Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cultura e IA são tendências para mercado de trabalho em 2020, indica Glassdoor

Cultura e IA são tendências para mercado de trabalho em 2020, indica Glassdoor

Segundo pesquisa do Glassdoor, estamos caminhando para uma era onde a cultura organizacional estará no centro do trabalho — com as IAs sentadas ao lado

Inovações tecnológicas andam lado a lado com as profissões. Enquanto muitas pessoas temem que robôs estejam roubando nossos empregos, outras analisam como eles somarão às profissões.

O Glassdoor (antigo Love Mondays) publicou um relatório com as principais tendências para o mercado de trabalho em 2020 e além — e as inteligências de máquina, claro, estão lá.

Ainda que o cenário de mudanças aceleradas cause pânico em alguns profissionais, o estudo mostra que essa variabilidade pode ser benéfica para empresas. Há novos campos e especializações despontando no horizonte, e mais recursos e empregos estão sendo gerados.

“Estamos vivendo uma revolução no campo da tecnologia em Recursos Humanos. A inteligência artificial passou de um sonho especulativo para um conjunto crescente de aplicativos de RH acessíveis e fáceis de usar.”

Andrew Chamberlain, economista-chefe do Glassdoor, para relatório

Tendências para o mercado de trabalho em 2020 e além, segundo Glassdoor

1. Inteligência artificial não é ameaça: é aliada

O ano de 2019 foi uma grande área de testes para as capacidades das inteligências artificiais. Muitos sistemas independentes começaram a ser implementados em gestão, para ajudar com feedback, organização e monitoramentos. Desta forma, gerentes ficam disponíveis para focar em conteúdos que exigem muito mais atenção, como mentorias e estratégias.

trabalho
(Foto: Unsplash)

2. Cultura importa. E importa mais que tudo

Segundo o Glassdoor, o profissional de 2020 tende a buscar mais por empresas com cultura organizacional que por altos salários — mas desde que elas coloquem em prática o que pregam.

As estatísticas comprovam que locais de trabalho baseados em cultura estão ligados a diversas melhorias: resultados financeiros, inovação, atração de talentos, comportamento ético, satisfação de clientes e mais.

Funcionários estão cada vez mais exigindo transparência e responsabilidade social nas corporações, portanto, alimentar uma ideia de “culture-first” (cultura em primeiro lugar) é mais importante que tudo.

trabalho
(Foto: Freepik)

3. Recrutadores priorizam inclusão e diversidade

Para 64% dos trabalhadores entrevistados, suas empresas estão investindo mais em diversidade e inclusão que nos anos anteriores. Em 2020, as empresas levam adiante a missão de construir equipes diversificadas.

Consequentemente, fundadores devem investir mais em ajuda especializada para liderar essas iniciativas. Líderes de Diversidade seguem populares dentro de grandes corporações, e devem começar a despontar, também, em pequenas e médias empresas.

trabalho
(Foto: Shutterstock)

4. Gen Z entra no mercado de trabalho, mas Boomers não saem

Por mais que Millennials pareçam dominantes no mercado de trabalho, a força de trabalho que mais cresce são os Baby Boomers. Segundo o estudo, pessoas com 65 anos ou mais estão mais saudáveis e vivendo mais, logo, estão mais dispostas a continuarem trabalhando mesmo na idade da aposentadoria. 

A dificuldade para se aposentar, bem como a existência de empregos fisicamente menos exigentes, também são fatores que justificam estas estatísticas.

trabalho
(Foto: Unsplash)

5. Mais digital, menos burocracia

Uma tendência que já está presente há tempos, e deve se tornar primária dentro da nova década, será a contratação por meio digital.

O relatório aponta que as empresas estão simplificando suas seleções através da experiência mobile. Sistemas de contratação mais ágeis diminuem o risco de perda de bons candidatos, que são desestimulados por burocracias endurecidas, prolixidade ou sites pouco responsivos.

trabalho
(Foto: Unsplash)

Robotização: o trabalho humano ainda tem espaço?

Millennials priorizam qualidade de vida no trabalho, diz estudo

Se os robôs tomarem os postos de trabalho, quem vai comprar do varejo?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]