benefícios, descontos ou recompensas exclusivas ao efetuar uma compra? De olho em fidelizar clientes, empresas utilizam dessa estratégia para atrair ainda mais a atenção dos consumidores. Neste ano, o número de consumidores que priorizam empresas com programas de fidelidade chegou a 85,2%, de acordo com o estudo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização.
Para Paulo Curro, diretor executivo da associação, essa é mais uma demonstração de que os programas de fidelidade “têm se tornado essenciais para aproximar clientes e marcas”, fato já conhecido e disseminado pelos especialistas no mercado. Curro destaca ainda que na atual edição da pesquisa, 83,2% dos respondentes afirmaram que participar de programas de fidelidade é um marco positivo no relacionamento com a marca. “Um reconhecimento importante por parte dos consumidores”, completa.
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A pesquisa revelou que a possibilidade de receber benefícios por compras que já fariam de qualquer forma é o principal motivo pelo qual os brasileiros participam desses programas. Esse dado chamativo foi apontado por 53,8% dos entrevistados, destacando o quanto os consumidores valorizam as vantagens oferecidas por essas iniciativas.
Além disso, 43,4% dos participantes da pesquisa enxergam os programas de fidelidade como uma oportunidade de economizar dinheiro. Para muitos, essa é uma maneira inteligente de fazer o dinheiro render mais, aproveitando as recompensas oferecidas pelas empresas.
Milhas e a realidade dos consumidores
Surpreendentemente, 20% dos entrevistados revelaram que resgatar uma viagem, por exemplo, seria um sonho, sendo essa, a maior motivação de recompensas de programas de fidelidade, como viagens. Esse percentual específico demonstra como esses programas podem ter um impacto significativo na vida dos consumidores, tornando possíveis experiências que antes eram distantes.
Para se ter uma ideia da força do setor de viagens, o número de pontos/milhas emitidos em 2022 chegou a 509,4 bilhões, ficando 61,8% acima do registrado em 2021. Deste montante, 6,35% foram provenientes da compra de passagens aéreas, e 93,65% foram recebidos pelos participantes em compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços.
“A partir desses números, assim como o faturamento bruto das companhias, que cresceu 56,7% na comparação anual, chegando a R$ 9,5 bilhões em 2022, podemos verificar um crescimento real e contínuo desse mercado. Isso demonstra que os programas de fidelidade já fazem parte da realidade dos consumidores brasileiros, que buscam cada vez mais possibilidades de ter vantagens em todas suas compras”, explica Paulo Curro.
Outro aspecto interessante da pesquisa é que 16,4% dos entrevistados afirmaram que não participar de programas de fidelidade significaria perder dinheiro. Isso indica que muitos consumidores estão cientes do potencial de economia e ganhos financeiros oferecidos por essas iniciativas e não querem ficar de fora.
Atendimento é diferencial
Além dos benefícios financeiros, os consumidores também valorizam o tratamento diferenciado oferecido pelas marcas por meio desses programas. Para 8,8% dos entrevistados, receber uma melhor experiência de compra e mais benefícios é um fator motivador para sua participação em programas de fidelidade. Isso inclui desde atendimento personalizado até descontos exclusivos e recompensas especiais.
Por último, mas não menos importante, 7% dos entrevistados destacaram que um dos principais motivos para participar de programas de fidelidade é ter acesso aos produtos primeira em mão, antes dos outros consumidores. Essa exclusividade é apreciada por aqueles que desejam estar na vanguarda das novidades do mercado.
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