Em parceria com a empresa sueca MyNewsDesk, a agência Imagem Corporativa produziu a pesquisa ?Salas de Imprensa no Brasil?, descrevendo de que forma as 100 maiores empresas brasileiras fazem sua comunicação no meio online.
O estudo analisou critérios como localização, frequência na atualização de conteúdo e busca de informações, se a sala de imprensa é usada apenas para jornalistas ou se há outros públicos, se há recursos multimídia e se a empresa organiza e arquiva suas informações na guia.
As campeãs de atualização foram a Caixa Econômica Federal (75 textos por mês), Grupo Pão de Açúcar (72) e Petrobrás (57). No entanto, estas três são exceção. A frequência média de postagens entre as 100 companhias pesquisadas foi baixa: pouco mais de cinco por mês.
Além do mais, quase metade (44%) postam menos de uma atualização por mês; 23% o fazem de uma a três vezes e 29% atualizam uma vez por semana. Em apenas 4% das empresas a atualização é diária.
As informações institucionais também ficam desatualizadas em 84% dos casos. No quesito multimídia, a situação não melhora muito: somente 28% delas possuem biblioteca de imagens (somente 19% em alta resolução) e 27% disponibilizam vídeos.
Uma das conclusões gerais é que ?há ainda uma cultura mais voltada aos press releases do que conteúdos capazes de influenciar a percepção geral da empresa junto ao público?.
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