Os marketplaces têm se mostrado um dos principais motores do empreendedorismo, uma vez que são acessíveis e eficazes para que novos negócios surjam. Essas plataformas facilitam a entrada de pequenos e médios empreendedores no mercado ao oferecer uma infraestrutura já estabelecida, que inclui uma base ampla de consumidores, sistemas de pagamentos e ferramentas de marketing. Com a redução de barreiras logísticas e operacionais, os marketplaces permitem que empreendedores de diferentes setores e regiões expandam seu alcance, escalem suas operações e inovem em seus segmentos.
Nesse cenário, a Shopee realizou um estudo com lojistas brasileiros para avaliar o impacto da plataforma em seus negócios. Os resultados mostraram que as empresas participantes geram empregos para 1,3 milhão de pessoas no país, sendo que 25% desse total trabalham exclusivamente para atender às vendas na plataforma.
“Em 2024, completamos quatro anos desde que os vendedores brasileiros começaram a vender na Shopee“, comenta Felipe Lima, head de desenvolvimento de negócios na Shopee. “Neste curto período, já transformamos a vida de milhões de pessoas que vendem em nosso marketplace e em todo o ecossistema ao redor deles. Vamos continuar a contribuir para que ainda mais brasileiros possam criar e alavancar os seus negócios no e-commerce”.
3 milhões de lojistas brasileiros
Feita com o apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a pesquisa mostra que a empresa tem atuado como porta de entrada para a digitalização e crescimento dos empreendedores nacionais. “Os resultados mostram que os marketplaces são poderosas ferramentas para o empreendedorismo no Brasil e a Shopee tem contribuído para essa inclusão digital do pequeno empreendedor”, pontua Maurício Salvador, presidente da ABComm.
Atualmente, a plataforma conta com mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados, sendo que 90% das vendas são de vendedores locais. Entre os entrevistados, um em cada três encontrou no marketplace sua primeira oportunidade de vender online, e 40% expandiram suas operações após começar a usar a plataforma. Os dados mostram também que a Shopee é a principal fonte de renda para cerca de 30% dos vendedores e representa a maior fatia do faturamento para 35% dos negócios locais.
Os números causam impacto direto na economia local. Além disso, as vendas abrangem a cadeia produtiva nacional, uma vez que mais de 80% dos entrevistados afirmaram vender produtos fabricados no Brasil. “Somos uma plataforma de brasileiros para brasileiros. Nosso foco é apoiar a economia no país e oferecer recursos para que os empreendedores possam crescer e prosperar online, causando um impacto positivo não apenas em seus negócios, mas também em suas comunidades”, explica Lima.
Quem é o empreendedor brasileiro na Shopee?
Entre os objetivos da pesquisa, estava entender o perfil dos empreendedores da plataforma. Com o levantamento de dados, foi possível notar que mais de 40% dos donos de negócios possuem curso superior. Já uma quantidade superior a 65% vendem apenas de forma online e outros mais de 60% empreendem há menos de três anos.
Além disso, 80% das pessoas que usam o marketplace para empreender afirmam ter realizado uma grande conquista ao começar com o empreendimento online, como comprar ou reformar um imóvel, ou investir em educação. Ainda segundo o levantamento, um a cada três lojistas conseguiu guardar ou investir parte da renda, dando um passo rumo à independência financeira.
Outro ponto revelado pela pesquisa mostra que as mulheres empreendedoras têm se destacado na plataforma. Elas são mais de 50% dos lojistas com vendas nos últimos 12 meses. A pesquisa revela que mais de 30% delas iniciaram seu empreendimento através da Shopee.
Além disso, outro estudo da plataforma já havia apontado um crescimento anual médio de 45% no número de novas vendedoras. O perfil das lojistas mostra que mais de 65% têm entre 25 e 44 anos, indicando uma tendência de maior maturidade entre as mulheres que abrem seus negócios.
Esse mesmo estudo anterior havia destacado ainda a descentralização do empreendedorismo no Brasil através da Shopee. As cinco cidades com mais mulheres vendendo na plataforma incluem apenas duas capitais: São Paulo lidera, seguida pelo Rio de Janeiro. Franca ocupa o terceiro lugar, Guarulhos o quarto, ambas no estado de São Paulo, e Nova Serrana, em Minas Gerais, está em quinto.
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