A procura do consumidor por crédito segue em ritmo de queda, mostra pesquisa da Boa Vista SCPC. Nos últimos 12 meses, até agosto, a queda foi de 9,9%. Considerando apenas agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 4%.
O recuo não é de hoje. O indicador mostra que, mês a mês, a demanda por crédito tem caído desde abril de 2014 – o que revela que o brasileiro tem ciência da situação do País e segue cada vez mais cauteloso. E não há projeções que indiquem que esse cenário pode mudar.
Para 2015, a Boa Vista SCPC acredita que uma mudança da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário que não está previsto para médio prazo.
No mês, na comparação com julho, houve queda 4,5% na demanda por crédito, sendo que a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 4,8%, enquanto para o segmento não-financeiro também houve retração, de 4,3%.
Como consequência, o varejo tem cada vez mais dificuldades de vender serviços financeiros – produtos e serviços que têm garantido uma margem maior para o setor. Além disso, com um consumidor com menos dinheiro no bolso, o varejo sofre para conseguir elevar as vendas.
Leia mais
Números que importam: veja indicadores da semana