Reduzir o atrito na experiência de compra é uma das maiores preocupações das empresas ao que se refere à jornada do cliente. Nos supermercados, um dos maiores pontos de fricção é a fila do caixa – irremediavelmente, em algum momento ela acontece e os consumidores tendem a ficar impacientes. Uma empresa brasileira busca reduzir a dor a partir da ferramenta mais utilizada nesses ambientes: o carrinho de compras.
Desenvolvido pela Nextop, empresa de soluções tecnológicas para o varejo, o Smart Cart Nextop é um carrinho inteligente que permite que o cliente tenha toda a experiência de compra sem precisar passar em um caixa em si. Basicamente, só é preciso pegar os produtos e realizar o pagamento ao final.
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O carrinho é equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner, que lê o código de barras do produto selecionado, confirma a quantidade de unidades desejadas e indica o valor. Se houver desistência de algum item, basta devolver e excluir manualmente na listinha disponibilizada na tela digital.
Para finalizar a compra, o consumidor realiza o pagamento via cartão de débito ou crédito no próprio carrinho e deixa o estabelecimento por uma faixa exclusiva destinada aos usuários Smart Cart Nextop (instalada previamente pelo mercado em questão). O projeto foi apresentado na Convenção da ABRAS 2021 (Associação Brasileira de Supermercados).
Na visão da empresa, tanto a praticidade como a segurança do projeto chamam a atenção. Levando em consideração a realidade imposta pela pandemia, por exemplo, o cliente realiza as compras sem a necessidade de interação direta com outras pessoas. A falta de etiquetas de preços nas gôndolas, problema comum que, por vezes, irrita o consumidor, também é facilmente contornado com a utilização do leitor de código de barras do carrinho.
Para as varejistas, a segurança também é garantida. O carrinho digital é equipado com câmeras que utilizam visão computacional e inteligência artificial, que previnem perdas e corrigem possíveis erros dos usuários na hora da compra dos produtos.
Tendência
A empresa destaca que a solução acompanha a crescente adesão ao autoatendimento em diversos segmentos, principalmente no varejo. Diversas redes passaram a adotar os pontos de autoatendimento digitais, oferecidos junto ao caixa tradicional. O carrinho inteligente seria uma adaptação a mais, focada na praticidade, já que o cliente finaliza a compra independentemente de onde estiver na loja.
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A inspiração veio de fora. “Com tecnologia de ponta e 100% nacional, o carrinho inteligente é uma reação brasileira à Amazon, que lançou o Dash Cart em 2020, um carrinho também com funcionalidades, utilizado apenas nas lojas próprias da gigante americana”, conta Juliano Camargo, CEO da Nextop. A norte-americana Caper também desenvolveu um carrinho parecido, com os meios de pagamento instalados diretamente em seu design.
A expectativa é que o projeto seja bem recebido pelas redes. Atualmente, o carrinho inteligente está em fase de testes, com 12 unidades em processo de validação em um supermercado localizado em Campinas, interior de São Paulo.
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