Pesquisar
Close this search box.
/
/
Claudia Storch, da Pluxee, quer tornar a marca referência em benefícios no Brasil

Claudia Storch, da Pluxee, quer tornar a marca referência em benefícios no Brasil

A nova diretora de CX da Pluxee Brasil revela como está avançando o CX da marca para um mercado de benefícios que passa por grandes transformações

O mercado de benefícios corporativos no Brasil é um dos mais aquecidos nos últimos anos. Após a pandemia, mudanças na forma de trabalho criaram desafios e novas oportunidades para que serviços e soluções surgissem e pudessem acompanhar uma maior digitalização e um novo olhar para o bem-estar dos colaboradores.

O reconhecimento da importância de novos canais de relacionamento, redesenho de plataformas e usabilidade dos produtos, além da necessidade de uma cultura de benefícios mais flexíveis, tudo isso tem levado empresas e o setor a um novo processo de construção de valor.

Na linha de frente de todas essas mudanças está Claudia Storch, a nova diretora executiva de Operações e Experiência dos Clientes da Pluxee Brasil (antiga Sodexo), umas das companhias mais expressivas do mercado. Com 14 anos de experiência profissional e com passagens por empresas como Philips, Nielsen, Uber e iFood, Claudia percebe que no setor de benefícios “todas as ações hoje priorizam uma maior proximidade com o cliente”.

Leia mais: Empatia empresarial: abordagem sensível combina com estratégia

Nesse sentido, Claudia Storch afirma que a Pluxee está atenta a todas a inovações e tendências e que o trabalho da marca é ser referência no Brasil. “Trabalhamos para ser a referência global para empresas, instituições públicas, estabelecimentos, consumidores e talentos que procuram o melhor parceiro em benefícios e incentivos. Temos a ambição de liderar o setor em Responsabilidade Social Empresarial e estamos comprometidos em promover escolhas responsáveis e sustentáveis que atendam melhor às necessidades da sociedade”, frisa Claudia.

No Brasil, seis milhões de pessoas usam todos os dias os serviços personalizados da Pluxee. São mais de 140 mil clientes, 2.2 milhões de estabelecimentos e uma rede credenciada com mais de 650 mil parceiros em alimentação e refeição.

Em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno, Claudia Storch fala sobre este mercado em crescimento e, claro, do novo momento da Pluxee e também traz em detalhes as novas soluções que a marca aporta para o Brasil.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Brasil: expectativas por mais opções de benefícios

CM – Como é informar e trabalhar uma nova marca no mercado de benefícios?

Claudia Storch – O mercado de benefícios vem evoluindo muito nos últimos anos. A nova marca faz parte do roteiro estratégico anunciado em novembro de 2022 e nos prepara para o spin off divulgado pelo Grupo Sodexo em abril deste ano. Como parte do nosso programa de aceleração e crescimento em um ambiente cada vez mais desafiador e competitivo, fazia muito sentido buscarmos por uma nova marca, mais moderna e significativa para nossos públicos, que refletisse melhor nossa visão, ambição, posicionamento e nos destacasse por quem somos e o que queremos ser no futuro.  O Brasil foi o primeiro do grupo a implementar a marca Pluxee, que chegará de forma gradativa aos demais 30 países onde a Sodexo Benefícios e Incentivos atua.  

CM – O que essa mudança traz em termos de oportunidades e desafios para a área de CX da Pluxee?

Claudia Storch – Na perspectiva de CX, seguimos tendo os clientes no centro de tudo que fazemos e agora com mais oportunidades de ficarmos ainda mais próximos dos consumidores, com reforço dos principais atributos da marca, como inovação, praticidade e segurança. Mas, como qualquer mudança, temos também alguns desafios. O principal, certamente, é fazer com que toda essa evolução de marca, em termos de reconhecimento ou de canais, seja a mais sutil possível para os usuários, sem gerar impactos nas plataformas e na usabilidade dos produtos. Até aqui, temos feito um excelente trabalho, que envolve muitas pessoas de diferentes áreas, sempre se colocando no lugar dos clientes e priorizando uma experiência mais fluida.

CM – Nos últimos anos (sobretudo no período pandêmico e pós-pandemia) observamos algumas mudanças nos processos das empresas com modelos de trabalho home-office, trabalho híbrido entre outros. Como isso tem impactado uma empresa de benefícios?

