Pesquisar
Close this search box.
/
/
Personas diferentes, jornadas diferentes: os clientes Phygital não são iguais

Personas diferentes, jornadas diferentes: os clientes Phygital não são iguais

Pesquisa da GfK identificou personas com características totalmente diferentes entre os clientes Phygital e deu dicas, durante o Conarec, de como impactá-las

Existem diferentes personas no mundo Phygital, cada uma com comportamentos, desejos e expectativas bem distintas. Para torná-las consumidoras de seus produtos, as empresas devem conseguir identificá-las e oferecer para elas jornadas que façam sentido. No painel “Construindo a Jornada do Cliente Phygital”, do CONAREC 2022, Felipe Mendes, diretor geral da GfK na América Latina, apresentou alguns dados que ajudam a diferenciar cada uma dessas personas.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

A GfK analisou mais de 222 mil jornadas com estudos trimestrais, entre 2019 e 2022, de consumidores de eletroeletrônicos. Ao final desse período, foram identificadas sete personas bastante diferentes.

Felipe Mendes escolheu explicar mais a fundo três dessas personas durante o painel: os digitally receptive, que são altamente receptivos ao meio digital (27%); os brand agnostic digitals, que estão muito mais preocupados com o produto e com o preço do que com a marca (14%); e os pragmatics, que buscam escolhas simples e racionais (10%).

O estudo demonstrou que a jornada dos consumidores altamente receptivos ao digital é a jornada da inspiração. Eles são altamente impactados por anúncios nas redes sociais e por influencers. 100% deles efetuam as compras online e não tem o hábito de acessar sites de revisão de produtos. Para essa persona, a publicidade online é o principal ponto de contato com a marca e para que ele efetive a compra, precisa ser inspirado por ela.

“Esse é um cliente que não vai ligar muito para o preço. Um consumidor inspirado compra mais e paga mais caro pelo produto”, analisou Felipe Mendes.

Ao contrário do digitally receptive, os consumidores digitais agnósticos em relação às marcas, vão ter como foco o melhor custo benefício. Eles vão acessar sites de comparação de preço e também de revisão de produtos, porque a qualidade do produto é fundamental para eles.

Na pesquisa, as pessoas enquadradas nessa persona afirmaram que compraram o mesmo produto em pelo menos três marcas diferentes antes de finalizar a compra. Ou seja, a jornada dos brand agnostic digitals é a jornada da comparação. Para eles, as redes sociais não têm grande relevância.

Por sua vez, os pragmáticos, mesmo tendo como foco a qualidade do produto, priorizam uma jornada simplificada, reduzida. Geralmente eles acessam um único site, ou loja física, para comprar o que desejam. No caso da compra no digital, eles dão preferência para sites com mais opções de produtos, para que possam ali mesmo fazer a sua escolha.

A marca não importa para eles, mas 93% dos pragmáticos se preocupam com as características dos produtos. Por isso, apesar de buscarem uma compra prática e objetiva, eles são frequentadores assíduos dos sites de revisão de produtos e se preocupam com a avaliação dos sites.

Outro dado importante sobre os pragmáticos é que 21% deles costumam substituir o produto com um ou dois anos de uso. Ou seja, eles buscam por novas tecnologias.

Conheça o Mundo do CX

Como trabalhar essas personas?

Um levantamento feito pela GfK mostra que pelo menos metade das jornadas de compra hoje são Phygital, ou seja, passam tanto pelo online quanto pelo offline. Entender que nesse universo existem personas distintas é essencial para saber trabalhá-las.

Felipe Mendes destacou que as diferenças de motivação para a compra e até de personalidade dos futuros “shoppers” se traduzem em comportamentos e atos de compra. Essas características, segundo ele, devem ser a base para as marcas definirem os pontos de contato com essa pessoa e como devem se comunicar com ela. As informações sobre a jornada que essas personas buscam são essenciais para definir o “onde” (onde encontrá-las, onde impactá-las) e o “o que” (mensagem que deve ser entregue).

O diretor da GfK na América Latina também reforçou a importância das empresas entenderem que focar na experiência online é importante, mas que digitalizar a experiência física hoje deve ser prioridade.


+ Notícias

Comportamentos e dilemas que ajudam a entender a Geração Z

Cultura do encantamento é capaz de transformar clientes em fãs da marca

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]