Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Lu do Magalu se tornou a maior influencer virtual do mundo

Como a Lu do Magalu se tornou a maior influencer virtual do mundo

Criado em 2003, o avatar soma mais de 31,2 milhões de seguidores, ficando à frente de Barbie e Nobody Sausage

Quase 6 milhões de seguidores no Instagram, 15 milhões no Facebook, 1,3 milhão no Twitter, sem contar YouTube, TikTok e outras redes, somando mais de 31,2 milhões seguidores no total. São números de fazer inveja a qualquer influencer, eles só têm uma diferença: pertencem a um avatar, a Lu do Magalu.

A influencer virtual e agora rosto da Magazine Luiza foi eleita como a mais seguida do mundo pelo levantamento The Most-Followed Virtual Influencers of 2022, feito pelo site Virtual Humans. Ela está a frente de nomes clássicos, como Barbie e Minnie Mouse, e outros mais modernos, como Nobody Sausage, animação 3D de salsichas, e CB, mascote da concorrente Casas Bahia.

Segundo o levantamento, estes influencers digitais alcançam hoje três vezes mais engajamento na média do que sua versão humana. O que explica esse fenômeno?

Lu do Magalu, estratégia de marca

Criada em 2003 pelo atual CEO da Magazine Luiza, Frederico Trajano, a Lu do Magalu surgiu como um recurso para ajudar na experiência de compra do consumidor no varejo digital, que começava a despontar na época. Ainda que tenha crescido e construído uma comunidade própria, até hoje é ela a responsável por dialogar com os clientes da varejista em toda a jornada de compra e relacionamento.

O gerente sênior de redes sociais do Magalu, Pedro Alvim, atribui a relevância que a personagem alcançou a uma boa estratégia, que envolve “muito trabalho e investimentos assertivos”.

“O sucesso e a evolução da Lu caminham junto ao sucesso da própria marca do Magalu, inclusive nas redes sociais. A preocupação com a narrativa consistente, materialização dos valores e posicionamentos da marca, assim como a coragem para liderar conversas importantes na sociedade foram fundamentais para a construção da comunidade e relevância da Lu como personalidade notória e influenciadora”, explica.

Hoje, a influencer digital atua como vendedora ao falar de produtos e serviços, mas também se tornou porta-voz da marca, posicionando-se em temas que vão desde moda e cotidiano a questões sociais.

Influencer virtual é influencer versátil

Ao citar motivos porquê alguém deveria seguir a Lu do Magalu nas redes sociais, Pedro Alvim não economiza na lista: além de dicas e ofertas para aproveitar na loja varejista, a Lu mobiliza as pessoas em prol de causas importantes.

“Ela traz pautas como o empoderamento das mulheres, antirracismo e pró-LGBTQIAP+. Você também pode se deparar com ela dançando e participando de alguma trend no TikTok, jogando algum game ou fazendo a cobertura do lançamento de algum produto em algum evento importante”, diz. Tudo isso sem deixar o atendimento ágil aos clientes de lado.

A versatilidade e as grandes capacidades de adaptação estão no cerne das vantagens de ter um avatar como face de uma marca. O gerente sênior reforça que há uma atenção constante aos movimentos culturais e sociais para identificar a avaliar se a personagem deve participar ou não de tais tendências.

O que gera a decisão final, no entanto, é o quanto cada oportunidade está alinhada com a visão da marca Magalu. “A Lu vai evoluindo, como fez nas duas últimas décadas, junto com a marca, acompanhando inclusive os avanços tecnológicos e sociais”, comenta o gerente.

Fenômeno rentável

A Lu do Magalu não é só um fenômeno mundial por seu número de seguidores e sua comunidade engajada. De acordo com um levantamento do site Onebuy Tablets, a influencer virtual tem potencial de gerar US$ 16,4 milhões de receita por si só. Mais uma vez, ela se posiciona no topo da lista entre os avatares.

O alcance e a relevância acabam atraindo diversas oportunidades que, até pouco tempo atrás, só humanos poderiam conseguir. É o exemplo do feat entre a Lu do Magalu e a Anitta, em um clipe lançado para anunciar a chegada da Magalu no Rio de Janeiro; ou a revista Vogue no início deste ano, que trouxe a influencer como uma das estrelas de capa.

Lu do Magalu
Lu do Magalu é capa da Vogue de janeiro | Foto: Reprodução

Todo esse contexto faz com que a Lu do Magalu tenha sua “carreira” gerenciada nos mínimos detalhes. “Por meio do MagaluAds, vertical de advertising do grupo, nos organizamos para atender essas demandas, administrar os contratos e a carreira da Lu. Além disso, adaptamos a estratégia de criação de conteúdo de acordo com o público específico de cada plataforma, de cada contexto”, fala Pedro Alvim.

A Lu do Magalu não esquece seu aniversário

Porta-voz da marca e presente nos diversos canais de relacionamento com o cliente – desde as páginas de produto no site e aplicativo às redes sociais e contato por WhatsApp – a Lu do Magalu, mesmo sendo um personagem digital, consegue transformar a experiência do cliente mais próxima e empática. Um exemplo é que a influencer não só cumpre o papel de manter os consumidores informados de suas compras, mas está presente em datas especiais, como aniversário ou Natal, enviando mensagens individuais aos clientes.

Para o gerente sênior das redes sociais, Pedro Alvim, são ações deste tipo que ajudam a construir empatia emocional e cognitiva com as pessoas, que formam então essa comunidade engajada em torno dela e da marca.
“Ela é autêntica, inclusive na consciência de que ela é virtual. Ela brincar com isso nas narrativas, tentando mimetizar a realidade humana em diversas situações e contextos, entre outras estratégias, é o que leva à sua relevância”, arremata.

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]