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Netshoes reposiciona marca para atender novas demandas do consumidor

Netshoes reposiciona marca para atender novas demandas do consumidor

Reposicionamento após a pandemia reforça compromisso com tecnologia, conforto e estilo ao fortalecer relação com o cliente e ampliar presença digital.

Há 24 anos no mercado, a Netshoes procura estar na vanguarda das tendências de mercado e, na última terça-feira, 18 de junho, anunciou seu reposicionamento de marca com o objetivo de estar mais próxima das demandas do consumidor. Conhecida por seus artigos esportivos, a companhia notou que, após a pandemia de Covid-19, houve uma mudança no comportamento das pessoas e as roupas esportivas deixaram de ser destinadas apenas à prática de esporte. Depois do período pandêmico, os looks confortáveis passaram ocupar também o dia a dia, e até mesmo os ambientes de trabalho. Dessa forma, a Netshoes aposta no slogan “esporte, ritmo e estilo” para marcar seu novo posicionamento.

“Foram duas mudanças principais: na primeira, é que as pessoas passaram a se cuidar mais e buscar um estilo de vida mais saudável; na segunda, passaram a buscar itens que trouxessem a tecnologia e o conforto do produto esportivo”, explica Graciela Kumruian, CEO da Netshoes. “As buscas por vestuários esportivos nesse período (a pandemia) cresceram 73%. As pessoas experimentaram isso enquanto estavam em casa e quiseram levar no pós-pandemia. As mulheres passaram a usar o tênis para compor o seu look. Essa nova tendência, da categoria Sports Style, tem muito a ver com o estilo esportivo, que vemos hoje em todo lugar”.

A elaboração do novo reposicionamento da Netshoes levou 20 meses. Nesse período, a empresa reuniu diversos parceiros, além de contar com um time de pesquisa e desenvolvimento para entender a percepção do consumidor sobre o esporte e sobre a marca. A partir dos dados, foi criada uma estratégia sobre qual seria a melhor maneira de ampliar e estreitar a proximidade com o público final. Para isso, além do investimento tecnológico, para proporcionar a melhor experiência de atendimento e compra online ao consumidor, a companhia tem estabelecido uma série de parcerias estratégicas como, por exemplo, o patrocínio das transmissões esportivas pela Sportv, em ano de Olímpiadas, a Netshoes Run, que são corridas de rua para incentivar a prática esportiva por meio de uma modalidade que considera democrática.

“Temos visto, cada vez mais, as marcas de moda se associando com as marcas de esporte, ou vice-versa”, pontua Rafael Montalvão, diretor de marketing da Netshoes. “Essa junção é muito por conta do movimento do consumidor em busca de produtos que tenham mais conforto, estilo, e, principalmente, tecnologia. Isso fez com que conseguíssemos construir essa nova fase, que inclui um logotipo mais moderno, compatível com a era digital, além de um slogan que fica mais próximo do cliente, no ritmo dele”.

24 anos de história da Netshoes

Em suas mais de duas décadas de história, após ter iniciado como uma loja, em um estacionamento de shopping, a Netshoes tem passado por constantes inovações, de acordo com a CEO da companhia. Entre 2011 e 2015, a marca passou por uma expansão geográfica, alcançando o México e a Argentina. Já entre 2016 e 2019, houve o fortalecimento do e-commerce e, com isso, a monetização de tráfego. Em 2019 aconteceu a grande virada com a incorporação da companhia pelo Grupo Magalu, que proporcionou um expressivo ganho de market share. Essas iniciativas fizeram com que a marca se tornasse Top Of Mind na categoria esporte e lazer, e seu aplicativo (app) se tornou o mais baixado dentro do segmento, com cerca de 40 mil pessoas navegando diariamente na plataforma.

Graciela Kumruian, CEO da Netshoes.

Hoje, o aplicativo tem 83 milhões de visitas ao mês, sendo quase um bilhão por ano. Além disso, no ranking geral do país, o app da Netshoes é o décimo mais baixado, chegando ao sexto lugar durante a Black Friday. Nas redes sociais, são 21 milhões de fãs, com 7 milhões de clientes ativos e um NPS (Net Promoter Score) nota 8. Além disso, a marca tem estado presente em grandes eventos, como a Eurocopa, a Copa América, e as Olimpíadas.

Após sua consolidação no comércio online, a Netshoes expandiu suas estratégias e passou, por exemplo, a patrocinar grandes times de futebol, como o Santos de Neymar. Acabou também lançando sua marca própria, a Zattini e estabeleceu parceria com o Itaú por meio do N Card.

“Nós nunca nos acomodamos, e nem ficamos estacionados, mesmo tendo nascido em um estacionamento. Movimento é algo que sempre esteve conosco. Essa obsessão de prover a melhor experiência de compra para o consumidor é que nos faz estar em constante evolução, movimento, aprimoramento, justamente para nos adaptar a novos contextos, realidades e comportamentos. Os resultados estão aqui: R$ 4 bilhões de vendas totais no ano passado, com R$ 60 milhões de lucro”, pontua Graciela.

Segundo Graciela, por ser uma plataforma multimarca e multicategoria, a Netshoes oferece diversidade e facilidade para o consumidor brasileiro, que valoriza liberdade, autenticidade e praticidade na hora de comprar.

“Em 2024, não tenho dúvida: sendo o nosso ano, o ano do esporte, a Netshoes vai continuar entregando resultados consistentes, trazendo vocês junto conosco, e com nossos parceiros para entrar nesse novo ciclo rentável e sustentável, levando uma experiência muito superior ao nosso consumidor”, finaliza.

Fotos: André Ligeiro

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