Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como melhorar a comunicação com o cliente no varejo?

Como melhorar a comunicação com o cliente no varejo?

Em um mundo em que as fronteiras entre físico e digital estão cada vez mais borradas, estabelecer uma estratégia phygital demanda entender o melhor dos dois mundos

Mesmo diante da crescente e intensa digitalização no mercado, há quem ainda prefira se relacionar com suas marcas preferidas através de meios mais “tradicionais” e presenciais. Lidar com perfis tão diferentes de clientes não é fácil, principalmente, para setores de grande movimentação como o varejo.

Entretanto, atrair, reter e fidelizar cada vez mais consumidores se tornou obrigatório para atender a demanda de seu público-alvo com eficácia. Algo que, com uma estratégia de comunicação inteligente que integre o físico e online, pode ser atingido com extrema assertividade e trazer muitos outros benefícios aos varejistas.

A forte ligação que muitos têm com as lojas físicas é um traço marcante na cultura brasileira, argumentando a preferência de poder tocar os itens adquiridos e conversar cara a cara com os atendentes em sua jornada. Mas, com a pandemia, a pré-disposição de muitos em migrar esse processo ao digital foi inevitável, ampliando o acesso dos usuários e permitindo que adquirissem seus produtos ou serviços desejados de forma extremamente mais simples e ágil.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

De acordo com um estudo realizado pelo Google, em 2022, como exemplo, nove em cada dez brasileiros afirmam terem mudado a maneira de consumir, passando a realizar diversas pesquisas antes de adquirir um produto na internet, ou mesmo em uma loja física. O mercado se conecta cada vez mais, expandindo as possibilidades de compra com marcas globais sem burocracias ou empecilhos, em um movimento que, inevitavelmente, leva à transformação do usuário para patamares cada vez mais digitais, velozes e dinâmicos.

Hoje, não há mais como gerenciar seu negócio apenas no físico ou digital, mas assegurar a mesma qualidade no atendimento para este consumidor 5.0, permitindo que escolham o canal de sua preferência e conduzam sua jornada sem ruídos. Por mais desafiador que possa ser para o varejo, também se mostra uma excelente oportunidade de tornar suas operações mais assertivas, com ações bem direcionadas que impactem um volume muito maior de usuários e os tornem fiéis à sua marca.

Estabelecer essa conexão entre o físico e o digital vai muito além de meras questões técnicas. Na prática, criar uma estratégia phygital significa integrar estes canais de atendimento de forma fluída e rica, oferecendo um contato personalizado às necessidades de seu cliente por meio de recursos interativos em troca de mensagens. Não faltam opções completas no mercado para essa missão – mas, de todas, a modalidade conversational commerce se destaca como uma das mais eficientes, além de ter potencial em oferecer diversos benefícios ao varejo.

Leia mais: Let’s get phygital: tecnologia e experiência unidas em todos os canais

Tecnologias devem promover personalização

Sua proposta é, justamente, garantir experiências de compra mais interativas e pessoais, utilizando canais de comunicação robustos que simplificam a condução da jornada em tempo hábil. O WhatsApp é um dos exemplos mais consolidados do mercado, sendo amplamente utilizado pelos consumidores brasileiros. Em uma pesquisa da Opinion Box, foi constatado que 80% dos usuários utilizam este aplicativo para se comunicar com suas marcas – e tende a aumentar ainda mais com a chegada do 5G e a maior velocidade de conexão.

Mas, além dele, o RCS (Rich Communication Service) está se consolidando cada vez mais como um tremendo aliado nas estratégias de comunicação para o varejo. Desenvolvido pelo Google e fortemente investido pelas operadoras nacionais, ele apresenta recursos multimídias completos embarcados para o envio de mensagens com textos, imagens, vídeos e gifs, integrando todo o processo de compras internamente.

Na prática, isso significa que os consumidores podem percorrer toda a jornada de compras no próprio RCS, navegando pelas informações dos produtos desejados e finalizando sua aquisição diretamente neste ambiente certificado, sem precisar ser redirecionado para outra página. Em termos de segurança, toda mensagem enviada irá conter a logo da companhia e um selo de autenticidade, assegurando credibilidade à marca remetente que está entrando em contato com o usuário.

Conheça o Mundo do CX

Para monitorar sua eficiência, ele também dispõe de métricas robustas que podem ser analisadas em tempo real, permitindo assim que os varejistas saibam quais clientes foram impactados e dados sobre engajamento, que mostram como aperfeiçoar o contato para uma maior conversão de vendas e satisfação dos usuários. Ao compararmos com os outros canais disponíveis no mercado, o RCS é muito mais completo, sofisticado, e menos burocrático para ambos os lados – podendo, ainda, ser até seis vezes mais barato que o WhatsApp.

Se comunicar com o cliente moderno depende destas ações integradas e robustas, dispondo de diversas opções para que este tenha o poder de escolher como e onde prefere conduzir sua própria jornada. Os varejistas têm muito a ganhar ao investir nesses recursos, fazendo uso de soluções completas, seguras para uso, e com todas as funcionalidades necessárias para garantir uma comunicação personalizada e cada vez mais próxima de seu consumidor.

*Carlos Secron é CEO da Pontaltech



+ NOTÍCIAS
Afinal, as pessoas gostam de falar com empresas no WhatsApp?
O futuro dos aplicativos de mensagens

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]