/
/
De plano em plano, a logística dá um salto

De plano em plano, a logística dá um salto

Na visão do diretor de logística do Magazine Luíza, apesar dos muitos desafios, a mobilidade brasileira nutre boas expectativas

Qual a melhor estrada para um varejo competitivo? Existem caminhos certos? As defasagens e inovações na logística brasileira são temas abordados no Brazilian Retail Week, o maior congresso do segmento da América Latina.

Para Ricardo Ruiz, Diretor de Logística do Magazine Luíza e palestrante do evento, o excesso de tempo perdido no deslocamento das entregas ainda é uma barreira, mas o executivo tem boas perspectivas para a mobilidade no Brasil. A rede varejista é uma das maiores no país e conta, atualmente, com 730 lojas e nove centros de distribuição.

Em entrevista ao portal NOVAREJO para o aquecimento dos temas abordados pelo BRWeek, Ruiz abordou as questões que rondam o universo em que prazos e problemas logísticos são paralelos que precisam se encontrar.

NOVAREJO: Quais são os principais desafios de logística no Brasil?

Ricardo Ruiz: A falta de um parque de transportadores profissionalizados, equipados e devidamente capacitados para prestar um serviço eficiente e de qualidade; excesso de tempo perdido nos deslocamentos em função das incertezas do sistema viário; dificuldades de acesso em certas regiões nas áreas urbanas (especialmente por questões de segurança).
 
NV: Aliar os prazos de entrega aos problemas de mobilidade das cidades, no Brasil, é um problema? Qual é o ponto de partida para este planejamento? 

Ricardo Ruiz: Sim. O ponto de partida é desenvolver uma inteligência operacional de transportes que monitore constantemente as dificuldades e particularidades de cada localidade no nível de cidade, estado, país e realimente um bom sistema de planejamento de rotas e alocação de capacidade de transporte. Adicionalmente, a visibilidade do nível de serviço (especialmente prazo), que é possível em cada localidade deve ser de conhecimento de todos os agentes envolvidos na cadeia de abastecimento, incluindo o receptor final.
 
NV: Numa comparação mundial, o quanto os problemas físicos de infraestrutura brasileiros influenciam no desempenho das entregas da empresa? O consumidor tem conhecimento dessa situação?

Ricardo Ruiz: É um pouco difícil de quantificar esta diferença, mas traçando um paralelo com o que se observa nos Estados Unidos, por exemplo, consegue-se ter prazos em média ao menos 40% melhores, mas isto varia bastante com a distância da localidade a ser atendida do ponto de abastecimento mais próximo.
O consumidor brasileiro, no geral, sabe que há dificuldades em realizar entregas aqui, mas, por vezes, não tem conhecimento sobre uma base comparativa com outro mercado para comparar.
 
NV: É importante manter uma relação transparente com o consumidor no que se refere aos impasses de logística para garantir a fidelidade do público? Como é a resposta do consumidor com relação a isso?

Ricardo Ruiz: Sim, extremamente importante. Em geral, o consumidor reage positivamente quando é informado a tempo sobre ocorrências eventuais na operação de entrega e também percebe que a empresa está tomando medidas para mitigar ao máximo os impactos.
 
NV: Para você, temos perspectivas para as melhorias em nossa logística? O que traz, ou poderia trazer, potencial para este processo?

Ricardo Ruiz: As perspectivas para a logística brasileira são positivas, ou seja, estão sendo tomadas várias medidas em diversas frentes e não acho que há retrocesso ou estagnação. Ao mesmo tempo, vejo que, no plano diretor para a logística do país em vigor, ainda faltam elementos para torná-lo completo. Por exemplo, um plano para renovação da frota de veículos para os pequenos e médios transportadores, um plano consistente de profissionalização do setor e uma cobrança maior na esfera municipal por medidas que aprimorem o sistema viário e a mobilidade.  

* O BRWeek acontece nos dias 29 e 30 de julho. Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Leia mais:

O que fomenta o empreendedorismo no varejo?

Omnichannel: excelência em todos os canais?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]