A procura do consumidor por crédito registrou queda de 6,8% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, até agosto, o resultado é semelhante: – 6,2%, em relação aos 12 meses que antecederam o período.
Segundo o levantamento, realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na comparação com o mês de julho, houve aumento de 9,4% na demanda do consumidor por crédito, descontados os efeitos sazonais.
A pesquisa revela também que, na avaliação mensal, a procura por credito cresceu 11,4%, nas instituições financeiras, enquanto para o segmento não-financeiro a alta foi de 8,1%.
De acordo com a instituição, apesar de existir alguma melhoria de expectativas para a economia, o cenário predominante ainda é de muita incerteza para o consumidor. Fatores como o aumento dos juros e do desemprego, e rendimentos reais negativos, são apenas algumas das variáveis que geram esses resultados, e consequentemente faz com que o consumidor fique mais cauteloso.
Desta forma, segundo a entidade, a expectativa é de que a demanda por crédito continue em negativa por enquanto, alcançando níveis positivos na tendência (variação acumulada em 12 meses) somente a partir do próximo ano.