Em meio ao anúncio recente da redução do endividamento das dívidas de curto prazo, a Magalu firma parceria com a chinesa AliExpress, marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group, adotando a estratégia de coopetição. A parceria ocorre em meio há um momento delicado para o varejo sobre a discussão da taxação das compras internacionais e a pressão do varejo brasileiro sob gigantes chinesas, como Shein, Shopee, Temu e a própria Aliexpress.
Na prática, a parceria entre as empresas prevê que a venda produtos umas das outras em suas plataformas. Ou seja, o AliExpress passará a vender itens da sua linha Choice, serviço de compras premium que oferece uma curadoria de produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega, nos canais digitais do Magalu. O Magalu, por sua vez, oferecerá produtos de estoque próprio (1P) na plataforma brasileira do AliExpress.
Complementaridade e CX
“A inclusão de milhares de produtos do AliExpress na nossa plataforma acelera nossa estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra, além de impulsionar a nossa operação cross border“, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Já a oferta de nosso 1P no AliExpress vai fortalecer as vendas e consolidar a absoluta liderança nas categorias que são tradicionais da companhia. Há uma complementaridade total de sortimento, sem sobreposição”.
A parceria indica que o Magalu poderá vender produtos de linha branca e eletrodomésticos na plataforma chinesa. Além disso, terá a possibilidade de comercializar artigos que não são foco da companhia hoje, como itens de informática, roupas e produtos para bebês.
Magalu e AliExpress iniciaram as conversas no final do ano de 2023 e, de acordo com a Magazine Luiza, a parceria deve entrar em operação no terceiro trimestre deste ano, ou seja, a partir de setembro de 2024. Essa é a primeira vez que o AliExpress vende itens em uma plataforma terceira no mundo, e que o Magalu assume o papel de seller em outro marketplace.
A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade. “A inclusão dos itens do Magalu no nosso catálogo garante maior complementariedade de sortimento, além de impulsionar a experiência do cliente“, comenta Kai Li, CEO Latam do AliExpress.
Remessa Conforme
Os itens seguem as regras do Remessa Conforme, programa instituído em 2023 pelo Governo Federal que garante a entrega de produtos internacionais de acordo com as especificações acordadas, visando assegurar a precisão e a satisfação do cliente. No site e aplicativo, os produtos do AliExpress serão destacados em um “Mundo” específico, assim como acontece com determinadas marcas e categorias. Além disso, poderão ser oferecidos pelos vendedores das mais de 1.250 lojas físicas do Magalu espalhadas por todo o Brasil.