O Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas pelo varejo. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Globo, 72% das pessoas pretendem presentear os parceiros neste ano.
Vale lembrar que em 2021 o faturamento do e-commerce na data foi de mais de R$ 6 bilhões e o ticket médio, de R$ 464, considerado alto pelo mercado.
Varejo precisa estar preparado
Com alta expectativa de vendas, especialistas recomendam que os lojistas se preparem com antecedência para atender a demanda e também aproveitar a oportunidade para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos.
“Como a expectativa é alta, a recomendação é estar preparado desde já para esse volume, dando sempre uma atenção especial ao atendimento. É importante monitorar o volume de registros no SAC, se antecipar aos imprevistos para oferecer soluções rápidas para o consumidor e estruturar a estratégia do negócio online”, recomenda Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.
Canais digitais serão predominantes
O especialista reforça a importância de rever as estratégias, especialmente no que se refere aos canais digitais usados. A pesquisa apontou que 31% das pessoas devem optar por comprar em marketplaces e 17% em e-commerces que vendem apenas uma marca.
De olho nos itens de desejo
Neste ano, as categorias de varejo que devem se destacar na compra dos presentes são perfumaria (24%), roupas (24%) e doces (23%). No segmento de eletrônicos, os games são a primeira opção. O vinho (31%) e cervejas artesanais ou importadas (30%) estão no topo da intenção de compra das bebidas.
Além de levar em conta o interesse do público, os lojistas devem ter em mente também que as promoções têm grande peso na conversão de vendas. No estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das respostas.
Leia mais: Como o frete pode ser uma aliado no aprimoramento do CX?
“Todos os aspectos do negócio devem ser pensados, garantindo desde questões logísticas até as condições de compra ideais. Certamente são cuidados que não apenas facilitam a conversão das vendas, mas também aumentam as chances de o cliente voltar”, pontua Eric.
O especialista ainda reforça a importância de contar com a ajuda de empresas especializadas em e-commerce e marketplaces, para não haver falhas. “Nesse sentido, contar com empresas especializadas, que geram através da tecnologia todo o suporte e ferramentas para a jornada de compra personalizada, se tornam cruciais para que esses clientes voltem sempre e tenham boas experiências”, conclui Eric.
O futuro do varejo online e as vendas por comando de voz
Especialistas já apontam que o varejo pode ser o primeiro setor interessados no voice-commerce, modalidade de vendas por comando de voz (via Alexa e Bixby, por exemplo). Um estudo norteamericano produzido pela Elastic Path, de 2020, já apontava que supermercado, beleza, saúde, livros, músicas, filmes, acessórios e roupas seriam os primeiros desbravadores em vendas por comandos de voz. Leia aqui sobre essa tendência e conheça alguns exemplos de marcas que já estão trabalhando neste modelo de vendas.
Evidente que em todas as etapas da jornada do consumidor com o varejo a tecnologia hoje é preponderante e decisiva na melhor experiência entre público e marcas. O consumidor busca personalização e agilidade e o varejo online precisa estar atento a isso. Com isso, as marcas têm a oportunidade de transacionar em datas especiais como o Dia dos Namorados de maneira a mais assertiva, auxiliando na decisão de compra. Nesse ponto, vale dar um olhada na pesquisa da Meta, sobre transformação digital no varejo, que descobriu, entre outras coisas, que 67% dos usuários querem receber ofertas personalizadas nas datas sazonais.
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