Especialista mostra que os consumidores não são os únicos com direitos a serem respeitados.
Alguns direitos dos fornecedores, como recusar a troca do produto que não apresenta defeito, são desconhecidos por boa parte dos consumidores. Isso pode causar algumas situações constrangedoras na hora da compra.
1. Direito de 30 dias para trocar, consertar ou corrigir o produto O fornecedor tem até 30 dias para trocar ou corrigir o produto.
2. Direito de não trocar um produto O comerciante tem o direito a recusar a troca do produto quando este não apresenta nenhum defeito.
3. Não tem obrigação de fazer o preço de um produto igual a outro Se um produto está exposto sem preço a um com o preço indicado, o comerciante não é obrigado a vender os dois pelo mesmo preço.
4. Obrigação de aceitar pagamento em dinheiro O comerciante é obrigado a aceitar pagamento em moeda ou cédula, porém não tem nenhuma obrigação de aceitar cartão de crédito ou cheque.
5. Direito de cobrar couver artístico O estabelecimento comercial pode cobrar o couver artístico, quando o artista está presente e faz alguma apresentação ao vivo.
6. Direito de recusar troca em caso de mau uso O comerciante tem o direito de recusar a troca ou o cancelamento da venda quando o produto ou serviço apresenta algum defeito decorrente de mau uso.