/
/
Cresce a procura do consumidor por crédito

Cresce a procura do consumidor por crédito

De acordo com a Serasa Experian, houve um ligeiro aumento na comparação de indicadores entre os três primeiros meses deste ano e o primeiro trimestre de 2016. Veja

A procura do consumidor por crédito fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de apenas 0,8% na comparação o mesmo período do ano passado. É o que mostra Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. No entanto, o dado da entidade mostra um aumento ainda maior no comparativo mês a mês de 2017.
De acordo com a entidade, a busca por crédito subiu 20,7% na comparação entre os meses de março e fevereiro deste ano. Já no comparativo entre março deste ano e do ano passado, a demanda do cliente por crédito cresceu 6,1%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito no comparativo entre os primeiros três meses de 2017 e 2016 mostra um consumidor ainda bastante cauteloso quanto à expansão do seu nível de endividamento, principalmente por causa do quadro ainda adverso em relação do nível de emprego.

Efeito carnaval

Sobre o forte crescimento de 20,7% entre março e fevereiro deste ano, a entidade entende que isso tem relação com o chamado “efeito-calendário”, ou, em outras palavras, o feriado de carnaval. O mês de fevereiro contemplou apenas 18 dias útil contra 23 dias de março. Ajustando-se pela quantidade de dias úteis, a demanda do consumidor por crédito teria recuado 5,6% em março contra fevereiro.

Empréstimo por renda

A Serasa analisou a busca por crédito a partir da renda. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a procura do consumidor por crédito caiu 1% para quem recebe entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês; recuou 1,7% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais; e se retraiu 1,4% para os que recebem mais de R$ 10.000 por mês.
Já nas rendas mais baixas, as oscilações positivas na procura do consumidor por crédito no primeiro trimestre de 2017 foram: 2,3% para a faixa de renda de até R$ 500 mensais; 1,9% para o consumidor com renda entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês e 0,3% para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês.

E empréstimo por região

A entidade, por fim, analisou a procura nas cinco regiões do país. No primeiro trimestre de 2017, a demanda do consumidor por crédito recuou em três regiões na comparação com o mesmo período do ano passado: Sudeste (-0,2%), Centro-Oeste (-2,4%) e Norte (-0,8%). Por outro lado, houve expansões da demanda do consumidor por crédito no Nordeste (3,8%) e no Sul (2,9%).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]