Pesquisar
Close this search box.
/
/
Disney investe em experiência online para festas

Disney investe em experiência online para festas

Disney Festas quer oferecer uma experiência completa para festas infantis e pretende expandir portifólio hospedado na Kalunga

Um e-commerce exclusivo e licenciado com produtos originais. Pela primeira vez no mundo a Walt Disney Company lança uma plataforma de produtos para comemorações: Disney Festas. Em parceria com a Kalunga, que hospeda o e-commerce, a Disney passa a oferecer – pela primeira vez no mundo, e o escolhido foi o Brasil – soluções completas para aniversários e outras celebrações, atendendo à todas as fases de planejamento de um evento: inspiração, organização e celebração.

O objetivo é oferecer uma experiência diferenciada, com praticidade para os consumidores e os aniversariantes, reunindo diversas opções de produtos licenciados das franquias da Disney, Pixar e Marvel.

disney festas consumidor moderno

Experiência Disney

O varejo de festas é muito fragmentado no mercado brasileiro como um todo. Apesar de serem especialistas na categoria, são muito deficitários no segmento, na constituição da licença, pontua Caio Rinaldi, diretor de varejo da Disney para a América Latina. “Uma festa de aniversário decorada é uma composição de 15, 20 fornecedores distintos, queremos oferecer a expertise de achar tudo num lugar só”.

Ele exemplifica o diferencial da Disney Festas com uma experiência pessoal. “Vivi uma experiência de fazer uma festa para meu próprio filho e tive que correr em seis lojas distintas de festas para achar um tema genérico – ele queria uma festa de polícia, um tema genérico. Isso me deu um insight de pensar como poderíamos entregar para o consumidor uma solução mais adequada”.

Se o consumidor assiste o filme do Homem-Aranha e ele quer que a festa de aniversário seja do Homem-Aranha, queremos colocar tudo em um lugar só e fazer com que o consumidor enxergue a Kalunga como um destino para a compra aqui.

Leia mais:
Azul e Disney lançam nova aeronave da frota mágica

Brasileiro adora festa

A Disney fez uma pesquisa nos principais países que consomem produtos de festas, e identificou que o Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo para artigos de festas. “Olhando os outros mercados, não existe hoje um lugar onde tivesse a celebração de festas Disney num lugar só. Somos muito pioneiros nisso em todo o planeta e estamos buscando justamente criar um destino para o consumidor”, justifica Rinaldi.

O nicho de festa é visto como uma oportunidade de negócio, de explorar o segmento de uma forma mais estruturada. “E o brasileiro faz festa o tempo todo, é o mês-versário, é o aniversário, tem datas das mais diversas. Por isso começamos com a celebração da festa infantil, mas queremos seguir para outros patamares, celebração de adultos, chá de revelação. Tudo isso a gente quer que seja Disney. Queremos estar com o consumidor que vai crescendo com a marca”, aponta o executivo.

“Quando lançamos um produto novo – desde o trailer – tagueamos o que o consumidor está buscando daquela franquia, que tipo de produto, seja a fantasia, a coração, o presente, e mapeamos essa jornada do momento do lançamento para entender quais categorias têm que estar na plataforma para entregar uma solução mais completa pro consumidor”.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Disney Festas: parceria com Kalunga no e-commerce

A decisão de fazer uma parceria com a Kalunga em vez de abrir um e-commerce próprio se deve à falta de expertise com varejo proprietário na América Latina, onde a Disney não tem nenhuma operação vertical de varejo.

“Mais do que proprietário de produtos, somos licenciadores de produtos, ao contrário de outros territórios, como Europa e América do Norte. Por isso decidimos começar esse projeto nos associando a parceiros que sejam referências no segmento que atuam e que possam justamente levar essa experiência da nossa marca mais próxima do consumidor de uma maneira mais segura para proteger a marca e a experiência do consumidor”, explica Caio Rinaldi.

A loja digital reúne diferentes segmentos que muitas vezes seria inviável de ter em uma loja física. Além de pesquisas que analisam o comportamento de compra, e a Disney percebe que o digital é muito forte para nortear a decisão de compra do consumidor.

“A Kalunga tem um nível de satisfação muito elevado, e levamos isso em consideração porque o consumidor da Disney não quer ter problema para comprar online e receber na sua casa. Estamos falando de uma festa infantil, e consideramos imprescindível estar associado a um parceiro confiável. Isso nos dá a segurança de que a Kalunga vai entregar a melhor experiência para o consumidor”.

disney festas

Leia mais:
Consumidores da geração Alpha ditam novo ritmo para as marcas

A plataforma apresenta mais de 1.100 produtos para compra, com diversas opções de artigos para decoração, velas, embalagens, balões, materiais cartonados, EVA e MDF, lembrancinhas de festas, painéis sublimados, bolos fakes.

Todos os itens disponíveis levam o selo de produto oficial e fazem parte do portfólio de grandes líderes do mercado de artigos para festas, como Regina Festas, Cromus Embalagens, Piffer Festas, Festcolor, Grinfest e Silver Festas.

O site ainda conta com dicas para reaproveitar itens festivos de diferentes maneiras, editoriais de decoração com mesas montadas e referências de DIY. Outro destaque é o Aniversário Mágico, no qual é possível criar mensagens personalizadas dos personagens Disney para os aniversariantes.

Estratégia Disney quer se diferenciar de concorrentes

Esse varejo tradicional de bairro, que vende artigos de festas, ou comprar no supermercado a velinha, o pratinho em outro lugar, comprar bexiga no outro lugar, desconstitui a experiência de ter a festa do personagem. A primeira necessidade foi trazer a solução organizada para esse consumidor, para os pais, e garantir qualidade com praticidade.

A necessidade da pandemia foi outra variável importante, por ver como era importante para o consumidor concentrar todo o mix de compras em um lugar só.

A terceira variável é a pirataria no Brasil. Ela é muito grande no segmento de artigos de festa, principalmente para acartonados, e traz uma fonte de renda para os artesãos de festa.

“O que percebemos nos últimos anos é que os cinco principais destinos de compras de produtos de festa vendem produtos não oficiais, e queremos que o consumidor passe a nos ter como referência, para comprar dentro da Kalunga o que estamos entregando”

Conheça o Mundo do CX

Mas Rinaldi confirma que muita gente usa inapropriadamente os assets e os produtos Disney para fazer artigos de decoração de festas de uma forma irregular.

“O problema é que ali a Disney não tem controle e isso também é uma forma de gerar uma experiência negativa pro consumidor, que pode causar algum tipo de dano, pode trazer algum risco pra saúde da criança, para a saúde do convidado, a experiência ela é prejudicada nesse sentido”.

“A melhor forma de combater a pirataria não é denunciar a pirataria, é criar uma solução que ofereça para o consumidor a segurança de que ele vai ter um produto regular, correto, que cumpre todas as obrigações legais, fiscais”, acredita Rinaldi.

Mas Rinaldi reconhece que a Disney Festas provavelmente não vai concorrer com quem compra no varejo regional, de bairro, “é uma proposta de valor diferente”, finaliza o executivo.



+ NOTÍCIAS
Extrato de Carbono: C6 lança balanço de pegada ambiental para clientes
O poder do áudio e da música para as marcas, segundo o Spotify

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]