DIA é uma rede de supermercados criada na Espanha que completou 21 anos em agosto deste ano. Uma das novidades no DIA Brasil é que a rede passa agora a realizar vendas via WhatsApp.
O novo canal de atendimento do DIA Brasil começa por Belo Horizonte (MG) e em toda a rede da capital paulista. Em São Paulo, ele promete entregas em até duas horas. Pelo WhatsApp o cliente também pode agendar as entregas ou comprar online e retirar em loja.
Segundo a empresa, no momento, a rede trabalha com entregas agendadas para as capitais paulista e mineira. As opções de agendamento são calculadas usando um algoritmo e Inteligência Artificial de modo a garantir que os produtos estejam disponíveis para o cliente quando ele escolher. Já para as entregas em até 2 horas – por enquanto – estão disponíveis apenas para a cidade de São Paulo, o prazo já considera o tempo necessário para realocação de produtos, caso seja necessário.
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Central de atendimento único
De acordo o DIA Brasil, as vendas por WhatsApp são geridas em um canal de atendimento único. Segundo a empresa, isso garante uma experiência de compra prática, uniforme, ágil, intuitiva e tem total conexão com a necessidade dos clientes por maior praticidade.
A plataforma conta com ajuda de Inteligência artificial (IA) para tornar o processo de seleção, alteração ou exclusão de marcas e quantidades de cada produto prático e rápido: “como se fosse uma conversa entre amigos”, segundo o DIA Brasil.
Para o DIA Brasil, testes em WhatsApp também são importantes
Para aperfeiçoar o canal, nos primeiros 15 dias o DIA Brasil operou a ferramenta em uma espécie de soft-opening (pré-abertura), realizando mais de 12 mil vendas. No momento, o pagamento pode ser feito por cartão, à vista ou parcelado, mas a partir da segunda quinzena de agosto a plataforma também passará a aceitar Pix.
“São 21 anos de história, e agora estamos buscando caminhos para estar cada vez mais perto do nosso cliente. Então, celebrar nosso aniversário com um novo canal para estar ainda mais presente na vida do consumidor com uma experiência tão familiar quanto uma conversa de WhatsApp é um motivo de orgulho para todos nós”, comemora Marcio Barros, CEO do DIA Brasil.
O grande diferencial do modelo é a possibilidade de realizar o pedido como se estivesse fazendo uma lista ao invés de navegar por um catálogo extenso. Basta, por exemplo, o cliente digitar que deseja comprar pão, água, leite, papel higiênico e batata. Se quantidades e marcas não forem indicadas, a inteligência artificial irá oferecer uma lista com estes produtos em que é possível alterar ou mesmo excluir e acrescentar itens de forma fácil e rápida. Com esse lançamento o DIA Brasil segue na sua estratégia de estar cada dia mais próximo e trazer praticidade para clientes e parceiros.
Por que WhatsApp?
Hoje quase 60% dos brasileiros com idade entre 16 anos e 64 anos fazem compras online toda semana, mas apenas 26% deste universo já fez compras de mercado online.
Por outro lado, mais de 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp regularmente. O número equivale a pouco mais da metade da população e coloca o Brasil como o segundo país com mais usuários do aplicativo, atrás apenas da Índia, onde há 147 milhões de usuários.
Ou seja, os números da consultoria DataReportal deixam nítida a importância do WhatsApp para empresas não mais como um canal de contato, mas, uma plataforma que pretendem se aproximar ainda mais do consumidor final.
Outro dado do estudo da OmniChat, revela que as taxas de finalização de compra são mais rápidas no aplicativo do que no e-commerce tradicional, com média de 9% — podendo chegar 40% em alguns setores. No comércio eletrônico, essa mesma taxa média gira em torno de 1% a 2%.
Vale lembra também que o Brasil já conta como WhatsApp Pay, que permite transferências entre duas partes desde que possuam cartões de débito das bandeiras Visa ou Mastercard emitidos por uma dessas instituições: Itaú, Bradesco, Inter, Nubank, Mercado Pago, Banco do Brasil, Next, Sicredi ou Woop. Um serviço que pode diminuir os custos para o consumidor, já que a transação não envolve taxas de cartão de crédito, por exemplo.
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