Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a digitalização pode empoderar a humanidade?

Como a digitalização pode empoderar a humanidade?

Exemplo prático ocorrido nos Estados Unidos reforça a reflexão

Você já ouviu falar sobre o caminhoneiro veterano do Texas, Tiffany Heathcott? É uma história fascinante sobre a digitalização de uma mãe de sete filhos com três netos que dirige caminhões junto com o marido pelos Estados Unidos há quase dez anos. Atualmente, ela também é a primeira motorista de caminhão remota do mundo.

Quando a Einride, a empresa sueca de tecnologia de frete que fornece transporte digital, elétrico e autônomo, entrou em contato com a Tiffany com uma oferta para se tornar uma operadora de cápsulas Einride, ela quase pensou que era uma piada.

Um Einride Pod é um caminhão elétrico controlado remotamente pelos motoristas e é notável pela falta de uma cabine de motorista. É um tipo de trabalho completamente novo, um papel que nunca existiu. “As pessoas estão nervosas porque vão perder o emprego. Mas ainda vão precisar de experiência para dirigir esses veículos autônomos”, diz ela.

Em novembro do ano passado, a Einride anunciou que suas soluções de transporte estão ativas e funcionando nos Estados Unidos. Além dos óbvios benefícios econômicos e ambientais, esse tipo de transporte digital impacta claramente a forma como as pessoas trabalham.

Por exemplo, Tiffany Heathcott passou a maior parte de sua vida, inclusive dormindo, em seu caminhão. Ela estava na estrada cinco dias por semana, das terças-feiras às 2h da manhã aos domingos às 2h da manhã.
“Mal posso esperar por tudo que vai nos dar como caminhoneiros. Vou ver mais minha família e meus netos. O que mais posso pedir?”, reflete.

A Einride estima que pelo menos 40% do transporte rodoviário de carga nos EUA poderia se tornar elétrico hoje. Com clientes como Bridgestone e GE Appliances cadastrados, a empresa está comprometida em criar pelo menos 2000 novos empregos nos primeiros cinco anos de operação nos EUA. A empresa também espera que o rápido aumento do transporte elétrico e autônomo crie empregos em toda a cadeia de suprimentos, desde infraestrutura e manutenção elétrica até a construção generalizada de redes 5G.

De acordo com Einride, isso também resultará em novos tipos de trabalhos, como o papel do operador remoto de Pods, que envolve a supervisão e controle de vários Pods em tempo real por um indivíduo a partir de um local central.

Em contraste com o transporte convencional, as operações remotas serão mais seguras, envolverão horários mais regulares e proporcionarão um ambiente de trabalho mais hospitaleiro perto de casa.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A digitalização salva vidas com minas e portos inteligentes

Existem muitos outros exemplos em todos os setores em que a digitalização cria novos tipos de tarefas e melhora as condições de trabalho – tudo em que a conectividade é um facilitador fundamental.

Na indústria de mineração, que produz US$ 1,5 trilhão em materiais, cerca de 2% do produto interno bruto mundial, segundo a World Mining Data, acidentes fatais são uma ocorrência comum. Mas as inovações alimentadas por redes celulares prontas para 5G, como inspeções por drones, veículos de mineração controlados remotamente, ventilação inteligente e rastreamento de ativos (pessoas e máquinas) estão fazendo uma grande diferença para a segurança do pessoal nas minas.

De forma semelhante, a digitalização dos portos ajuda a corrigir os problemas de terminais inseguros devido a máquinas pesadas, imprecisão de dados e atividades não rastreáveis. Um porto que já está implantando tecnologias inteligentes é o porto italiano de Livorno, que agora serve como uma área experimental coberta por uma rede 5G ativa.

Leia mais: Gêmeo Digital e mapeamento tridimensional é tendência tecnológica para 2022

A rede permite que a área portuária seja clonada em um gêmeo digital, uma réplica virtual do porto e fretes de cargas em tempo real. Isso permite que os operadores portuários usem a realidade virtual inteligente (VR) e a realidade aumentada (AR) para realizar suas tarefas de maneira mais segura, produtiva e sustentável.

Aproximando a produção de casa com fábricas inteligentes

Outro exemplo de como a digitalização pode impactar positivamente o trabalho humano é a Ericsson 5G Smart Factory em Lewisville, Texas. O fato de a instalação poder ser totalmente automatizada e conectada permitiu que a Ericsson aproximasse sua produção de equipamentos de rede 5G de seus clientes nos EUA – apesar dos custos trabalhistas relativamente altos.

Com mais de 200 robôs em operação, a fábrica 5G Smart no Texas criou mais de 200 novos empregos no mercado americano. Além disso, devido à proximidade com seus clientes nos EUA, a fábrica também ajuda a Ericsson a reduzir as emissões do transporte de produtos – o que é fundamental para cumprir a meta global da Ericsson de reduzir o fornecimento aéreo de 30% para no máximo 10%.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 85 milhões de empregos devem ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas. A boa notícia é que podem surgir 97 milhões de novos cargos mais adaptados à realidade.

Isso cria uma oportunidade e responsabilidade para a sociedade: aprimorar e requalificar a força de trabalho para atender à necessidade de novos empregos que surgirão da evolução digital, pois a competência humana será sempre necessária.

Exemplo disso são os engenheiros de processo, que agora estão desempenhando um papel ainda mais proeminente na forma como se desenvolve e produz os produtos de maneiras mais inovadoras. Isso coloca uma nova ênfase na criatividade humana e na resolução de problemas, uma vez que se torna uma parte maior de muitas funções no chão de fábrica.

Portanto, não se deve ver a automação e a transformação digital como uma forma de substituir os humanos. Trata-se de trazer o melhor dos seres humanos, em colaboração com máquinas e algoritmos.

Um local de trabalho digital levará a mais tempo para diversão?

A digitalização e a automação já substituíram muitas tarefas chatas, repetitivas e perigosas. Se usadas corretamente, também podem tornar o trabalho humano mais divertido e significativo, dando espaço para inovação e solução criativa de problemas.

Também tem sido amplamente debatido se a digitalização e a automação das indústrias levarão a mais tempo de lazer – ou se esse tipo de suposição é apenas uma ilusão.

Hoje em dia, mais pessoas tendem a viver pelo lema trabalhar para viver ao invés de viver para trabalhar. Em um relatório da Ericsson, 40% dos entrevistados disseram que gostariam de um robô que trabalhasse e gerasse renda para eles, liberando seu tempo de lazer.

Mais uma vez, a história se volta para Tiffany Heathcott e o que a digitalização do setor de transporte significará para pessoas como ela. Seu novo trabalho como Operadora de Pod Einride provavelmente resultará em um aumento na produtividade, ao mesmo tempo em que aumentará drasticamente seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal – o que significa mais tempo para a família, amigos e atividades de lazer que melhorarão sua qualidade de vida.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Como a Lu do Magalu se tornou a maior influencer virtual do mundo

É o fim dos cookies. O que promete entrar no lugar deles?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]