Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça as melhores práticas para engajamento de colaboradores

Conheça as melhores práticas para engajamento de colaboradores

Para gerar maior satisfação no trabalho, iniciativas de companhias incluem pacotes de benefícios personalizados e apoio à saúde mental.

Há quem diga que benefícios corporativos são sinônimo de felicidade. Não só porque o sentimento valida o direito à alimentação, uma das maiores conquistas dos trabalhadores brasileiros, mas também porque há uma ligação direta com família, relações sociais, almoço com colegas de trabalho em um restaurante mais descolado. Quem nunca se empolgou com a frase “o vale-refeição caiu”? 

É muito comum os profissionais de RH batalharem por benefícios com valores mais altos. Eles estão certos, pois sabem que esse é um dos itens do pacote de remuneração que mais geram satisfação e engajamento de colaboradores

A equação é bem interessante: quanto mais o negócio gera resultados, melhores são os pacotes de benefícios oferecidos aos profissionais; e quanto melhores forem os pacotes de benefícios oferecidos aos profissionais, maior o retorno no pacote de remuneração total.

“Vamos imaginar uma indústria que supera suas metas de vendas. Consequentemente, produz mais e melhor e gera mais lucro. Parte dos lucros são revertidos para melhorar o pacote de benefícios. Esse engajamento se traduz em vendas melhores, campanhas de marketing melhores, contratações ampliadas, novas posições na produção. Torna-se um ciclo de sucesso onde todos ganham”, afirma Luiz Louzada, Diretor Comercial Corporate da Pluxee no Brasil.

É claro que há uma expectativa, por parte dos trabalhadores, de que o pacote de benefícios oferecido pela empresa acompanhe as transformações do mercado e da sociedade. A satisfação dos funcionários nunca esteve tão evidenciada como nas últimas décadas. Muitas oportunidades, como flexibilidade de benefícios, mobilidade, pacotes para trabalhos híbridos, reconhecimento, entre outros, se tornaram pontos centrais de discussão e adaptação dentro das organizações.

“Entretanto, antes de definir o pacote de benefícios, é fundamental identificar o perfil do time e mapear as suas reais necessidades, que podem variar dependendo da força de trabalho. Um dos caminhos que abrem portas para solucionar quase tudo dentro de uma corporação é ouvir os colaboradores. Com as demandas em mente, o gestor tem mais facilidade para definir os benefícios ideais para o público interno”, explica o executivo.

Como alcançar o engajamento de colaboradores     

De acordo com Luiz Louzada, o mercado de trabalho está em constante transformação, assim como os desejos dos colaboradores. Hoje, o olhar humanizado e o entendimento de que a vida profissional e pessoal não se separam já é algo muito disseminado entre as empresas e, cada vez mais, os trabalhadores querem ser vistos e valorizados como indivíduos.

“O engajamento no trabalho também está ligado às questões pessoais, reforçando a importância do interesse genuíno das empresas nas reais necessidades de seus profissionais. Cabe a elas apoiá-los com seus objetivos, ajudá-los em seus desafios, celebrar suas conquistas e valorizar seu trabalho”, diz. “É fundamental que toda a liderança das organizações mantenha uma escuta ativa aos desejos de seus colaboradores, assim como dores e anseios. Só assim é possível entregar a melhor solução e manter os profissionais realizados e engajados”. 

Empresas e funcionários só tendem a ganhar

Colaboradores engajados produzem mais, vendem mais, são mais criativos em suas entregas, proativos para oferecer o melhor trabalho e solução, resilientes com as adversidades e até buscam investir em seus conhecimentos para aprimorá-los. Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

“O engajamento está diretamente ligado à satisfação no trabalho, o que aumenta a retenção de talentos e, inclusive, os torna defensores ou embaixadores da empresa, propagando-a positivamente e colaborando para a marca empregadora”, reforça Luiz Louzada. 

E para os colaboradores, quais os pontos positivos? O engajamento do trabalhador pode levar ao crescimento profissional, a melhores resultados e aprendizados, atingimento rápido de metas e, por isso, maior visibilidade dentro da empresa.

Ademais, com esse aumento do rendimento, os lucros da organização podem ser revertidos em melhorias no pacote de benefícios e/ou remuneração, sendo um ciclo que favorece a todos. “Este engajamento também está diretamente relacionado à felicidade. Um colaborador feliz é um colaborador engajado e vice-versa”, frisa. 

Benefícios em constante evolução

O setor de benefícios é diretamente impactado pela evolução do mercado de trabalho. Basta avaliar os últimos anos, em que formatos de trabalho foram consolidados. 

Aliás, o cuidado com a saúde mental do profissional já se tornou um dos benefícios com maior aderência e que mais agregam vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa. Na última década houve uma aceleração na procura de serviços que proporcionassem aos colaboradores um complemento voltado à saúde mental. O trabalho e a vida pessoal estão totalmente interligados e exercem impactos positivos e negativos um sobre o outro.

Por exemplo, uma pessoa que passa por um problema financeiro na família. Mesmo que saiba lidar com isso, o tema pode afetar o seu desempenho profissional. 

“Quem nunca teve uma questão pessoal que interferiu no trabalho? Somos seres humanos e, em algum momento, vamos precisar de ajuda para equilibrar tudo. Os RHs já se atentaram a isso e passaram a buscar serviços que auxiliem seus profissionais ao mesmo tempo em que mantém o sigilo necessário para tratar o tema”, comenta Luiz Louzada.

E falando em isolamento social, a revolução nos modelos de trabalho, principalmente na adesão aos formatos híbrido e remoto, provocou mudanças rápidas e sólidas nos tipos de benefícios oferecidos aos colaboradores. Novas opções surgiram, como benefícios voltados a home office, mobilidade e premiações.

Uma recente pesquisa da Pluxee que apontou que 95% dos trabalhadores acreditam ser importante contar com um benefício de auxílio home office quando o trabalho é híbrido, totalmente home office e anywhere office. A constatação confirma que um bom pacote de benefícios tem mais valor percebido e real do que a remuneração propriamente dita, além de ser determinante na busca por novos desafios.  

Satisfação é sinônimo de produtividade     

Mais do que engajamento de colaboradores, muito se fala hoje sobre a felicidade no trabalho, advinda do bem-estar, da saúde e em valorizar o que realmente importa para os funcionários. 

Em um país que ocupa o quinto lugar no ranking mundial da depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o assunto está e deve ser cada vez mais disseminado e cabe às empresas tornar o conceito uma realidade.

Tão importante para a saúde do negócio quanto o engajamento é a felicidade do trabalhador. De acordo com o Wall Street Journal, colaboradores felizes tiram dez vezes menos dias de descanso por doenças. 

Já um outro estudo realizado pela Universidade de Oxford chegou à conclusão de que os trabalhadores são 13% mais produtivos quando estão felizes.

“Ao entender que as empresas são formadas por pessoas, chegamos à conclusão de que cuidar de seus colaboradores é o melhor negócio”, finaliza Luiz Louzada.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]