Claudia Storch – A pandemia e o período posterior, que vivemos agora, trouxeram o desejo por benefícios que vão além dos já tradicionais que conhecemos no mercado e isso segue em constante transformação. Os modelos de trabalho em home office e híbrido trouxeram uma mudança de rotina dos colaboradores. A busca por uma alimentação saudável se destacou e é uma oportunidade para os estabelecimentos explorarem e conquistarem mais clientes. Observamos também expectativas por mais opções de benefícios de saúde, bem-estar e equilíbrio, bem como a saúde mental. Há um mundo de oportunidades e a áreas de recursos humanos devem se aproximar cada vez mais dos seus colaboradores, conhecendo seus desejos e necessidades e, sempre que possível, personalizando os benefícios e criando uma experiência positiva.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

CM – Ainda sobre Employee Experience, como é criar produtos e benefícios para uma nova geração de colaboradores?

Claudia Storch, diretora-executiva de Operações e Experiência dos Clientes da Pluxee Brasil
Claudia Storch, diretora-executiva de Operações e Experiência dos Clientes da Pluxee Brasil. (Foto: Divulgação)

Claudia Storch – Assim como surgem novas gerações de colaboradores e novas necessidades, é preciso que o mercado evolua para seguir acompanhando as principais demandas, equilibrando a oferta de soluções para atender todos os colaboradores.

No que diz respeito especificamente às novas gerações, junto com a marca Pluxee, chegam também novas possibilidades mais digitais e inovadoras – o que caminha lado a lado com a nossa personalidade e onde queremos estar. O nosso portfólio apoia os desafios corporativos em gestão e engajamento de pessoas e supera as expectativas de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

Junto com a nossa nova marca, lançamos um cartão único com 7 carteiras digitais de benefícios: refeição, alimentação, educação, home office, mobilidade, saúde e bem-estar e gift. A solução já vem com tecnologia contactless para pagamentos por aproximação. Funcionalidade, aliás, em que fomos os pioneiros no setor a adotar, enquanto Sodexo Benefícios e Incentivos.  

Com esse novo cartão, as empresas clientes da Pluxee podem oferecer benefícios e experiências personalizados aos colaboradores em um só cartão. Sabemos que a automação dos processos é um dos principais desafios do RH e o cartão Pluxee com 7 carteiras digitais oferece eficiência operacional e economia, ao unificar a plataforma de gestão, garantindo a otimização de tempo, de custos e de forma mais sustentável. Para os colaboradores, especialmente dessa nova geração, ter um cartão único e digital garante segurança e praticidade, além de aumentar a liberdade e o poder de compra, já que é aceito em uma ampla rede credenciada.

CM – De que forma a tecnologia tem auxiliado a Pluxee a tornar seus produtos e serviços facilmente acessíveis?

Claudia Storch – A Pluxee investe continuamente em melhorias, manutenção e desenvolvimento de plataformas, aplicativos e serviços. Isso faz com que a empresa avance cada vez mais em termos de digitalização e continue atendendo às necessidades e expectativas dos clientes.  Isso é uma prioridade na companhia, que vai investir a cada ano, até 2025, 10% de sua receita em tecnologia, além de contratar 1.000 talentos, principalmente em digital e tecnologia.

Em setembro, por exemplo, iniciamos a atualização automática do nosso app, que migrou de Sodexo para Pluxee. Além da identidade visual renovada, os usuários agora contam com um app mais intuitivo e com melhor navegabilidade. O app disponibiliza diversos serviços, como consulta de saldo, alteração de senha, bloqueio/desbloqueio do cartão, busca por estabelecimentos e controle de gastos, além de datas de atualização do crédito. A atualização é automática e está sendo feita gradualmente em todos os dispositivos em que o aplicativo está instalado.

Temos um índice de satisfação 97,1% junto aos nossos clientes, ou seja, somos a marca preferida das empresas que buscam uma experiência mais ampla e digital para seus colaboradores. Seguiremos ofertando soluções eficazes, sustentáveis e multibenefícios. Temos um time empenhado que busca incansavelmente por novidades e tendências para aumentar o engajamento dos trabalhadores. 

“Em uma recente pesquisa feita pela Pluxee, descobrimos que 2023 é considerado como o pior ano em relação à situação financeira
para 21% dos trabalhadores brasileiros ouvidos. Essa situação reflete diretamente na saúde mental dos profissionais”

CM – A questão da saúde mental dos colaboradores tem ganhado mais atenção hoje. Há novidades da Pluxee para as empresas trabalharem esse tema importante com seus times?

