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Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 20 bilhões

Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 20 bilhões

Data comercial tem potencial de movimentar o setor de varejo e serviços, e 95,9 milhões de pessoas devem ir às compras.

O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, diferentemente de muitos outros países que celebram o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro. A origem dessa data no Brasil está relacionada a uma estratégia comercial.

A história começa nos anos 1940, quando o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., foi encarregado de criar uma campanha para aumentar as vendas durante o mês de junho, então período de baixo movimento comercial. Trabalhando para a loja de departamentos Exposição Clipper, ele teve a ideia de instituir um dia especial para os casais, inspirado pelo Dia de São Valentim, que já era celebrado em outros países.

A escolha do dia 12 de junho não foi aleatória. Ela antecede o Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, que é conhecido como o santo casamenteiro. Dessa forma, havia uma conexão cultural e religiosa que poderia ajudar a popularizar a data. A primeira campanha foi lançada com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor“, incentivando os casais a trocarem presentes.

Com o tempo, a ideia se consolidou e o Dia dos Namorados se tornou uma data importante no calendário brasileiro, com significativa movimentação econômica, comparável ao Dia das Mães e ao Natal. A tradição envolve a troca de presentes, flores, chocolates, jantares românticos e outras formas de celebração entre casais.

Expectativas para a data

A estratégia deu certo, e a expectativa é que, em 2024, a data comercial movimente R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços, segundo estudo elaborado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O levantamento da CNDL e com o SPC Brasil mostrou ainda a intenção de compra para o Dia dos Namorados em 2024. De acordo com o estudo, 59% dos consumidores pretendem comprar presentes na data. Cerca de 95,9 milhões de pessoas devem ir às compras para presentear. Mas houve uma queda numérica de 3,8 milhões na estimativa deste ano comparado ao ano passado. Em média, os consumidores pretendem gastar R$ 238 com a compra de presentes. Entre os consumidores ouvidos, 41% estão casados, 26% namoram, 15% moram juntos e 8% possuem união estável.

Quem vai celebrar o Dia dos Namorados?

Comemorar o Dia dos Namorados tem suas variantes, e uma delas se refere à faixa etária do público. Segundo estudo da Ecglobal, pessoas entre 25 e 34 anos são as mais entusiasmadas com a data. Dentro desse público, 68% delas afirmam que têm certeza de que irão comemorar o Dia dos Namorados. Ao mesmo tempo, 40% dos entrevistados com 55 anos ou mais demonstram a mesma certeza. Por outro lado, 30% não possuem uma tradição específica no dia 12 de junho.

Além disso, os consumidores se dividem entre celebrar a data com produtos ou experiências (62%), apenas experiências (17%) ou apenas produtos (14%). O estudo mostrou ainda que as mulheres estão mais propensas a planejar uma variedade de experiências para o Dia dos Namorados, além de um jantar especial, em comparação com os homens. Pessoas que têm até 34 anos tendem a buscar atividades diversificadas para a data, enquanto aqueles com 35 anos ou mais preferem celebrações mais tradicionais.

Ir a um restaurante é a atividade favorita, escolhida por 70% dos entrevistados. Enquanto isso, alguns casais preferem preparar um jantar em casa (41%), fazer uma viagem (40%), realizar um passeio ao ar livre (36%), ir ao cinema (34%) e participar de shows e eventos culturais (26%). Quanto aos presentes, produtos de beleza e perfumaria lideram as preferências, tanto para mulheres (68%) quanto para homens (63%). Além disso, 79% dos entrevistados concordam que presentes personalizados, como joias com nomes gravados e objetos feitos à mão, têm um significado especial na comemoração do relacionamento.

Varejo paulista deve movimentar R$ 63,1 bilhões

As expectativas estão promissoras para o varejo paulista durante o Dia dos Namorados, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A estimativa é que, no estado, o faturamento do período pode alcançar R$ 63,1 bilhões, um aumento de R$ 1,68 bilhão em relação ao mesmo período do ano passado.

Na avaliação da Federação, esse crescimento sugere uma tendência positiva geral no consumo para a data. Segundo as estimativas, o melhor desempenho será nos comércios de bens essenciais, como farmácias e perfumarias: a previsão é de um faturamento 6,3% maior do que o mesmo período do ano passado. Essa atividade inclui alguns dos itens mais procurados para a data, como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral.

Já os supermercados devem alcançar um aumento de 3,5% nas vendas. Segundo a FecomercioSP, o setor tem apresentado uma trajetória positiva nos últimos meses e pode ser impulsionado por compras de alimentos e bebidas. Isso vai de encontro com a tendência dos consumidores que preferem comemorar em casa o Dia dos Namorados, de forma mais íntima e pessoal.

Shopping centers preparados para a data

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) projeta um crescimento de 4,2% nas vendas para o Dia dos Namorados em comparação com 2023. A expectativa é que o setor movimente cerca de R$ 4,4 bilhões entre 6 e 12 de junho de 2024. O ticket médio também deve aumentar, alcançando R$ 220,49, o que representa um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior.

Entre os produtos que devem se destacar nas compras para o público feminino estão: perfumaria e cosméticos (87%), joalheria (77%), vestuário (73%), chocolates e doces (71%), calçados (69%) e bolsas e acessórios (65%). Para o público masculino, os itens mais procurados devem ser: calçados (65%), perfumaria e cosméticos (65%), vestuário (65%), artigos esportivos (63%), relógios e acessórios (59%) e bebidas (30%).

Investimentos publicitários para o Dia dos Namorados

Um estudo recente sobre o volume de inserções e a estimativa de investimentos em publicidade durante o período do Dia dos Namorados e os 15 dias que o antecedem, abrangendo os anos de 2021, 2022 e 2023, apontou um crescimento significativo em 2023. A análise incluiu tanto a TV aberta em São Paulo quanto os canais de TV paga.

Em 2023, o número de inserções publicitárias aumentou 113% em comparação com 2022, passando de 1.457 para 3.115 inserções. O investimento financeiro também teve um salto expressivo de 230%, subindo de R$ 8,4 milhões para R$ 27,8 milhões.

No desempenho individual das marcas, a Shopee liderou em 2021 com um investimento estimado de mais de R$ 17,4 milhões, marcando o maior valor investido nos três anos analisados. Em 2022, a Renner assumiu a liderança com investimentos superiores a R$ 3,4 milhões, seguida por Havan com R$ 1,4 milhão e Jequiti com R$ 749 mil. Já em 2023, a Vivo se destacou com um investimento estimado superior a R$ 15 milhões, seguida pela Renner com mais de R$ 6,3 milhões e pela Viva Sorte com mais de R$ 1,9 milhão.

A análise do crescimento médio por inserção, baseada nas buscas pelo nome das marcas 10 minutos após suas veiculações em 2023, utilizando dados do Google Trends, destacou a Viva Sorte com um índice de 18,04, seguida pelo Pão de Açúcar com 16,11, Vivo com 12,27, Shopping Ibirapuera com 4,59 e Intimissimi com 4,09. Com base nos dados históricos e na variação dos custos com mídia offline, a expectativa para 2024 é de um aumento de pelo menos 10% nos investimentos em publicidade televisiva relacionada ao Dia dos Namorados.

Foto: Shutterstock.com.

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