/
/
Você sabe usar bem suas redes sociais?

Você sabe usar bem suas redes sociais?

?Não importa quantos canais você tem para interagir, o que importa é se você tem os canais corretos?

Na edição deste ano do Brazilian Retail Week, o Vertical Manager Global Research and Development da Teleperformance, Craig Marshall Hammond, falou sobre o perfil do consumidor de varejo pelo mundo. Hábitos, preferências e formas de interação e relacionamento com clientes de diferentes perfis e gerações.

E também sobre a mais recente evolução na indústria do varejo: o Amazon Fire Phone. Ele permite escanear objetos e tem efeitos 3D. Mas será que a indústria está pronta para um dispositivo como esse, que vai levar a um relacionamento mais abrangente?

Para entender melhor o perfil do consumidor, a Teleperformance criou o primeiro laboratório de experiência dos clientes: o CX Lab, que fica em Lisboa, Portugal. Devido àlocalização, a equipe global consegue fazer o projeto em 26 idiomas diferentes.

O primeiro estudo foi sobre varejo eletrônico: como ajudar os clientes a navegarem por este meio que muda o tempo todo? A pesquisa foi realizada em cinco países, Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido.

?71% das empresas que estudamos têm sites acessíveis por dispositivo móvel. A resposta para se a indústria está pronta: talvez não. Foram estudadas três gerações diferentes, baby boomers, X e Y, para saber qual o meio de interação de preferência dos consumidores. Talvez você se surpreenda: e-mail é o meio de comunicação preferido. Além deste, as gerações mais jovens preferem interações mais rápidas, como chats.

Quando a pesquisa analisou as empresas, o estudo mostrou que os canais de comunicação mais oferecidos são e-mail, redes sociais, telefone e carta ? porém, esta última nem aparece entre as citações dos clientes. O chat, por sua vez, é oferecido por 40% dos varejistas, mas está em terceiro lugar na preferencia dos clientes. Encontra-se aí uma grande divergência.

?Digamos que um cliente esta no seu site olhando um vestido para comprar. Ter um chat possibilita ao funcionário oferecer ajuda ao cliente em tempo real, enquanto ele estiver online?, comenta Craig.

Varejo e as mídias sociais

A mídia social cresce em relevância e demanda. Várias empresas têm duas páginas no Twitter. ?A ideia é criativa e esperta, mas não está sendo usada na sua capacidade plena. Flickr, Tumblr e Instagram estão crescendo em suas popularidades e sendo usadas como oferta de retenção e fidelidade dos clientes?, explica Craig.

De todas as plataformas oferecidas, a média usada pelas empresas é seis. E constatou-se que o Twitter é chave de estratégia social, usado por 86% das postagens de varejo eletrônico no Reino Unido, 54% no Brasil e 51% nos Estados Unidos.

?São clientes ansiosos, que querem respostas nas redes sociais em menos de duas horas. Lembre-se disso, porque o tempo médio de respostas no Twitter é de trinta horas. Brasil, Reino Unido e Estados Unidos estão bem abaixo desta média. O fato é que no RU a utilização dessas duas horas é realmente usada?, pontua Craig.

No caso do Facebook, as respostas acontecem, em média, em 11.9 horas no Brasil. Três vezes mais rápido que o Twitter. Entretanto há muito espaço para melhoria.

Todos sabem que varejo é marca e ela precisa passar confiança. Se a resposta ao consumidor ocorrer dentro de um período positivo, sem dúvida o engajamento do cliente afeta sua marca.

Posts em mídias sociais ? sentimento

No Brasil, 41% dos posts estudados são negativos, 37% são neutros e 21% positivos. Nos cinco países estudados, a média positiva é de 34%.

As postagens mais comuns têm a ver com preço, compra, reputação e analise de marca. Quase metade das postagens têm relação com a satisfação do cliente.

?Você deve ser confiável e consistente em suas respostas?, afirma Craig. Ao telefone, só em 30% das vezes as respostas eram consistentes; e-mail, 50%. A análise de consistência de todos os canais, nos estados Unidos, é de 36%. ?Considere a satisfação do cliente como receita?, acrescenta.

O engajamento do cliente não é custo, é investimento que resulta em receita maior e lucro.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]