Claudia Storch – Sim, é muito importante que as empresas estejam atentas a saúde mental dos colaboradores, bem como disponibilizar aos colaboradores atendimento e apoio especializado. A Pluxee oferece diversas soluções de bem-estar e saúde, com destaque para o Apoio Pass, um benefício de suporte financeiro, jurídico, social e psicológico, com atendimento 24 horas, sete dias por semana e extensível também aos familiares.

Em uma recente pesquisa feita pela Pluxee, descobrimos que 2023 é considerado como o pior ano em relação à situação financeira para 21% dos trabalhadores brasileiros ouvidos. Essa situação reflete diretamente na saúde mental dos profissionais e mais: 71% deles dizem sentir um reflexo negativo no seu desempenho profissional; 57% disseram se sentir desmotivados para o trabalho e 45% alegaram falta de concentração. Ou seja, os problemas financeiros acabam gerando desequilíbrio na saúde mental e consequente perda na qualidade das entregas, erros constantes e queda de rendimento do profissional. Uma coisa leva à outra.

Quando olhamos para o cenário macro, uma pesquisa de abril da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta 78,3% de famílias brasileiras endividadas. As empresas devem olhar com cuidado para o colaborador e disponibilizar recursos que o auxiliem na gestão da renda, como orientação especializada.

Voltando à pesquisa da Pluxee, os próprios entrevistados afirmaram que as empresas poderiam auxiliá-los com cursos de educação financeira (53,17%) e benefícios de apoio, orientação financeira, jurídica e acompanhamento psicológico (50,27%). Falando especificamente do serviço de apoio psicológico, o Apoio Pass registrou um aumento de quase 31% na utilização em 2023. A ansiedade foi a queixa principal dos atendimentos.

“Uma tendência que veio para ficar é a busca por aquilo que verdadeiramente importa e o equilíbrio entre carreira e vida pessoal.
É uma característica latente nas gerações mais novas, mas que já contagiou profissionais de todas as faixas etárias”

CM – O que podemos esperar de melhorias para o setor de benefícios nos próximos anos?

Claudia Storch – As relações de trabalho estão mudando, os trabalhadores têm desejos e necessidades diferentes, bem como novos ciclos, baseados principalmente em satisfação e reconhecimento. Manter uma equipe motivada e reter talentos são desafios constantes das organizações, que devem investir atenção especial aos aspectos que causam a rotatividade.

Uma tendência que veio para ficar é a busca por aquilo que verdadeiramente importa e o equilíbrio entre carreira e vida pessoal. É uma característica latente nas gerações mais novas, mas que já contagiou profissionais de todas as faixas etárias. Com isso, o mercado de trabalho vem evoluindo ao oferecer ambientes mais saudáveis, formatos de trabalho flexíveis, escuta ativa, aderência a cultura e valores da empresa, mais autonomia e a possibilidade de personalização dos benefícios.

O setor de benefícios evolui paralelamente, buscando oferecer produtos e serviços que tragam a melhor experiência para o usuário. Nos próximos anos, podemos esperar maior presença das enormes possibilidades de uso da Inteligência Artificial no setor de benefícios, trazendo melhorias em inovação de produtos e no atendimento ao cliente.

Conheça o Mundo do CX

Pesquisa Pluxee e a importância do auxílio home office

Claudia Storch também destacou um trabalho realizado pela Pluxee para entender de maneira mais aprofundada o cenário de benefícios e trabalho remoto. A Pluxee realizou uma pesquisa, em 2022, que destacou a importância do auxílio home office para trabalhadores.

Dos entrevistados, 23% defendem a ideia quando o trabalho é híbrido; 43% quando é 100% home office; e 29% no modelo anywhere office. A pesquisa também demonstrou a preferência dos trabalhadores quanto aos formatos totalmente virtuais ou híbridos: 58%.

Apesar do benefício ser considerado importante para os entrevistados, ele ainda não é uma realidade para a maioria dos trabalhadores. A pesquisa apontou que apenas 6% dos participantes, de fato, recebem o benefício. “Isso demonstra que as empresas devem se atentar às principais necessidades de seus trabalhadores ao fornecer os benefícios e cuidar para apoiar sua performance em qualquer modelo de trabalho”, ressalta a executiva.

Para Claudia Storch, além de construir um ambiente mais saudável para se trabalhar, esse auxílio pode resultar no aumento da satisfação do colaborador com a empresa, maior engajamento e na retenção de talentos.



+ NOTÍCIAS
Experiência do cliente acontece antes da decisão de compra
Ferramentas e estratégias para driblar desafios do varejo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]